Automação inteligente

Um mundo digital em constante mudança

A Automação inteligente (AI) e a Inteligência artificial (IA) estão inaugurando a quarta revolução industrial ou a segunda era das máquinas, provocando disrupção e criando novos modelos de negócios. Para prosperar na revolução digital, é preciso equilibrar três fatores: compreensão do negócio, inovação tecnológica e insight humano.

Como construir uma empresa inteligente

Automação inteligente é a sobreposição de automação e tecnologias inteligentes para permitir que as organizações aproveitem as tecnologias para transformar a maneira como trabalham e fornecem seus serviços. A Automação Inteligente traz benefícios transformacionais profundos e implicações organizacionais que requerem sólida excelência operacional e mudanças organizacionais robustas.

Automação Robótica de Processos (RPA)

A automação Robótica de Processos (RPA, na sigla em inglês) faz interface com os aplicativos existentes e automatiza grande volume de tarefas repetitivas. A RPA transforma a maneira como as empresas lidam com processos manuais, liberando empregados para atuar em atividades centradas no cliente e de valor agregado. Esse é o primeiro passo crítico para gerar dados e capacidade operacionais que antes não existiam.

Inteligência aumentada

Inteligência artificial (IA) e algoritmos sofisticados de aprendizado de máquina estão hoje na base de muitas tecnologias e aplicativos que conhecemos. No entanto, o potencial impacto dessas tecnologias cognitivas em um ambiente B2B ainda não foi totalmente concretizado. Ao utilizar os recursos da IA, as organizações podem ampliar seus processos mais relevantes conduzidos por humanos, como manipulação de dados, gerenciamento de exceções e melhoria contínua de processamento direto (STP), criando valor em todas as áreas do negócio.


Inteligência de conversação

Interfaces de conversação inteligentes são a maneira mais simples das empresas interagirem com dispositivos, serviços, clientes, fornecedores e empregados em qualquer lugar. Isso pode ser feito com a adoção de agentes virtuais ou chatbots para usar com empregados e em interações externas B2B/B2C, consultas e atividades de suporte.

Criação de valor e decisões em tempo real

Explora o valor dos dados para obter insights mais profundos que permitam tomar decisão em tempo real ao longo de toda a cadeia de valor. Para fazer isso, as soluções de automação inteligente devem se concentrar na estratégia de longo prazo e nos direcionadores de valor.


 

Caminho a seguir: quatro perguntas a serem feitas para obter o máximo de Automação Inteligente + Automação

A empresa inteligente é uma oportunidade única no mercado para impulsionar mudanças geracionais e digitais relacionadas aos imperativos tecnológicos, operacionais e de negócio das organizações. Uma empresa inteligente de sucesso é aquela que trata a automação como algo que vai além da tecnologia e percebe seu impacto em todas as áreas da empresa – nas pessoas, na cultura e nos processos. Reformule seu discurso sobre automação com estas quatro perguntas:

Processos de negócio

Entendemos nossos processos de negócio e pontos críticos?

Embora seja fácil avançar rumo à tecnologia, muitas vezes essa é a última peça do quebra-cabeça. Uma vez identificadas as áreas problemáticas, pode-se determinar a abordagem: você quer fazer pequenos sprints de automação para tratar áreas distintas? Ou deseja repensar o processo para combinar trabalho humano e digital da melhor maneira? O objetivo final é sempre o mesmo: poder contar com os pontos fortes das pessoas e das máquinas.

Força de trabalho

As pessoas e a cultura estão no centro de nossa estratégia?

Automação Inteligente e automação vão impactar o modo como sua empresa imagina o futuro do trabalho e a força de trabalho. A jornada para se tornar uma empresa inteligente mudará substancialmente a forma como seu pessoal trabalha, afetando aspectos de cultura, mentalidade, desenho de cargos e governança. 

Governança

Nossos esforços serão sustentados por uma sólida governança?

Expectativas irrealistas e falta de escala são os dois principais desafios que precisam ser gerenciados de forma adequada durante a jornada de transformação. Para superar esses desafios, as organizações precisam desenvolver um modelo sustentável de risco e governança.

Tecnologia

Como nosso ecossistema de tecnologia está evoluindo para atender aos nossos objetivos?

A implementação de novas tecnologias não é o fim da jornada da organização para se tornar uma empresa inteligente. Essas ferramentas tecnológicas por si só não proporcionarão ganhos revolucionários. Selecionar a combinação certa de tecnologias é a forma como a inteligência se une à automação e como as organizações podem otimizar continuamente os processos de negócio.

Como podemos ajudar

Nossa abordagem holística de digitização de ponta a ponta visa alcançar coerência estratégica entre pessoas, processos e tecnologia. Baseados nesse princípio, em nossas várias perspectivas e em nossa experiência, podemos ajudar nossos clientes em sua jornada para se tornarem empresas inteligentes.

Processos e soluções automatizadas para a área de RH

Monitoramento de processos, transações críticas e situações não usuais por meio indicadores de riscos (KRIs)

Como a automação inteligente pode acelerar o processo de evolução da auditoria interna

Produtividade, qualidade e consistência nos testes de SOx da área de administração

Como identificar comportamentos não usuais no seu processo por meio de análises avançadas e interativas

Como acelerar a identificação, a qualificação e o desenvolvimento de automações

Automação inteligente e integrada às iniciativas de transformação digital

Automação no lugar certo para potencializar a função de finanças do futuro

Transformação inteligente da sua função fiscal, além do compliance tributário

< Back

< Back
[+] Read More

 

 

Contatos

Denise  Pinheiro

Denise Pinheiro

Sócia, PwC Brasil

Tel: 4004 8000

Marcelo Nacif

Marcelo Nacif

Sócio, PwC Brasil

Tel: 4004 8000

Carlos Pedral

Carlos Pedral

Sócio, PwC Brasil

Tel: 4004 8000

Luiz  Ponzoni

Luiz Ponzoni

Sócio, PwC Brasil

Tel: +55 (11) 98426 4630

Siga a PwC Brasil nas redes sociais