PwC Debate | 5G

Ultrarrápida e onipresente – A tecnologia 5G vai mudar o seu mundo.

Ao criar as bases de uma banda larga ultrarrápida e onipresente, o 5G abre possibilidades muito além do alcance das tecnologias móveis anteriores: sua velocidade de conexão, sua menor latência e sua capacidade de conectar um número muito maior de dispositivos prometem um futuro não só mais conectado, mas também mais produtivo e sustentável.


O potencial econômico do 5G

Os novos níveis de conectividade e colaboração do 5G ampliam e aprofundam os insights que as empresas obtêm por meio de suas tecnologias conectadas. Oportunidades de crescimento surgirão. Novos e disruptivos modelos de negócios também.

Ao permitir novos usos e modelos de negócios, a tecnologia passa a ser um dos principais meios para criação  de valor para empresas, colaboradores e consumidores, gerando crescimentos relevantes nas economias global e locais.

Em nosso estudo The global economic impact of 5G , estimamos que essa tecnologia deve adicionar US$ 1,3 trilhão ao PIB global até 2030. Somente no setor de Saúde, por exemplo, o impacto poderá ser de US$ 530 bilhões, mas Consumo e Mídia, Produção Industrial, Transporte e Serviços Financeiros também são segmentos com grandes oportunidades.

Como aproveitar o potencial

O impacto potencial da tecnologia em todos os setores é enorme mas, para aproveitar a oportunidade, as organizações precisarão de uma abordagem estratégica, apoiada em uma visão clara dos usos que podem gerar mais valor no médio e longo prazos.

Isso vale para os três principais stakeholders que moldam o uso futuro do 5G:

  • Empresas
  • Governos
  • Sociedade

O 5G é uma tecnologia transformacional, potencializada quando combinada com outras tecnologias. Inteligência artificial (IA), realidade estendida (XR), e dge computing e Internet das Coisas (IoT) permitirão que empresas, governo e sociedade usufruam ao máximo todos os benefícios desses outros avanços tecnológicos.

Para as empresas

O imperativo é incluir o 5G não só nos planos tecnológicos, mas também na estratégia. Líderes precisarão fazer um balanço de seus modelos, processos e sistemas , além de avaliar como o 5G pode trazer melhorias e oportunidades, muitas ainda não vislumbradas. Eles também precisarão colaborar de perto com parceiros em uma ampla variedade de setores, como por exemplo os de Tecnologia, Varejo e Serviços Financeiros, e utilizar o 5G para potencializar outras tecnologias , como IA e IoT.

Alguns setores possuem planos relevantes de geração de valor com o 5G, e há grandes expectativas de evoluções significativas em gestão em tempo real de custos e consequentemente redução de perdas, mais eficiência e produtividade na utilização dos recursos, além de disrupção de negócios em determinadas situações.

  • Agronegócio –  Mapeamento eficiente de lavouras e identificação de problemas com ajuda de drones conectados à rede 5G; integração de novas soluções de IoT da colheita à distribuição para manutenção da qualidade e serviços; monitoramento de sistemas e de máquinas de forma remota; integração das cadeias logísticas para redução de custos; e maior capacitação de pessoas no campo, por meio de programas de upskilling.
  • Saúde –   Maior velocidade e confiabilidade na troca de informações entre profissionais de hospitais, postos de saúde e clínicas, bem como no contato com o paciente; segurança na transmissão de dados nas operação de robôs integrados à rede 5G; aplicação de IA a sensores 5G para desencadear ações automáticas; e eficiência nos serviços de telemedicina, ampliando a produtividade e análises especializadas.
  • Energia –  Redução de custos nas fases de transmissão e distribuição de energia por meio de smart grids, que melhoram o monitoramento do consumo, a capacidade de armazenamento e a detecção de falhas no sistema; integração de ambientes de massa crítica, como usinas nucleares e fazendas solares, para redução de riscos e ameaças cibernéticas; sofisticação de mecanismos para evitar a interrupção do serviço em smart cities; melhorias nos meios de pagamento e em canais de comunicação com os consumidores.
  • Serviços financeiros – Experiências virtuais mais relevantes, com a minimização de canais físicos e assessoria realizada por robôs para dispositivos integrados à inteligência artificial; transmissões financeiras mais rápidas, seguras e transparentes em todo o ecossistema; redução de prejuízos com fraudes por meio de uso de reconhecimento facial e outros sistemas de identificação; e uso de drones para inspecionar e agilizar a gestão de sinistros de propriedades e objetos segurados.
  • Consumo – Possibilidade de oferecer ao consumidor um mundo de sensações e emoções digitais ainda mais próximo do mundo físico; ampliação sem precedentes do mercado e das experiências do e commerce, metaverso e demais ambientes no ecossistema do varejo, oferecendo mais interatividade e agilidade nos processos de decisão sobre o que escolher, como escolher, onde comprar, como comprar, como e quanto pagar; multiplicação das oportunidades de publicidade e vendas baseadas em contexto (localização, acesso a conteúdos e outros comportamentos do consumidor ); expansão de formatos de venda que operem sem intervenção humana, como a oferta de produtos em geladeiras inteligentes (IoT); maior controle de estoques e redução de custos logísticos; aumento do potencial de transações comerciais via live commerce.

