Por Luciano Sampaio*
O termo Compliance vem se impondo e transformando a rotina de empresas de diversos ramos. No entanto, ele significa muito mais do que “estar em conformidade” ou agir de acordo com as normas. Embora ainda muito atrelado à necessidade do cumprimento de leis e regulamentações, o Compliance está mais alinhado a estratégias, propósito e valores de uma empresa. Mais que um custo, ele precisa ser visto como uma oportunidade de gerar confiança.
Um Compliance ineficiente pode afetar a saúde da empresa e gerar problemas como incidentes que afetam significativamente a reputação de uma organização ou a capacidade de fazer negócios. Cada vez mais as relações empresariais exigem transparência e esse fator pode ser decisivo para o sucesso de um empreendimento. Além disso, processos manuais, ineficientes ou menos eficazes podem afetar negativamente a experiência do cliente, custos e até mesmo a cultura da empresa.
Para funcionar, o Compliance precisa ser uma prioridade, estar alinhado com as estratégias do negócio e estar centrado no ser humano. É preciso saber o porquê de se fazer e se certificar de que a equipe entende isso. Há casos demonstrando que processos de Compliance aumentaram o engajamento da equipe e que houve uma diminuição das violações internas.
Obviamente uma mudança de mentalidade não pode ser alcançada da noite para o dia. Manter um comportamento consistente começa com a construção dos valores da organização em todos os estágios do processo. É preciso ressaltar ainda que o Compliance está em toda parte. Reforçar que todos estão alinhados com a estratégia, propósito e valores gerais ajuda a construir uma confiança consistente e uma ótima experiência do cliente e da equipe.
Para ser bem-sucedido nesse empreendimento, a tecnologia precisa e deve ser uma aliada no processo. É preciso lembrar que prevenir as falhas de Compliance é sempre mais eficaz do que detectar, investigar e corrigi-las.
* Luciano Sampaio é sócio da PwC Brasil e líder na Região Nordeste
© 2019 - 2025 PwC. Neste documento, “PwC” refere-se à PricewaterhouseCoopers Brasil Ltda., firma membro do network da PricewaterhouseCoopers, ou conforme o contexto sugerir, ao próprio network. Cada firma membro da rede PwC constitui uma pessoa jurídica separada e independente. Para mais detalhes acerca do network PwC, acesse: www.pwc.com/structure.