Ativos digitais como criptomoedas, NFTs e outros tokens não são mais novidade – eles já conquistaram um espaço e vieram para ficar.
Blockchain é a solução de tecnologia que permite criar ativos digitais. Trata-se de um método seguro de registrar informações em uma rede peer-to-peer. Um banco de dados público compartilhado, duplicado em sistemas de computador, no qual novas entradas podem ser adicionadas, mas as entradas existentes não podem ser alteradas.
As entradas de blockchain, chamadas de blocos, são geradas com base em protocolos específicos, um para cada blockchain. Cada bloco contém informações codificadas sobre o bloco anterior, reforçando a ordem e a estrutura da cadeia à medida que ela cresce.
Um ativo digital é criado – ou cunhado – quando novas informações são adicionadas a um determinado blockchain. Com entradas de blockchain, os usuários podem trocar ativos digitais existentes e/ou criar outros.
Pense no termo “ativos digitais” como um amplo contêiner que engloba qualquer coisa cunhada e negociada em um blockchain. Em geral, dividimos os ativos digitais em cinco categorias.
Qualquer armazenamento digital de valor ou usado como meio de troca (moeda) armazenado no blockchain.
Para que pode ser usado
Um tipo de criptomoeda projetada para dar estabilidade aos preços. Os preços das stablecoins estão vinculados a moedas fiduciárias, commodities ou outros ativos criptográficos.
Para que pode ser usado
Trata-se de um token que representa a propriedade de um item digital exclusivo (uma obra de arte, um documento de identidade do governo, uma unidade de produção específica). Um NFT certifica que o titular possui o ativo digital subjacente e pode vendê-lo, negociá-lo ou resgatá-lo.
Para que pode ser usado
Um tipo de ativo digital que representa a moeda fiduciária de um país e é respaldado por seu banco central. Nem todos os países emitem CBDCs (sigla em inglês).
Para que pode ser usado
Ativos digitais que se encaixam na definição de valores mobiliários ou investimentos financeiros, como ações e títulos.
Para que pode ser usado
Os ativos digitais são armazenados e registrados no blockchain em que foram emitidos (na maioria dos casos). Sua entrada no livro-razão tem uma chave pública e privada associada a ela, como um endereço de e-mail e uma senha gerados por computador. As carteiras (wallets) ajudam a armazenar suas chaves com segurança para que somente você possa acessar seus ativos digitais. Além disso, elas permitem que você visualize em um local único seus ativos e posições contábeis. Eis uma diferença importante: o ativo digital é armazenado no blockchain, enquanto as chaves que dão acesso a ele são armazenadas em uma carteira.
Sua chave privada (algo como uma senha) é o que você usará para provar que é proprietário do ativo digital se/quando quiser fazer algo com ele. Se você quiser enviar alguma criptomoeda para outra pessoa, por exemplo, precisará pôr sua chave privada na transação para que ela seja aceita como uma nova entrada no blockchain. Por isso é tão importante proteger suas chaves.
Após obter os tokens, o que você pode fazer com eles? Os aplicativos podem verificar os tokens em sua carteira para fornecer inúmeras oportunidades, como opções exclusivas em jogos, aplicativos que funcionam com seu token e funções financeiras que operam somente com criptomoeda (por exemplo, DeFi). Vamos ver como isso funciona.
É a arquitetura básica do blockchain, a cadeia principal onde fica o seu token.
As soluções para dimensionar o blockchain que estão na camada 2 funcionam de maneira diferente, mas sua principal função é controlar a cadeia principal e tornar as transações mais rápidas e baratas agregando dados.
Essa camada é composta por aplicativos que permitem aos usuários visualizar, negociar e gastar ativos digitais.
Essa é a parte que os usuários veem. O modo como você realmente interage com esse mundo em uma interface visual.
Esse é apenas o começo. Para ter sucesso com cada um desses elementos será preciso entender suas especificidades e adotar estratégias específicas. Saiba mais sobre ativos digitais, o que eles significam para sua estratégia de negócios e fique por dentro das últimas tendências do setor nesse espaço em evolução.
Leve sua visão de ativos digitais do plano à realidade
Desenvolver uma estratégia pode preparar sua empresa para o presente e o futuro dos ativos digitais. Saiba mais sobre ativos digitais e o que eles significam para seus negócios.