Em muitos aspectos, 2022 foi um ano desafiador para a indústria de entretenimento e mídia (E&M). Enquanto a economia no Brasil e no mundo tentava retornar à normalidade, o ecossistema de E&M sofreu uma série de reconfigurações, algumas delas bastante intensas.
A queda dos mercados de ações, o aumento das taxas de juros e a desaceleração do ritmo de crescimento pós-pandemia resultaram em taxas de expansão mais lentas do que em 2021. Ainda assim, a receita total do setor aumentou 7% no Brasil e 5,4% no mundo em 2022. Em meio a mudanças e disrupções constantes, a indústria reavaliou suas estratégias, priorizou as operações essenciais e revisou algumas premissas.
Nesta edição anual da nossa pesquisa, que analisa 13 segmentos de E&M em 53 territórios, projetamos um crescimento contínuo da indústria ao longo de um período de cinco anos e estimamos que a receita do setor atingirá US$ 41,3 bilhões no Brasil em 2027, sendo quase metade desse valor relativo a serviços de acesso à internet.
No mundo, as receitas alcançarão US$ 2,8 trilhões, com a publicidade representando aproximadamente um terço desse montante. Apesar dos avanços gerais, antecipamos uma redução gradativa na taxa anual de crescimento da receita. Isso destaca a importância cada vez maior de identificar oportunidades de crescimento em diferentes indústrias e regiões.
Nesse cenário, a tecnologia, especialmente a inteligência artificial (IA), assume um papel ainda mais importante no impulso aos setores de E&M. Durante anos, a narrativa predominante na indústria foi a da transição tecnológica rumo ao ambiente digital e móvel. Contudo, a IA se destacou muito rapidamente como protagonista, abrindo novos caminhos para a produtividade e a inovação criativa. Os líderes precisam reconhecer e explorar o potencial transformador da IA, sob a liderança dos talentos humanos, para renovar e impulsionar o crescimento.
O ritmo de expansão de E&M deve diminuir anualmente nos próximos cinco anos.
Brasil
Global
Obs.: os dados de 2022 são os mais recentes disponíveis. Os valores de 2023–2027 são previsões.
Fonte: Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia 2023–2027 da PwC, Omdia
Compreender como os consumidores e anunciantes estão gastando seu dinheiro na indústria de entretenimento e mídia pode ajudar a fundamentar muitas decisões importantes de negócios.
A Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia da PwC oferece uma única fonte comparável de dados e análises de gastos de consumidores e anunciantes. Atualizada anualmente, a ferramenta on-line intuitiva permite que você explore e compare facilmente os índices de gastos e de crescimento tanto no setor de entretenimento e mídia quanto no de telecomunicações.
Interaja com dados e extraia insights da Pesquisa de Entretenimento e Mídia deste ano de uma maneira completamente nova. Embarque em uma jornada imersiva por três missões, cada uma correspondendo a uma tendência-chave do mercado.
Descubra como você pode explorar o crescimento da receita de entretenimento e mídia no mundo em viagens virtuais, solicitando uma demonstração no formulário de contato no fim da página da PwC em Cannes .
Os assinantes agora podem se inscrever para acessar os dados de telecomunicações, os dados de entretenimento e mídia, ou ambos. Clique nas setas abaixo para ver o que está incluído em cada opção.
Sócio e líder do setor de tecnologia, mídia e telecomunicações, PwC Brasil
Tel: 4004 8000