Em sua terceira edição consecutiva, a Pesquisa Global com Investidores entrevistou 345 investidores e analistas de 30 territórios e diferentes classes de ativos e abordagens de investimento para obter informações sobre o que mais impacta as empresas nas quais investem. O resultado do estudo indica três fatores que os investidores consideram fundamentais para a criação de valor: priorizar a inovação tecnológica, adotar a sustentabilidade e construir confiança.
“Os investidores querem entender como as empresas tratam a sustentabilidade e lidam com os possíveis riscos das novas tecnologias, como a inteligência artificial e o blockchain. Construir confiança é essencial para garantir que a sua empresa tenha valor para eles.”
A inteligência artificial (IA) e as novas tecnologias, como metaverso e blockchain, são temas de interesse central para os investidores. No Brasil, quase 70% deles (60% no mundo) afirmaram que uma adoção rápida da IA é muito ou extremamente importante, apesar das preocupações com os riscos.
Os investidores identificaram a inovação tecnológica como o fator tem um maior potencial de influenciar, nos próximos três anos, a forma como as empresas geram e criam valor. Eles estão interessados em saber como as tecnologias serão implementadas e utilizadas para apoiar a sua análise de investimento.
Quase 80% dos investidores no Brasil e no mundo afirmaram que a elaboração de relatórios sobre a utilização e implementação de novas tecnologias é importante (ou muito importante) para a sua análise de investimento – o que deve influenciar as decisões internas dos executivos das empresas que buscam esses investimentos.
Além de melhores insights sobre como as empresas abordam a tecnologia, os investidores também desejam informações sobre seus planos de sustentabilidade. Os relatórios devem ser transparentes, refletir os desafios de gestão enfrentados e definir um roteiro para cumprir seus compromissos de sustentabilidade. O mapeamento deve incluir marcos ou progressos relacionados às metas Net Zero ou aos compromissos para se tornar nature-positive.
Além disso, 75% dos investidores no Brasil e no mundo querem saber sobre o impacto que uma empresa exerce no meio ambiente ou na sociedade. Isso representa um aumento significativo em relação aos 68% registrados na edição da pesquisa do ano passado no Brasil (62% no mundo).
Para 81% dos investidores no Brasil e no mundo, conhecer o valor do impacto ambiental e social ajudaria as empresas a tomar melhores decisões sobre questões de sustentabilidade. Essa avaliação é complexa e exigirá ainda mais atenção da gestão.
No total, 98% dos investidores brasileiros (94% no mundo) acreditam que os relatórios corporativos têm greenwashing. Esse percentual subiu: na última edição, 91% dos brasileiros suspeitavam que as divulgações corporativas continham greenwashing (87% no mundo), o que revela uma redução de confiança. Os entrevistados acreditam que uma avaliação externa aumentaria sua confiança.
“A sustentabilidade e as novas tecnologias são áreas-chave onde os investidores querem ver desenvolvimento – além de relatórios de maior qualidade. Melhorar as informações é um importante primeiro passo, mas, em última análise, esses dados também devem servir a um propósito estratégico. As lideranças precisam identificar oportunidades e riscos, aprimorar seus modelos de negócio e se tornar mais competitivas e resilientes, de forma cada vez mais sustentável.”
Sócio e líder da indústria de Serviços Financeiros, PwC Brasil
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