As empresas de mineração precisam criar valor em um cenário de volatilidade de mercado, aumento de demanda e corrida para o net zero.
O significado da atividade de mineração está mudando. Embora as 40 maiores empresas do setor no mundo tenham alcançado resultados financeiros espetaculares em 2021, não está claro por quanto tempo esse nível recorde se manterá.
A indústria de mineração global passa por mudanças sem precedentes – a demanda por minerais críticos continua a aumentar, os ambientes operacionais estão ficando mais desafiadores e novos players vêm surgindo. A pergunta-chave é: as 40 maiores podem se transformar com velocidade suficiente para prosperar e conquistar confiança para enfrentar o futuro?
O sucesso dependerá da capacidade dessas empresas de assumirem um papel de liderança na transição para a energia limpa e continuarem a gerar valor significativo para os stakeholders. Para isso, as mineradoras devem utilizar sua sólida posição financeira atual para enfrentar desafios, que incluem cronogramas de desenvolvimento, volatilidade de preços, riscos geopolíticos, expectativas dos stakeholders, economias de escala e escassez de recursos econômicos.
A recompensa para as empresas mineradoras que emergirem como líderes pode ser imensa: espera-se que a necessidade de minerais críticos cresça nas próximas três décadas. Algumas estimativas sugerem que a demanda anual originada de tecnologias de energia limpa atingirá mais de US$ 400 bilhões até 2050.
Apresentamos, a seguir, quatro das conclusões mais importantes do relatório deste ano para as grandes mineradoras globais.
A transição para o net zero exigirá mais mineração, não menos. Mas o fornecimento de recursos para a transição energética não é uma questão apenas de extrair mais dos mesmos materiais da mesma maneira. O mundo precisará de mais cobre, níquel e cobalto (minerais críticos) e outras matérias-primas para alimentar a economia global do futuro – e esses recursos precisarão ser extraídos de forma sustentável.
As mineradoras já estabelecidas, com balanços sólidos, financiamento disponível e fluxo abundante de caixa livre, estão na melhor condição possível para direcionar o setor nas próximas décadas. Mas, apesar de seu tamanho e vantagens financeiras, a janela para maximizar as oportunidades de crescimento e criar valor está se fechando. As mineradoras devem se movimentar rapidamente.
À medida que a atividade de transações se intensifica, as 40 maiores empresas ficam em boa posição para aproveitar a crescente demanda por minerais críticos. Mas com a concorrência surgindo de várias direções, elas precisarão avaliar cuidadosamente seus próximos grandes movimentos.
A indústria de mineração é naturalmente competitiva. Mas gerar confiança na “mineração de marca” é algo que não pode ser feito sozinho. Cada mineradora é responsável por melhorar a confiança que constrói nas relações com seus stakeholders e fortalecer a licença social da mineração para operar. Como líderes, as 40 maiores empresas do setor desempenham um papel vital.
O ESG não é mais um aspecto opcional ou diferencial: é o padrão operacional mínimo. Os stakeholders estão aumentando a pressão. Licenças sociais bem estabelecidas, desinvestimentos responsáveis e transparência fiscal serão essenciais para o sucesso.
O ESG deve estar na essência do que significa ser uma mineradora. Isso levará a resultados sustentáveis que geram valor, crescimento e, ao mesmo tempo, fortalecem nosso meio ambiente e nossas sociedades.
“Somente desenvolvendo e mantendo a confiança na relação com uma ampla gama de stakeholders, a licença de operação das mineradoras estará garantida.”