Conquistar a confiança do consumidor depende de como as empresas cuidam do relacionamento com o cliente, entendendo as suas expectativas e necessidades. A fidelização está ancorada pela preocupação dos consumidores em relação a diversas frentes (por exemplo, meio ambiente e hábitos alimentares saudáveis). Suas percepções podem chegar a 90% de relevância dentro das prioridades.
A proteção dos dados pessoais também se destaca, alcançando 83% de importância globalmente (90% no Brasil). 86% dos brasileiros (80% no mundo) exigem garantias de que suas informações pessoais não serão compartilhadas.
Ao dedicar atenção a atender as demandas do cliente, as empresas têm a ganhar na outra ponta. Um exemplo é a pauta de produtos com menor impacto climático. No mundo, os consumidores pagariam quase 10% a mais do que o preço médio dos produtos, desde que fabricados ou obtidos de forma sustentável. Assim, o esforço no relacionamento é recompensado pela confiança, e seis passos podem garantir o sucesso.
No Brasil, 47% dos consumidores (46% no mundo) estão comprando produtos sustentáveis para reduzir seu impacto pessoal no meio ambiente. As empresas devem estabelecer um equilíbrio delicado entre preço acessível e impacto ambiental.
Mais da metade dos consumidores (56% no Brasil e 52% no mundo) têm a intenção de aumentar o consumo de frutas e vegetais frescos. Esta é a oportunidade para produtores de alimentos, varejistas e atacadistas preencherem a lacuna entre a interação do consumidor e a prática sustentável.
49% dos brasileiros (46% no mundo) usam as mídias sociais para comprar produtos, mas questionam a segurança e a confiabilidade. As marcas devem avaliar encontrar o equilíbrio entre a precaução e o entusiasmo, criando um conteúdo envolvente e autêntico em ecossistemas sociais em diversas plataformas.
Em um cenário onde 90% dos brasileiros (83% no mundo) afirmam que a proteção de seus dados pessoais é um dos fatores mais importantes para conquistar a confiança, as empresas precisam redobrar a transparência na utilização dos dados e contar com medidas de proteção robustas.
43% no Brasil (42% no mundo) estão em busca de mais custo-benefício. As empresas precisam gerenciar com cautela os aumentos de preços, conseguindo aumentar o volume de vendas. Devem ainda encontrar novas formas de proporcionar o máximo de valor ao consumidor, o que inclui investir na experiência de compra – especialmente em lojas físicas, que continuam a ser o local preferido dos consumidores para descobrir, pesquisar e comprar produtos.
Os consumidores não se mostram tão confiantes na tecnologia à frente de tarefas pessoais. As empresas devem ser cuidadosas ao adotar as soluções de inteligência artificial, garantindo que funções-chave permaneçam baseadas em decisões tomadas diretamente pelas pessoas.