Quase uma década se passou desde que a PwC identificou cinco megatendências, que caracterizamos como profundas e impactantes, de alcance global e efeito de longo prazo. Megatendências capazes de afetar a todos no planeta e reconfigurar nosso mundo por muitos anos. Agora está claro que as megatendências transformaram nosso mundo ainda mais rápido do que prevíamos. Em grande parte, isso se deve à interação entre elas, que turbinou tanto a velocidade quanto a disseminação da mudança.
À medida que foram se desdobrando, as megatendências também evoluíram. O modo como se manifestam hoje mudou em comparação com dez anos atrás.
Reavaliamos as megatendências para entender como elas mudaram, que futuro podem criar em 2030 e quais questões elas apresentarão à humanidade.
Blair Sheppard, líder Global de Estratégia e Liderança da PwC, discute o sistema de megatendências:
“Há uma década, muitas pessoas pensavam que havia tempo para lidar com as megatendências de forma tranquila. Mas ficou claro que isso está longe de ser verdade. As megatendências estão se manifestando como um trem desgovernado e criam um número maior de crises, cada vez mais agudas, ano após ano. Há um potencial ilimitado se a humanidade se unir para enfrentar as megatendências, mas devemos agir agora.”
Enquanto a humanidade tenta descobrir maneiras de reduzir as emissões de carbono, os níveis de gases de efeito estufa na atmosfera pioram, as temperaturas globais sobem e os eventos climáticos extremos se tornam mais frequentes e severos.
Implicações para as pessoas:
Implicações para as organizações:
Implicações para os países:
Tecnologias transformadoras mudam a forma como como nos relacionamos com o mundo e como entendemos a humanidade. Elas permitem criar um valor imenso, mas as consequências nefastas são – e serão cada vez mais – difíceis de mitigar.
Implicações para as pessoas:
Implicações para as organizações:
Implicações para os países:
A média de idade em todos os países do mundo está aumentando,* mas a taxas desiguais e partindo de uma posição inicial diferente. Essa mudança demográfica está levando ao colapso dos sistemas sociais de alguns países e à falta de trabalhadores em áreas críticas. Enquanto isso, outros países enfrentam um aumento alarmante do desemprego e subemprego, o que enfraquece as economias, devido à emigração de cidadãos, e pressiona as redes de segurança social.
Implicações para os indivíduos:
Implicações para as organizações:
Implicações para os países:
*Fonte: Nações Unidas, Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais, Divisão de População (2019). Perspectivas da População Mundial 2019
O mundo está se fragmentando e se torna cada vez mais multinodal à medida que mais países competem por influência. O resto do planeta se alinha em torno deles, enquanto alguns outros agem como desestabilizadores. As nações se voltam cada vez mais para dentro, priorizando sua resiliência e seu território.
Implicações para os indivíduos:
Implicações para as organizações:
Implicações para os países:
Uma enorme pressão – resultante da polarização social e econômica, disrupção, mudança demográfica e erosão da confiança – leva a um aumento dos distúrbios sociais. (Veja o framework ADAPT )
Implicações para os indivíduos:
Implicações para as organizações:
Implicações para os países:
As cinco megatendências já mudaram e continuarão a mudar o mundo por muitos anos. Cada uma delas envolve questões existenciais e tem o potencial de levar a humanidade a um ponto de inflexão. É a interação entre essas megatendências, porém, que torna seu enfrentamento especialmente difícil. Cada megatendência exacerba os desafios sociais que o mundo enfrenta. Ao mesmo tempo, a magnitude dos desafios sociais dificulta a união da sociedade para lutar contra os efeitos negativos das mudanças climáticas, da disrupção tecnológica, das mudanças demográficas e de um mundo fragmentado.
© 2019 - 2025 PwC. Neste documento, “PwC” refere-se à PricewaterhouseCoopers Brasil Ltda., firma membro do network da PricewaterhouseCoopers, ou conforme o contexto sugerir, ao próprio network. Cada firma membro da rede PwC constitui uma pessoa jurídica separada e independente. Para mais detalhes acerca do network PwC, acesse: www.pwc.com/structure.