Publicada em setembro, a pesquisa Global Consumer Insights Pulse 2023 da PwC entrevistou 8.975 consumidores em 25 territórios para detectar as mudanças nas tendências de consumo. Nesse relatório apresentamos alguns destaques do estudo.
Os varejistas de e-commerce podem revolucionar a maneira como os consumidores usam, avaliam e decidem suas compras por meio de ferramentas de inteligência artificial (IA) generativa.
Hoje, apenas 3% dos brasileiros (4% no mundo) dizem interagir com chatbots para pesquisar produtos, mas, considerando o grande crescimento que essas plataformas vêm registrando, é certo que esse percentual aumentará. Os compradores querem interagir com chatbots como assistentes digitais.
50%
dos brasileiros estão interessados em usar chatbots para buscar informações sobre produtos antes de tomar decisões de compra (44% no mundo).
Identificamos quatro grupos de consumidores globais com base no uso da tecnologia. No Brasil, 37% dos participantes da pesquisa – o maior grupo – estão entre os “entusiastas”. No mundo, esse segmento representa 31%.
Adeptos da tecnologia
Um grupo pioneiro que gosta de comprar a tecnologia mais atual logo após seu lançamento.
Entusiastas da tecnologia
Gostam de experimentar antes da maioria das compras.
Tolerantes com a tecnologia
Compradores da tecnologia mais recente quando ela já é amplamente utilizada.
Resistentes à tecnologia
Usuários de novas tecnologias apenas quando necessário – ou não a usam de forma alguma.
Aperfeiçoe a estratégia de otimização de mecanismos de busca (Search Engine Optimization – SEO) para que ela não fique restrita apenas às palavras-chave. Conteúdo de qualidade, relevante e exclusivo ajuda sua marca ou seu produto a ser notado por sites de busca e a oferecer mensagens diretamente voltadas aos consumidores.
Invista mais em dados para aplicativos de IA, a fim de otimizar a variedade, a precificação e a cadeia de suprimentos, entre outras funções. Estabeleça uma liderança clara ao nomear um stakeholder específico, como o diretor de dados (Chief Data Officer – CDO), para garantir consistência e escalabilidade desde o início.
Adote uma abordagem para a IA generativa de “lançamentos por experimentação”, incluindo experimentação e visualização virtual, recomendações inteligentes de produtos, uso de chatbots e assistentes virtuais, análise de conteúdo gerado pelos usuários e otimização de estratégias de precificação.