Ao criar as bases de uma banda larga ultrarrápida e onipresente, o 5G abre possibilidades muito além do alcance das tecnologias móveis anteriores: sua velocidade de conexão, sua menor latência e sua capacidade de conectar um número muito maior de dispositivos prometem um futuro não só mais conectado, mas também mais produtivo e sustentável.
Os novos níveis de conectividade e colaboração do 5G ampliam e aprofundam os insights que as empresas obtêm por meio de suas tecnologias conectadas. Oportunidades de crescimento surgirão. Novos e disruptivos modelos de negócios também.
Ao permitir novos usos e modelos de negócios, a tecnologia passa a ser um dos principais meios para criação de valor para empresas, colaboradores e consumidores, gerando crescimentos relevantes nas economias global e locais.
Em nosso estudo The global economic impact of 5G , estimamos que essa tecnologia deve adicionar US$ 1,3 trilhão ao PIB global até 2030. Somente no setor de Saúde, por exemplo, o impacto poderá ser de US$ 530 bilhões, mas Consumo e Mídia, Produção Industrial, Transporte e Serviços Financeiros também são segmentos com grandes oportunidades.
O impacto potencial da tecnologia em todos os setores é enorme mas, para aproveitar a oportunidade, as organizações precisarão de uma abordagem estratégica, apoiada em uma visão clara dos usos que podem gerar mais valor no médio e longo prazos.
Isso vale para os três principais stakeholders que moldam o uso futuro do 5G:
O 5G é uma tecnologia transformacional, potencializada quando combinada com outras tecnologias. Inteligência artificial (IA), realidade estendida (XR), e dge computing e Internet das Coisas (IoT) permitirão que empresas, governo e sociedade usufruam ao máximo todos os benefícios desses outros avanços tecnológicos.
O imperativo é incluir o 5G não só nos planos tecnológicos, mas também na estratégia. Líderes precisarão fazer um balanço de seus modelos, processos e sistemas , além de avaliar como o 5G pode trazer melhorias e oportunidades, muitas ainda não vislumbradas. Eles também precisarão colaborar de perto com parceiros em uma ampla variedade de setores, como por exemplo os de Tecnologia, Varejo e Serviços Financeiros, e utilizar o 5G para potencializar outras tecnologias , como IA e IoT.
Alguns setores possuem planos relevantes de geração de valor com o 5G, e há grandes expectativas de evoluções significativas em gestão em tempo real de custos e consequentemente redução de perdas, mais eficiência e produtividade na utilização dos recursos, além de disrupção de negócios em determinadas situações.
A chave é considerar o 5G uma infraestrutura fundamental da sociedade: uma plataforma que, ao fornecer banda larga onipresente e ultrarrápida, impulsionará a competitividade da economia nacional e a capacidade de desenvolver novas e mais modernas indústrias e tecnologias. Os formuladores de políticas devem fomentar investimentos em 5G o mais rápido possível.
O 5G tem o potencial de reduzir o abismo digital no Brasil, mas políticas públicas e privadas precisam abranger os demais pilares deste problema, uma vez que o futuro do 5G depende da capacitação digital e da qualificação profissional para que seja possível explorar plenamente as oportunidades que a tecnologia oferece em termos de educação, exercício da cidadania e inserção no mercado de trabalho.
A adoção do 5G deve incluir os seguintes passos:
Todas essas tecnologias funcionam melhor e agregam mais valor quando aplicadas em combinação com o 5G, ajudando as empresas a criar uma espécie de “pêndulo tecnológico”, cujo potencial será ainda maior nos próximos anos. No lado das telecomunicações, essa reformulação fará com que as empresas reinventem seus sistemas de apoio aos negócios e às operações para se tornarem mais flexíveis, ágeis e conectadas
Sócio e líder de Auditoria, Governança, Riscos e Compliance, PwC Brasil
Tel: 4004 8000