Para governos

A chave é considerar o 5G uma infraestrutura fundamental da sociedade: uma plataforma que, ao fornecer banda larga onipresente e ultrarrápida, impulsionará a competitividade da economia nacional e a capacidade de desenvolver novas e mais modernas indústrias e tecnologias. Os formuladores de políticas devem fomentar investimentos em 5G o mais rápido possível.

Para a sociedade

O 5G tem o potencial de reduzir o abismo digital no Brasil, mas políticas públicas e privadas precisam abranger os demais pilares deste problema, uma vez que o futuro do 5G depende da capacitação digital e da qualificação profissional para que seja possível explorar plenamente as oportunidades que a tecnologia oferece em termos de educação, exercício da cidadania e inserção no mercado de trabalho.

Reflexões

A adoção do 5G deve incluir os seguintes passos:

  • Repensar o futuro para adotar novos modelos de negócios e casos de uso. Com o 5G, as empresas devem reavaliar sua forma de operar, reconsiderando ofertas de produtos, abordagens de entrada no mercado e os setores e locais em que operam. Além de ser uma tecnologia poderosa por si só, o 5G pode reunir e turbinar outras tecnologias como IA, XR, data analytics e edge computing (que permite o processamento de dados local e em tempo real, gerando insights ainda mais imediatos).

Todas essas tecnologias funcionam melhor e agregam mais valor quando aplicadas em combinação com o 5G, ajudando as empresas a criar uma espécie de “pêndulo tecnológico”, cujo potencial será ainda maior nos próximos anos. No lado das telecomunicações, essa reformulação fará com que as empresas reinventem seus sistemas de apoio aos negócios e às operações para se tornarem mais flexíveis, ágeis e conectadas

  • Colaborar e fazer parcerias. Como destacamos em Making 5G pay , o 5G abre caminho para uma ampla gama de modelos de negócios e receita alimentados por relacionamentos colaborativos entre operadoras de telecom e parceiros de outros setores.
  • Fornecer informações transparentes sobre a criação de valor. Ao prestar informações de forma clara e aberta sobre sua estratégia 5G e como ela gera valor econômico e social, as empresas poderão abrir novas oportunidades, construir confiança e melhorar seu acesso ao capital.
  • Reformular o entendimento e os sistemas de proteção de dados. O aumento exponencial do volume e da velocidade de transferência de dados implica na necessidade de revisar e inovar nos sistemas de cibersegurança, para garantir que eles também ganhem agilidade e protejam adequadamente as informações das empresas e usuários.

Contatos

Marco Castro

Marco Castro

Sócio-Presidente, PwC Brasil

Tel: +55 (11) 99008 6612

Durval  Portela

Durval Portela

Sócio e líder de Consultoria Tributária, PwC Brasil

Tel: 4004 8000

Hercules  Maimone

Hercules Maimone

Sócio e líder de Consultoria, PwC Brasil

Tel: 4004 8000

Fabio Cajazeira

Fabio Cajazeira

Sócio e líder de Auditoria, Governança, Riscos e Compliance, PwC Brasil

Tel: 4004 8000

Siga a PwC Brasil nas redes sociais