As empresas do setor de bens de consumo precisam estar atentas às mudanças aceleradas e acompanhar as novas exigências para permanecerem competitivas e gerar ainda mais valor no mercado, à medida que o comportamento dos consumidores continua a se adaptar às inovações tecnológicas e à demanda crescente por mais sustentabilidade.
Esse foi um dos cenários destacados no Consumer Goods Forum Global Summit 2024 (CGF), realizado em junho de 2024 em Chicago, Estados Unidos. No evento, foram apresentadas as tendências e oportunidades para temas relacionados a sustentabilidade, transformação digital, comportamento do consumidor e direitos humanos. Ficou clara a necessidade de ação coordenada e inovação para enfrentar as demandas futuras.
Nessa publicação, exploramos os principais aspectos relacionados aos bens de consumo apresentados durante o evento. Apontamos oito tendências, fazendo uma comparação com insights dos nossos estudos mais recentes sobre o comportamento do consumidor.
“Todas as novas tendências do mercado de consumo perpassam hoje por questões relacionadas à inovação e sustentabilidade. Pensando nesses aspectos, muitos consumidores estão aptos até mesmo a pagar mais por um produto ou serviço, se esse custo for justificado por causa de um aspecto digital ou ambiental. Para fidelizar esse cliente, construindo uma relação de confiança – essencial no mercado –, é preciso refletir sobre estratégias que considerem este contexto desafiador, mas que tem um grande potencial de valor, se a sua empresa estiver preparada.”
No Índice Transformação Digital Brasil 2024, realizado pela PwC Brasil e Fundação Dom Cabral (FGV), 85% das empresas brasileiras observam ganhos associados à adoção de tecnologias disruptivas, como inteligência artificial (IA) e robótica, com o aumento da eficiência, vantagem comparativa, satisfação do cliente e financeiros.
P: quais seriam as principais tecnologias de fronteira adotadas pela sua organização e não citadas acima?
É importante promover uma ação coordenada entre as empresas para impactar positivamente o meio ambiente, com ênfase na transformação das práticas industriais e na adoção de soluções sustentáveis em toda a cadeia de suprimentos. As medidas a serem tomadas incluem:
As discussões no CGF enfatizaram a importância de práticas éticas na cadeia de suprimentos para garantir o respeito aos direitos humanos e a equidade. O due diligence foi apontado como uma prática essencial para eliminar violações como trabalho forçado e exploração de pessoas vulneráveis. Também se destacou a importância do respeito aos direitos humanos em todas as etapas da operação e a transparência da empresa na divulgação de suas ações e resultados relacionados aos direitos humanos.
O comportamento do consumidor mudou após a pandemia de covid-19, com maior foco em saúde, bem-estar e sustentabilidade. Essas mudanças estão moldando o mercado e as estratégias das empresas para atender às novas demandas dos consumidores.
Como um segmento em crescimento, essa geração está moldando o futuro do consumo, pressionando as empresas a reavaliar suas estratégias de produto, marketing e operações. Empresas que se comunicam de maneira transparente e demonstram um propósito claro e alinhado com as demandas e preocupações sociais e ambientais da geração Z ganham sua lealdade.
A integração da tecnologia na indústria da beleza está revolucionando o desenvolvimento, a comercialização e o uso de produtos. Ela está aprimorando a maneira como os produtos são personalizados, experimentados e incorporados nas rotinas diárias de saúde. Ao fornecer ferramentas de IA generativa para seus funcionários em marketing e outros departamentos, as empresas podem impulsionar a criatividade sem perder o toque humano.
Ao oferecer produtos acessíveis e de qualidade, as marcas próprias não apenas preenchem lacunas no mercado, mas também permitem que os varejistas fortaleçam seu relacionamento com os clientes, garantindo competitividade e relevância no mercado.
A liderança é um pilar fundamental na adaptação e transformação necessárias para enfrentar desafios complexos e se manter competitivo em um mercado em constante evolução. Quatro aspectos principais foram destacados como fundamentais para a eficácia da liderança: