Metade do PIB global é gerado atualmente por 300 grandes metrópoles. E a importância das cidades para a economia mundial só tende a crescer: a cada semana, 1,5 milhão de pessoas se somam à população urbana. Isso exige que as cidades inovem e diversifiquem suas atividades para competir pela atração de turistas, negócios, talentos e investimentos.
Mas não só de competição vivem esses centros. O espírito de colaboração também é essencial. As cidades do amanhã devem buscar um entendimento comum sobre seu papel regional, nacional e global, e, contando com o apoio dos cidadãos, por meio do uso da tecnologia de comunicações, elaborar políticas públicas colaborativas e complementares às de outras cidades e regiões, que tenham como base uma estratégia comum de desenvolvimento sustentável. Isso pode ser traduzir em universidades, hospitais e outros tipos de infraestrutura que sejam partilhados por diferentes centros urbanos.
Lidar com os desafios das mudanças demográficas e da urbanização acelerada é uma tarefa cada vez mais complexa para as cidades. Ela exige uma abordagem apurada e a capacidade de antecipar novas tendências e expectativas dos cidadãos, para fazer as cidades funcionarem melhor e criarem oportunidades para as futuras gerações.
© 2019 - 2025 PwC. Neste documento, “PwC” refere-se à PricewaterhouseCoopers Brasil Ltda., firma membro do network da PricewaterhouseCoopers, ou conforme o contexto sugerir, ao próprio network. Cada firma membro da rede PwC constitui uma pessoa jurídica separada e independente. Para mais detalhes acerca do network PwC, acesse: www.pwc.com/structure.