27ª Pesquisa Anual Global de CEOs

A visão dos CEOs no Brasil e no mundo sobre a IA generativa

Ainda mais preocupados com a viabilidade e a resiliência de suas empresas no longo prazo do que no ano passado, os CEOs no Brasil e no mundo já dão passos importantes para reinventar seus negócios e garantir a prosperidade. Esse é um dos destaques da 27a Global CEO Survey, realizada com mais de 4,7 mil líderes empresariais em todo o mundo, incluindo o Brasil.

Diante da magnitude das transformações iminentes em diversas áreas, os líderes sabem que suas abordagens precisam ser mais ousadas hoje e no futuro.

A inteligência artificial (IA) generativa se mostra quase pronta para revolucionar modelos de negócio, redesenhar processos de trabalho e reformular indústrias inteiras. Cerca de um terço dos CEOs no Brasil e no mundo já adotaram a IA generativa e mudaram sua estratégia de tecnologia por causa dela. 

De modo geral, os CEOs preveem muitos impactos positivos da IA generativa nos negócios no curto prazo. Entre eles, aplicações que impulsionam as receitas, tanto em razão da melhoria da qualidade dos produtos e do fortalecimento da confiança do consumidor quanto pelo aumento da eficiência operacional.

Em âmbito social, os efeitos da IA generativa ainda são incertos. É provável que parte dos benefícios de eficiência seja alcançada com a redução do número de funcionários, pelo menos no curto prazo: 31% dos CEOs no Brasil e 25% no mundo esperam reduzir o número de funcionários em no mínimo 5% em 2024 por causa da IA generativa.

No entanto, as empresas que estão fazendo reduções de pessoal para capturar eficiências em algumas áreas já podem estar compensando esses cortes com contratações em outras, à medida que novas oportunidades de crescimento e receitas se tornam mais claras.

Baixe o arquivo e conheça mais resultados da 27ª Global CEO Survey sobre como líderes empresariais no Brasil e no mundo percebem a IA generativa e planejam lidar com o impacto emergente dessa tecnologia.

1/3 dos CEOs no Brasil e no mundo aproximadamente já adotaram a IA generativa e mudaram sua estratégia de tecnologia por causa dela.

Contatos

Denise  Pinheiro

Denise Pinheiro

Sócia líder de Transformação Digital & Inteligência Artificial, PwC Brasil

Tel: 4004 8000

Luis Ruivo

Luis Ruivo

Sócio Líder de Consultoria de Tecnologia e Transformação de Negócios, PwC Brasil

Tel: 4004 8000

Siga a PwC Brasil nas redes sociais