Consumidor além do preço: uma nova matemática do consumo

Recorte do estudo Mercado da maioria – tendências para transformação do setor de varejo e consumo no Brasil

Formado pelas classes C, D e E e responsável por quase metade do consumo do país, o mercado da maioria está fazendo uma avaliação mais detalhada do custo-benefício dos produtos e serviços. Além do preço, esse segmento da população analisa profundamente a qualidade e a reputação da marca antes de fazer uma compra. Isso adiciona novos elementos à decisão de compra e redefine a noção de custo-benefício.

Na nova equação custo-benefício, outros fatores, como a experiência de compra e a praticidade, ganham força nas escolhas dos consumidores das classes C, D e E.

92% pretendem priorizar marcas e lojas que ofereçam uma experiência de compra agradável – 44% aceitam pagar mais por isso; 90% querem priorizar marcas e lojas que ofereçam praticidade na hora de receber ou levar a compra –38% aceitam pagar mais por isso

No dia a dia do mercado da maioria, os meios de pagamento mais utilizados são Pix, cartão de crédito e dinheiro

Gráfico os meios de pagamento mais utilizados

Sobre a pesquisa

O estudo Mercado da maioria – Como a força da população de baixa renda está transformando o setor de varejo e consumo no Brasil faz um mergulho no universo formado pelas classes C, D e E para entender seus hábitos, desejos e suas tendências de consumo. Uma iniciativa conjunta da PwC e do Instituto Locomotiva, a pesquisa foi realizada com mais de 2.300 pessoas e incluiu entrevistas em vídeo com lideranças de grandes empresas dos segmentos de varejo e consumo. 

Contatos

Luciana Medeiros

Luciana Medeiros

Sócia e líder da indústria de Consumo e Varejo, PwC Brasil

Tel: 4004 8000

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