O amanhã em suas mãos: a agenda dos líderes brasileiros
A nova edição da nossa pesquisa revela que, um ano após o início da pandemia, executivos do Brasil e do mundo estão otimistas em relação à economia e aos resultados de suas empresas nos próximos 12 meses.
Saiba maisRealizada em janeiro e fevereiro de 2021, a 24ª Pesquisa Anual Global de CEOs da PwC teve participação recorde de executivos brasileiros: a maior da história da pesquisa e a oitava maior do mundo.
Nossa pesquisa explora as visões de 5.050 líderes executivos em todo o mundo sobre o modo como eles estão reinventando suas empresas para mitigar os efeitos de disrupções globais – como o impacto da Covid-19 – e garantir um crescimento sustentável. Ao todo, 85% dos CEOs brasileiros e 76% dos globais acreditam que a economia global vai ter um desempenho melhor em 2021. É um nível recorde de otimismo desde quando começamos a realizar o levantamento e uma reversão marcante em relação ao ano anterior.
A incerteza sobre política tributária, com 56% das menções, preocupa mais do que pandemias e outras crises sanitárias no Brasil (54%). O temor em relação ao excesso de regulação caiu da 4ª para a 10ª posição no ranking. Movimento semelhante foi registrado pela preocupação com a falta de infraestrutura básica, que pulou do 5º para o 16º lugar. Já ameaças cibernéticas (42%), mudanças climáticas (35%), “misinformation” (34%), declínio.
“Após um ano de tragédia humana e grandes dificuldades econômicas, é encorajador ver que as pessoas responsáveis pela tomada de decisões de investimento e por contratações de pessoal estão se sentindo cautelosamente otimistas em relação ao ano à frente.”