Um consumidor com propósito: engajamento e ESG

Recorte do estudo Mercado da maioria – tendências para transformação do setor de varejo e consumo no Brasil

Apesar de suas limitações financeiras, os consumidores do mercado da maioria também estão atentos às causas defendidas pelas marcas. Integrantes das classes C, D e E e responsáveis por quase metade do consumo do país, esses consumidores valorizam a sustentabilidade e estão dispostos a apoiar empresas que se envolvem em causas sociais e ambientais.

Há uma demanda latente entre os consumidores do mercado da maioria por marcas/lojas com envolvimento em causas sociais ou ambientais

76% dão preferência a marcas que apoiem causas ambientais; 75% dão preferência a marcas que apoiem causas sociais; 34% ou 38 milhões de consumidores têm demanda latente por consumir em marcas/lojas ambientalmente responsáveis; 38% ou 42 milhões de consumidores têm demanda latente por acessar marcas/ lojas socialmente engajadas.

Maior disposição para desembolso é uma das formas de o consumidor expressar a demanda latente por responsabilidade socioambiental

70% se declaram dispostos a pagar mais por marcas que apoiem causas ambientais. 69% se declaram dispostos a pagar mais por marcas que apoiem causas sociais.

Valorização da diversidade

Existe também uma demanda latente entre os consumidores por marcas e lojas comprometidas com a promoção e valorização da diversidade. Muitos expressam o sentimento de que “pagariam mais se pudessem”. Por outro lado, marcas que não respeitam ou negligenciam questões de diversidade correm o risco de perder a confiança e o apoio desses consumidores.

Sobre a pesquisa

O estudo Mercado da maioria – Como a força da população de baixa renda está transformando o setor de varejo e consumo no Brasil faz um mergulho no universo formado pelas classes C, D e E para entender seus hábitos, desejos e tendências de consumo. Uma iniciativa conjunta da PwC e do Instituto Locomotiva, a pesquisa foi realizada com mais de 2.300 pessoas e incluiu entrevistas em vídeo com lideranças de grandes empresas dos segmentos de varejo e consumo. 

Contatos

Luciana Medeiros

Luciana Medeiros

Sócia e líder da indústria de Consumo e Varejo, PwC Brasil

Tel: 4004 8000

Siga a PwC Brasil nas redes sociais