Apesar da imprevisibilidade dos últimos anos, pelo menos algo permaneceu inalterado: executivos, consumidores e funcionários concordam que a confiança nos negócios é imperativa. Para a maioria das empresas, no entanto, conseguir estabelecer essa relação não é tão fácil. Nossa Trust Survey 2023 revelou que lacunas de confiança, principalmente com os consumidores, continuam a atormentar muitas empresas.
Devido ao seu impacto na experiência do cliente e do funcionário, a importância da confiança não deve ser negligenciada – especialmente quando 91% dos executivos de negócios concordam (50%, fortemente) que sua capacidade de construir e manter a confiança melhora os resultados. É uma meta difícil de alcançar, mas saber o que seus stakeholders querem pode ajudar a chegar lá. Para os CFOs, olhar para as estruturas salariais talvez seja um caminho: ser pago adequadamente foi uma ação de construção de confiança citada como “muito importante” por 80% dos funcionários que responderam à pesquisa.
Diante da instabilidade prolongada do mercado, os CFOs continuam a priorizar a construção de modelos preditivos e o fortalecimento das capacidades de análise de cenários, para avaliar o impacto do ambiente de negócios volátil em seus resultados. E, no entanto, apesar de ter que lidar com inflação alta e aumento das taxas de juros ao mesmo tempo, os CFOs continuam otimistas. Eles acreditam que podem reforçar a resiliência da empresa e continuar a perseguir metas de crescimento de longo prazo.
Os CFOs devem preparar suas empresas para cenários de risco potencialmente complexos, incluindo recessão iminente, inflação, agitação geopolítica e aumento das vulnerabilidades de segurança cibernética. Ao adotar um planejamento de cenários mais ágil e baseado em dados, eles podem modelar os possíveis impactos dos riscos de mercado. Os CFOs também têm a oportunidade de desempenhar um papel ativo para aprimorar a condução dos negócios ao promover a colaboração e parceria entre as funções e posicionar melhor a empresa para responder a novas leis e crescentes regulamentações.
O crescimento em tempos menos prósperos é possível, mas os CFOs provavelmente serão muito mais seletivos em relação aos gastos, recorrendo a planejamento e modelagem de cenários avançados para fundamentar as decisões estratégicas de capital. Muitos CFOs dizem que equilibraram os aumentos de preços com a demanda de longo prazo dos clientes, ajustando suas estratégias de remuneração e até mesmo investindo em contratações seletivas e estratégicas. Atividades de fusões e aquisições podem ser outra opção, mas é fundamental calibrar variáveis, como possíveis riscos associados a recursos e cadeias de suprimentos em seus modelos de avaliação ao analisar possíveis vantagens.
Apesar dos ventos econômicos contrários, os líderes financeiros não estão perdendo de vista suas metas de crescimento de longo prazo. Mas com uma margem de erro mais apertada, é fundamental investir de forma mais seletiva para atingir metas de longo prazo. Os CFOs podem trabalhar em estreita colaboração com seus colegas da alta administração para ajustar orçamentos e revisar modelos de preços.
As questões ambientais, sociais e de governança (ESG) continuam a dominar a lista de prioridades dos líderes empresariais. Muitos CFOs estão concentrando seus esforços ESG na coleta dos dados certos e na criação de métricas e estruturas de relatórios consistentes para se preparar para as novas regras de divulgação da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC, na sigla em inglês).
Ao moldar políticas, procedimentos e controles para a coleta de dados climáticos, os CFOs podem estabelecer critérios mais rigorosos para ajudar a empresa a obter relatórios ESG com grau de investimento e começar a integrar os ecossistemas de relatórios financeiros e não financeiros. Os líderes financeiros também podem avaliar como suas empresas podem avançar nos esforços de descarbonização.
Os CFOs estão bem posicionados para ajudar suas organizações a tomar medidas em relação às metas de sustentabilidade corporativa, aproveitar os benefícios e cumprir os requisitos de divulgação. Os líderes financeiros podem determinar quais sistemas e processos devem ser implantados, quais dados devem ser coletados e analisados e quais stakeholders devem ser envolvidos.
Diante de tantos fatores de disrupção, empresas de todos os setores estão tomando decisões estratégicas para permanecerem competitivas no mercado e manterem seus funcionários. Digitização, padronização e automação serão essenciais à medida que as empresas forem se concentrando em solucionar problemas de seus clientes de formas inovadoras e duradouras. Muitos CFOs estão investindo em tecnologias como nuvem e análise de dados para impulsionar o crescimento, mas elas também precisam de pessoas que disponham de um conjunto de habilidades especializadas. As habilidades analíticas de uma equipe financeira e a capacidade de obter rapidamente insights de dados financeiros são tão importantes quanto as ferramentas digitais para fundamentar decisões estratégicas.
Os CFOs podem conduzir a padronização e a digitização de processos de negócios na função financeira e para além dela. A transformação digital corporativa precisa de análises de dados avançadas, aplicativos de inteligência artificial e tecnologia de nuvem, a espinha dorsal das ferramentas financeiras avançadas. Os líderes financeiros podem planejar os custos dos ativos digitais, assim como os de upskilling e mentoria digital nesse cenário em que as funções das pessoas se combinam com a tecnologia.
Grande parte dos CFOs cita a atração e retenção de talentos como um sério risco –mais do que seus pares da alta administração. Isso não é surpresa considerando que os líderes financeiros estão lidando com um ambiente complexo e em constante mudança, que exige de suas organizações mais insights para impulsionar decisões rápidas e o valor da empresa.
Diante da escassez de talentos financeiros, é grande a demanda por quem dispõe de um conjunto amplo de habilidades – e as tecnologias necessárias para lidar com elas – principalmente análise e previsão de dados. Ter a combinação certa de capacidades em sua equipe pode ajudar os CFOs a impulsionar metas de crescimento, realizar análises e planejamento de cenários mais precisos e aumentar a eficiência e a eficácia da empresa.
Os CFOs reconhecem que os modelos de negócios mudaram radicalmente e, com eles, o papel da função financeira. Apesar dos ventos econômicos contrários e da disponibilidade restrita de mão de obra especializada, os CFOs podem investir em qualificação direcionada ou mesmo em contratação seletiva para aprofundar os recursos financeiros em modelagem, análise e planejamento de cenários. À medida que os impulsionadores da demanda se tornam mais voláteis, os CFOs estratégicos podem posicionar o departamento financeiro como um parceiro de negócios hábil, capaz de trabalhar em sintonia com outras funções de negócios.
A confiança é a nova moeda de negócio para os CFOs e influencia a lealdade e as decisões de compra dos clientes, assim como a retenção de funcionários. Mas não é algo garantido. Os CFOs de hoje precisam conquistar a confiança de seus stakeholders para entregar resultados melhores e sustentáveis – e conduzir tanto questões de negócios como sociais.
Quando a liderança sênior se alinha em torno das principais prioridades de seus clientes e funcionários, ela pode ajudar a organização como um todo a se concentrar nas iniciativas de confiança mais importantes. Os CFOs também têm uma oportunidade única de amarrar a responsabilidade fiscal à transparência, além de aprimorar a capacidade de suas organizações gerenciarem os riscos cibernéticos.
Quando se trata de transformar confiança em ação, os CFOs se veem na interseção entre propósito e prática. Esforços de toda a empresa – sobretudo em relação a transparência, contabilidade e insights de relatórios – estão agora no campo de responsabilidade do CFO. Ao mesmo tempo, áreas como segurança cibernética e privacidade de dados precisam de financiamento para possibilitar ações preventivas.