Lei do Bem no setor de saúde

Lei do Bem no setor de saúde
  • Dezembro 10, 2024

Investimentos em pesquisa e desenvolvimento tecnológico que impulsionam melhorias incrementais, produtividade e competitividade no mercado

Em meio à disrupção tecnológica, menos de 1% das empresas de saúde aproveitam os benefícios da Lei do Bem, que fomenta a inovação e garante maior segurança às companhias que se posicionam para a transformação digital do setor.  

Os dados são do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), apurados em 2022, e revelam que, enquanto mais de 48 mil empresas de outros setores aproveitavam a legislação, apenas 69 empresas da indústria farmacêutica são beneficiadas.

O setor de saúde não sai ileso da crescente preocupação com os avanços digitais, que vêm moldando o crescimento de tecnologias como big data, analytics e, principalmente, a inteligência artificial (IA).  

O crescimento e o medo de mudanças andam lado a lado, mas iniciativas como a Lei do Bem chegam para melhorar a eficiência do setor, criando novas oportunidades, incentivando investimentos e construindo um ambiente seguro para a adoção dessas tecnologias.  

Contar com um plano de ação bem estruturado para o seu uso pode destravar um potencial promissor, especialmente considerando as tendências que estão moldando o setor.

As cinco tendências mapeadas

  • Projetos de automação: desenvolvimento de tecnologias nas áreas de robótica, novos equipamentos, softwares e IA, focados em processos produtivos inovadores ou na melhoria de serviços médicos.
  • Novos produtos: criação de fármacos (incluindo referência, genéricos e similares), vacinas, dispositivos médicos e novos tratamentos.
  • Pesquisas clínicas: condução de estudos clínicos nas fases I, II e III, além de investigações de bioequivalência. Estudos de fase IV serão considerados apenas se gerarem novos avanços científicos ou tecnológicos.
  • Transferência de tecnologia: desenvolvimento de soluções para enfrentar desafios na adequação de processos produtivos, visando a implementação das primeiras atividades produtivas e o controle de qualidade.
  • Soluções tecnológicas para operadoras de planos de saúde: promoção da transformação digital por meio da adoção de sistemas automatizados, com ênfase em serviços de big data, analytics e IA para a detecção e o combate a fraudes.

Lei do Bem no setor de saúde

Baixe o relatório completo

Download (PDF of 1.79mb)

Contatos

Bruno Porto

Bruno Porto

Sócio e líder do setor de Saúde, PwC Brasil

Tel: +55 (11) 97097 1862

Siga a PwC Brasil nas redes sociais