Ao reduzir riscos e fortalecer a confiança entre os diversos atores corporativos, o blockchain está redefinindo a maneira como os negócios são concebidos e executados. Porém, apesar de seu potencial transformador, essa tecnologia enfrenta grandes desafios, como escalabilidade e regulamentações.
Este relatório traça um cenário abrangente que busca simplificar a complexidade do universo do blockchain e entender sua aplicação no mundo corporativo. O estudo foi realizado pela PwC em parceria com o Movimento Inovação Digital (MID) – que reúne empresas inovadoras comprometidas com a transformação digital no Brasil e no mundo. Para sua elaboração, foi feita uma pesquisa on-line com 48 empresas brasileiras de diferentes setores e porte variados, durante os meses de setembro e outubro de 2023.
No relatório, abordamos o cenário do blockchain no Brasil e no mundo; a moeda digital brasileira – o Drex; os caminhos para encontrar uma regulamentação efetiva; as novas leis e a percepção do mercado; aspectos de governança, compliance e abordagem de riscos; o mercado brasileiro e casos de soluções inspiradoras; e as tendências do setor.
O estudo mostra que há um conjunto amplo de oportunidades para serem exploradas por meio das aplicações blockchain e suas tecnologias derivadas. As empresas que já iniciaram pesquisas, testes ou aplicações com tecnologias blockchain já começaram a expandir suas capacidades internas para lidar com as mudanças necessárias. Essa maior prontidão poderá ser um divisor de águas quando o mercado se expandir de forma exponencial. As empresas que permanecerem inertes estão em risco.
“A estratégia de ‘esperar para ver’ vai custar muito caro para as empresas que ainda não se mobilizaram para explorar tecnologias blockchain. Como toda evolução transformacional, a velocidade de mudança é exponencial e, se a empresa não capturar a mudança desde o começo, pode ser tarde demais.”
Escreva sua “estrela guia” e visão de longo prazo para essas tecnologias. Torne a ambição conhecida nos diferentes níveis da organização.
Separe recursos na medida adequada para a jornada, sejam pessoas dedicadas ou investimentos pré-aprovados e guardados para essa finalidade. Muitas organizações falham por designar recursos limitados, especialmente humanos e organizacionais, para desenvolvimento de novas tecnologias.
Cada vez mais é fundamental ter parceiros estratégicos nas diferentes aplicações de blockchain para que os resultados realmente sejam alcançados. Para tanto, é importante ter um modelo adequado de parcerias, que pode ser muito diferente das já estabelecidas em outras soluções tecnológicas.
A forma de compreender e mitigar os riscos organizacionais não mudará, mas é preciso incorporar novos elementos no framework de avaliação, assim como compreender aspectos complementares de governança e compliance.
Para que a jornada seja rápida, é importante medir mesmo os pequenos ganhos. Objetivos mensuráveis podem incluir não só métricas quantitativas, mas também devem prever objetivos qualitativos, como o lançamento de um piloto, um produto mínimo (MVP) ou a celebração de uma nova parceira.
A perda de foco pode ser um inimigo crítico na jornada de desenvolvimento de tecnologias blockchain. Um ambiente propício à inovação prevê recursos integralmente dedicados, ambientes de tecnologia com flexibilidade e responsividade corporativa às demandas, além de metodologias de desenvolvimento que facilitem a geração de ideias.
É provável que a materialização dos resultados demande longo tempo – talvez até anos. Mas, ao longo da construção, o nível de maturidade será bastante incrementado. Isso, por si só, já é uma grande conquista. É fundamental persistir na solução, mantendo o time focado e motivado, corrigindo a rota quando necessário e celebrando mesmo as pequenas vitórias.
Sócio Strategy& Brasil e líder de estratégia para Serviços Financeiros, PwC Brasil
Tel: 4004 8000