Apesar de suas limitações financeiras, os consumidores do mercado da maioria também estão atentos às causas defendidas pelas marcas. Integrantes das classes C, D e E e responsáveis por quase metade do consumo do país, esses consumidores valorizam a sustentabilidade e estão dispostos a apoiar empresas que se envolvem em causas sociais e ambientais.
Existe também uma demanda latente entre os consumidores por marcas e lojas comprometidas com a promoção e valorização da diversidade. Muitos expressam o sentimento de que “pagariam mais se pudessem”. Por outro lado, marcas que não respeitam ou negligenciam questões de diversidade correm o risco de perder a confiança e o apoio desses consumidores.
O estudo Mercado da maioria – Como a força da população de baixa renda está transformando o setor de varejo e consumo no Brasil faz um mergulho no universo formado pelas classes C, D e E para entender seus hábitos, desejos e tendências de consumo. Uma iniciativa conjunta da PwC e do Instituto Locomotiva, a pesquisa foi realizada com mais de 2.300 pessoas e incluiu entrevistas em vídeo com lideranças de grandes empresas dos segmentos de varejo e consumo.