Tendências, inovações e estratégias para um varejo mais inteligente, conectado e centrado no cliente

NRF 2025: os temas que moldarão o futuro do varejo

NRF 2025: os temas que moldarão o futuro do varejo
  • Abril 24, 2025

A NRF 2025: Retail’s Big Show reuniu os principais líderes e especialistas do varejo mundial para discutir tendências e desafios do setor em janeiro de 2025, em Nova York. O evento destacou o papel crescente da inteligência artificial, a personalização da experiência do consumidor e a importância de equilibrar inovação com autenticidade. 

A PwC este presente no encontro e reuniu em uma publicação os principais insights, inovações e estratégias debatidas, que envolvem temas como storytelling, transformação dos espaços físicos, evolução da cadeia de suprimentos e o varejo como plataforma de anúncios. A mensagem central é clara: varejistas que souberem integrar tecnologia, propósito e conexão humana sairão na frente no futuro do setor.

Inteligência artificial e personalização

Embora a personalização baseada em IA já seja uma realidade consolidada em recomendações e previsões de demanda, o uso de IA generativa abre novas possibilidades – desde a criação automatizada de textos de marketing até análises preditivas para a cadeia de suprimentos. No entanto, a implementação ainda é um desafio para muitos varejistas, que precisam equilibrar inovação com viabilidade operacional e financeira.

Autenticidade, nostalgia e storytelling

A autenticidade das marcas foi debatida na NRF 2025 como fator essencial para fazer a conexão com a nova geração de consumidores, que valoriza coerência entre propósito, comunicação e experiência. O uso de influenciadores e do social commerce foi apontado como eficaz, desde que esteja alinhado à identidade da marca para evitar riscos à credibilidade. A nostalgia também pode ser uma ferramenta poderosa de conexão emocional e permite que as marcas resgatem elementos do passado de forma inovadora. Ao mesmo tempo, o storytelling se destaca como diferencial competitivo, fortalecendo a identidade da marca e enriquecendo a experiência do cliente em todos os pontos de contato.

Reinvenção do varejo e experiência do cliente

A reinvenção do varejo é inevitável, e isso passa por transformar tanto marcas quanto lojas e modelos de negócios. As marcas mais inovadoras estão equilibrando tradição e modernidade, trazendo elementos clássicos de suas histórias e, ao mesmo tempo, renovando para se manterem relevantes. Nesse processo, a experiência do cliente também precisa ser reinventada, indo além da digitalização e focando na humanização do atendimento.

Integração da tecnologia nas lojas físicas

Se as lojas físicas já passaram por um processo de digitalização, a NRF 2025 mostrou que agora é o momento de refinamento e integração tecnológica. Realidade aumentada (AR), caixas sem operador, quiosques interativos e reconhecimento facial foram tecnologias muito discutidas, mostrando que a conveniência é uma prioridade para o consumidor.

Supply chain, automação e sustentabilidade

A automação da cadeia de suprimentos não é novidade, mas as aplicações de IA generativa estão trazendo novas oportunidades. Desde a previsão de demanda mais precisa até a otimização da logística, a IA está ajudando varejistas a tornarem suas operações mais ágeis e eficientes. A transparência e a rastreabilidade também ganharam relevância. Com consumidores mais exigentes quanto à origem e ao impacto dos produtos, marcas que investem em cadeias de suprimentos sustentáveis e éticas estão conquistando maior lealdade.

O papel das pessoas no varejo

Mesmo com o avanço da tecnologia, a NRF 2025 enfatizou que o varejo ainda é um negócio humano. As equipes de loja foram apontadas como os verdadeiros protagonistas da experiência do cliente. Portanto, investir no treinamento e engajamento dos colaboradores é essencial para criar conexões autênticas com os consumidores. Outro ponto-chave é a importância de compreender profundamente os clientes.

O varejo como canal de mídia

A NRF 2025 reforçou que o varejo vai além das vendas, tornando-se também um poderoso canal de mídia e influência. Com o crescimento das retail media networks, os varejistas estão usando as suas lojas para criar conexões mais personalizadas e impactantes.

“Personalizar não é apenas suprir o que o cliente busca, mas entender o que ele precisa. O verdadeiro cuidado não está apenas em atender às expectativas, mas em superá-las por meio de uma experiência capaz de gerar algo a mais. Ao criar uma marca que realmente se conecte com o público, as organizações conseguem fidelizar o consumidor e gerar valor a partir de um atendimento que realmente impacta e faz a diferença.”

Luciana Medeiros,sócia e líder de Varejo e Consumo

NRF 2025: os temas que moldarão o futuro do varejo

Baixe o relatório completo

Download (PDF of 5.41mb)

Contatos

Luciana Medeiros

Luciana Medeiros

Sócia e líder da indústria de Varejo e Consumo, PwC Brasil

Siga a PwC Brasil nas redes sociais