Independência – Assuntos de Família #ThinkCheckpoint

Este guia foi elaborado para que os colaborados da PwC e seus familiares imediatos leiam em conjunto. Aqui você encontrará as orientações a melhor forma de abordar as questões sobre Independência Pessoal.

Quebrando os 3 principais mitos sobre a Independência Pessoal 

Divulgue apenas o relacionamento/investimento financeiro, não o valor

Você não precisa divulgar o valor do seu investimento financeiro, apenas indicar qual é o produto investido e em qual instituição financeira vcoê possui seus  relacionamento.

“Tenho um fundo com o Santander."

“Tenho R$ 20.000,00 no meu Fundo com o Santander.”


A Independência Pessoal é relevante para todos os membros da PwC:

Todos -os colaboradores da  PwC e seus familiares imediatos (cônjuges e dependentes financeiros) precisam ser financeiramente independentes dos clientes de auditoria da PwC.

Todos os funcionários da PwC e seus familiares imediatos são requisitados a divulgar seus investimentos financeiros.

O profissional da PwC não está realizando um projeto de  auditoria, portanto, não deve divulgar nenhuma informaçãofinanceira.


Todos os investimentos e empréstimos precisam ser divulgados:

Todos os investimentos (incluindo criptomoedas e tokens, bem como investimentos feitos em aplicativos de investimento) e empréstimos (incluindo o limite de cheque especial e financiamento imobiliário) precisam ser -informados e registrados no Checkpoint (ferramenta de Independência Pessoal da PwC).

Seu checklist do Checkpoint 

Checkpoint é o sistema para registrar os investimentos financeiros e empréstimos (incluindo limite de cheque especial e financiamento imobiliário) dos profissionais da PwC para garantir que eles estão em conformidade com as regras de independência da Firma.

Para facilitar o entendimento do que é precisoser registrado no Checkpoint,elaboramos um checklist cujo objetivo é ajudá-lo a entender o que é preciso fazer com relação aos registros no Checkpoint.

Você só precisa informar ao profissional da PwC em qual -produto o investimento está alocado,  bem como os empréstimos (inclusive cheque especial e financiamento imobiliário), não é necessário informar  valores destes relacionamentos.

Tipos mais comuns de investimentos financeiros e de relacionamentos/acordos com instituições financeiras (exemplos não extensivos) :

  • Ações e quotas
  • Fundos de investimentos, incluindo os imobiliários
  • Plataformas de investimento/contas de corretagem
  • Planos privados de aposentadoria (e os fundos onde o plano investe)
  • Criptomoedas (por exemplo, Bitcoin, crypto.com)
  • LCI/LCA
  • CRI/CRA
  • COE
  • Debêntures

Se você foi nomeado procurador, administrador ou controla investimentos sob uma procuração ativa, também precisará identificar quaisquer investimentos financeiros que você controla nessas funções. Se você for apenas o beneficiário de um fundo fiduciário ou de patrimônio, precisará apenas identificar os investimentos financeiros materiais.

  • Ações, quotas e fundos de investimento (incluindo fundos  investimento imobiliários)
  • Debêntures, títulos (“Bonds”) ou outros instrumentos de dívida corporativa  
  • Criptomoedas, (por exemplo, Binance Coins, Ripple)
  • Participação acionária para se tornar membro, com ações para fazer parte de uma associação
  • Fundos mantidos em plano de pensão como benefício do empregador
  • Todos os investimentos financeiros sob seu controle como executor, administrador ou que possua procuração , e quaisquer investimentos financeiros materiais mantidos apenas como beneficiário de um fundo ou espólio.

Lembre-se do seguinte:


Garanta que seu familiar imediato sempre pesquise a permissibilidade de novos investimentos e empréstimos (pre-cleared) antes de adquiri-los.

Garanta que eles registrem novas aquisições ou alienações completas dentro de 14 dias da transação.

Após esse prazo é considerado uma violação de independência.

Nunca invista em provedores que oferecem plataformas "Faça por mim", por exemplo, Nutmeg, Wealthify, Moneyfarm.

Você deve ser capaz de ter controle dos investimentos financeiros individuais que possui. Peça ao seu familiar imediato para entrar em contato com a equipe de Independência se você investiu em tais plataformas.

Mantenha seu portfólio atualizado e peça ao profissional da PwC para revisar regularmente o Checkpoint (evite presumir que nada mudou).

Eles serão solicitados a confirmar se seu portfólio está atualizado e preciso. A prática recomendada é trimestral, bem como na Confirmação Anual de Cumprimento.

Lembre-se de que o funcionário da PwC tem um especialista em Independência para apoiá-lo, consulte-o se houver dúvidas.

Sabemos que este não é um processo fácil, e a equipe está aqui para te ajudar a acertar.

Navegar com sucesso pela Independência Pessoal se resume a ajudar uns aos outros. 

Manter-se informado sobre as atividades financeiras um do outro evita complicações regulatórias e possíveis perdas por ter que vender ações não permitidas. Ter uma conversa trimestral sobre os relacionamentos financeiros manterá todos seguros. 

Se um de vocês ou ambos forem investidores ativos, considere marcar check-ins financeiros frequentes ou fazer de seus investimentos uma discussão regular na hora do jantar. 

O que o funcionário da PwC precisa saber:
Todos os seus investimentos financeiros atuais e futuros, empréstimos e outros, conforme mostrado anteriormente no checklist deste pacote. 

O que seu familiar imediato precisa saber:
Por ser um funcionário da PwC, você e seu familiar imediato devem permanecer financeiramente independentes dos clientes da firma. É sua responsabilidade como funcionário da PwC relatar seus investimentos financeiros e empréstimos e os de seus familiares imediatos em nosso sistema Checkpoint.

Estamos aqui para apoiar os familiares imediatos e a você a permanecerem independentes.

Contatos

Jacqueline Dilinskir

Gerente sênior, responsável por independência pessoal de sócios, PwC Brasil

Raquel Popadiuk

Gerente, responsável por independência pessoal de diretores e gerentes, PwC Brasil

Amanda Brogine

Analista sênior, responsável por independência pessoal de seniores e assistentes, PwC Brasil

Vinícius Rego

Sócio e responsável por Independência (PRI), PwC Brasil

Siga a PwC Brasil nas redes sociais