Plano Net Zero 2030

Nossa jornada para zerar nossas emissões líquidas de carbono

As mudanças climáticas e seus efeitos adversos sobre o meio ambiente, a sociedade e a economia estão entre as preocupações e os problemas mais urgentes que o mundo enfrenta atualmente. Intensificadas pelo aquecimento global, as mudanças climáticas têm aumentado a incidência de eventos climáticos extremos, provocando chuvas volumosas, secas prolongadas, elevação do nível do mar, perda da cobertura de gelo nos pólos e acidificação dos oceanos. Essas ocorrências têm afetado de forma mais evidente a sociedade e a economia nas últimas décadas, com efeitos severos, como na produção agrícola e na geração de energia de origem hidráulica, ambas afetadas por estiagens severas antes não registradas.

Em 2020, assumimos o compromisso global de nos tornarmos uma firma Net Zero até 2030, definindo metas ambiciosas de redução de emissões diretas e indiretas de gases de efeito estufa (GEE), que provocam o aquecimento global. Nossas metas se apoiam em bases científicas e foram validadas pela Science Based Targets Initiative (SBTi) em julho de 2021.


A mudança climática é uma realidade e precisamos agir.

Sobre nosso plano

O Plano Net Zero 2030 é uma iniciativa estratégica da PwC Brasil baseada em seis pilares de ação para alcançar as metas de redução de emissão de GEE assumidas pela firma. Ele abrange todos os nossos escritórios espalhados pelo Brasil.

Mensuração e divulgação
Dar transparência sobre as emissões e metas atingidas, por meio da elaboração do inventário corporativo de emissões de GEE em cada ano fiscal.

Redução absoluta das emissões diretas
Reduzir as emissões absolutas de GEE dos escopos 1 e 2 em 50% até o ano fiscal 2030 – usando como ano-base o ano fiscal 2019.

Transição para uma matriz energética renovável
Migrar para uma matriz energética 100% renovável em nossos escritórios até o ano fiscal 2025.

Gerenciamento dos impactos de viagens de negócio
Reduzir em 50% as emissões absolutas do escopo 3 geradas por viagens de negócios até o ano fiscal 2030 – usando como ano-base o ano fiscal 2019.

Engajamento dos fornecedores
Ter 50% dos fornecedores, por potencial de emissão, com metas de redução baseadas na ciência até o ano fiscal 2025.

Neutralização das emissões
Compensar nossas emissões não evitadas por meio de apoio a projetos ambientais que geram créditos de carbono de alta qualidade, transitando nosso portfólio de projetos de compensação para 100% de remoções de carbono a partir do ano fiscal 2023.

Em 2024, já reduzimos as nossas emissões de escopo 1 e 2 em 75% e tivemos redução de 61% das emissões de escopo 3 vinculadas às viagens corporativas. Todas as emissões foram comparadas ao nosso ano-base (2019).

Nossos números 

Elaboramos anualmente nosso inventário corporativo de emissões de gases de efeito estufa com base na metodologia GHG Protocol, considerando especificidades que refletem a realidade da empresa. A transparência de nosso desempenho climático é parte do nosso compromisso Net Zero que assumimos com nossos clientes, fornecedores e a sociedade. 

O gráfico abaixo mostra o histórico de nossas emissões ao longo dos anos fiscais da PwC Brasil, tendo como o ano-base de 2019. É possível observar que continuamos alcançando nossas metas de curto prazo tanto para o escopo 1 e 2 como para o escopo 3, em que mantemos as nossas emissões abaixo da linha de base.

Nossas ações 

Embora parte das metas de curto prazo já tenham sido alcançadas no último ano fiscal, a PwC Brasil reforça seu compromisso em continuar melhorando seus indicadores e sua performance ambiental. Dessa forma, continuamos alocando esforços e recursos para anualmente assegurar o cumprimento das nossas metas. Abaixo, é possível consultar algumas de nossas ações.

Escopo 1 e 2 - Eficiência energética e uso de energia renovável 

Desde 2022, iniciamos a mudança de nossos escritórios para edifícios com certificação LEED, que já representam 42% de toda área ocupada pelos nossos escritórios no Brasil. Esse movimento reflete uma redução de cerca de 22% no consumo de eletricidade e, somado a nossa estratégia de aquisição de certificados de energia renovável (I-REC) que concede rastreabilidade a nossa matriz energética 100% renovável, alcançamos a redução de 75% de nossas emissões somadas de escopo 1 e 2, ao compará-la com o ano fiscal 2019.   

Escopo 3 - Viagens corporativas 

O alcance de metas ambiciosas de redução de emissão e o compromisso em tornar-se uma organização net zero, tem motivado ainda mais a transformação digital da PwC. Aqui no Brasil, adotamos permanentemente um modelo pautado no trabalho remoto regido pela nossa política interna sem comprometer a qualidade dos nossos serviços, proporcionando uma melhor qualidade de vida e bem-estar aos nossos profissionais e reduzindo significativamente em 61% as emissões associadas às viagens corporativas.

Engajamento da nossa cadeia de valor 

A PwC Brasil entende que a mudança do clima é um desafio de todas as pessoas e requer o engajamento tanto de organizações públicas e privadas, bem como da sociedade civil. Desse modo, buscamos inspirar e incentivar nossa cadeia de valor por meio de comunicações, ações internas e externas, fomentando a cultura à uma economia de baixo carbono.  

Nosso Plano Net Zero 2030 é balizado por uma estratégia para descarbonização e engajamento da nossa cadeia de fornecedores, com o objetivo de engajá-los a terem metas de redução baseadas na ciência e adotarem boas práticas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Pacto Global. 

Como empresa signatária do Movimento Ambição Net Zero e associada às ações de engajamento do Pacto Global, também buscamos impulsionar publicamente a agenda ambiental e de clima junto aos nossos stakeholders.

Apoio a projetos focados no equilíbrio climático e ambiental 

Alinhada ao Plano Net Zero 2030, a PwC tem como compromisso neutralizar 100% de suas emissões não evitadas por meio de projetos ambientais que geram créditos de carbono de alta qualidade, os quais serão migrados para projetos de remoção de carbono até 2030. Nos últimos anos, a PwC Brasil tem apoiado projetos que visam à conservação de milhares de hectares de florestas tropicais e que promovem benefícios às comunidades locais no Brasil e em outras localidades. 

Em 2022, a PwC se juntou ao LEAF, uma coalizão internacional de organizações públicas e privadas, com o objetivo de apoiar projetos de redução de desmatamento em florestas tropicais e subtropicais ao redor do mundo. Como apoiador e participante da LEAF, a PwC busca inspirar e engajar para que sua cadeia de valor também considere em suas estratégias climáticas o apoio a projetos ambientais que reduzam o desmatamento e traga benefícios às comunidades locais destes projetos, alinhando-se aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável do Pacto Global. Em 2024, assumimos o compromisso em apoiar dois projetos REDD+. 

  • Manoa REDD+: projeto de conservação de 1,35 milhão de hectares de Floresta Amazônica com alto endemismo no estado de Rondônia no Brasil; e
  • Ghana JREDD+: projeto jurisdicional de conservação de 497 mil hectares de floresta tropical em Gana, um país localizado na África Ocidental.

Contatos

Leandro Ardito

Leandro Ardito

Sócio e líder de Sustentabilidade Corporativa e Net Zero, PwC Brasil

Tel: 4004 8000

Siga a PwC Brasil nas redes sociais