Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia 2023–2027

Projeções de cinco anos de dados de gastos de consumidores e anunciantes em 13 segmentos e 53 territórios

Tempo de redefinir expectativas, fortalecer a operação e impulsionar o crescimento

Em muitos aspectos, 2022 foi um ano desafiador para a indústria de entretenimento e mídia (E&M). Enquanto a economia no Brasil e no mundo tentava retornar à normalidade, o ecossistema de E&M sofreu uma série de reconfigurações, algumas delas bastante intensas.

A queda dos mercados de ações, o aumento das taxas de juros e a desaceleração do ritmo de crescimento pós-pandemia resultaram em taxas de expansão mais lentas do que em 2021. Ainda assim, a receita total do setor aumentou 7% no Brasil e 5,4% no mundo em 2022. Em meio a mudanças e disrupções constantes, a indústria reavaliou suas estratégias, priorizou as operações essenciais e revisou algumas premissas.

Nesta edição anual da nossa pesquisa, que analisa 13 segmentos de E&M em 53 territórios, projetamos um crescimento contínuo da indústria ao longo de um período de cinco anos e estimamos que a receita do setor atingirá US$ 41,3 bilhões no Brasil em 2027, sendo quase metade desse valor relativo a serviços de acesso à internet.

No mundo, as receitas alcançarão US$ 2,8 trilhões, com a publicidade representando aproximadamente um terço desse montante. Apesar dos avanços gerais, antecipamos uma redução gradativa na taxa anual de crescimento da receita. Isso destaca a importância cada vez maior de identificar oportunidades de crescimento em diferentes indústrias e regiões.

Nesse cenário, a tecnologia, especialmente a inteligência artificial (IA), assume um papel ainda mais importante no impulso aos setores de E&M. Durante anos, a narrativa predominante na indústria foi a da transição tecnológica rumo ao ambiente digital e móvel. Contudo, a IA se destacou muito rapidamente como protagonista, abrindo novos caminhos para a produtividade e a inovação criativa. Os líderes precisam reconhecer e explorar o potencial transformador da IA, sob a liderança dos talentos humanos, para renovar e impulsionar o crescimento.

O ritmo de expansão de E&M deve diminuir anualmente nos próximos cinco anos.

  • Receita global de E&M
    (Brasil, US$ bi – Global, US$ tri) 
  • E&M crescimento anual (%)

Brasil

gráfico Brasil

Global

gráfico global

Obs.: os dados de 2022 são os mais recentes disponíveis. Os valores de 2023–2027 são previsões.
Fonte: Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia 2023–2027 da PwC, Omdia

Explore a ferramenta de dados 

Compreender como os consumidores e anunciantes estão gastando seu dinheiro na indústria de entretenimento e mídia pode ajudar a fundamentar muitas decisões importantes de negócios.

A Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia da PwC oferece uma única fonte comparável de dados e análises de gastos de consumidores e anunciantes. Atualizada anualmente, a ferramenta on-line intuitiva permite que você explore e compare facilmente os índices de gastos e de crescimento tanto no setor de entretenimento e mídia quanto no de telecomunicações.

Conheça os recursos da ferramenta

Extraia insights de dados da pesquisa em realidade virtual

Interaja com dados e extraia insights da Pesquisa de Entretenimento e Mídia deste ano de uma maneira completamente nova. Embarque em uma jornada imersiva por três missões, cada uma correspondendo a uma tendência-chave do mercado.

Descubra como você pode explorar o crescimento da receita de entretenimento e mídia no mundo em viagens virtuais, solicitando uma demonstração no formulário de contato no fim da página da PwC em Cannes .

 

Assine o Outlook

  • 12 meses de acesso a dados e comentários para 13 segmentos em 53 territórios
  • Acesso a painéis e visualizações, incluindo mapas de calor, comparações de PIB e taxas de crescimento
  • Assinaturas corporativas para vários usuários

Novo este ano

Os assinantes agora podem se inscrever para acessar os dados de telecomunicações, os dados de entretenimento e mídia, ou ambos. Clique nas setas abaixo para ver o que está incluído em cada opção.

Telecomunicações – usuário único NOVO

  • Acesso ao segmento de Acesso à Internet e consumo de dados
US$ 3.900
Assine

Telecomunicações – vários usuários NOVO

  • Acesso ao segmento de Acesso à Internet e Consumo de Dados
US$ 3.900
Entre em contato

Entretenimento e mídia – usuário único NOVO

  • Acesso a todas as métricas existentes de E&M (incluindo partes de Acesso à Internet e consumo de dados) / Preço Atual
US$ 3.900
Assine

Entretenimento e mídia – vários usuários NOVO

  • Acesso a todas as métricas existentes de E&M (incluindo partes de Acesso à Internet e consumo de dados) / Preço Atual

Telecomunicações e E&M – usuário único NOVO

  • Todos os dados produzidos para assinatura
US$ 7.000
Assine

Telecomunicações e E&M – vários usuários NOVO

  • Todos os dados produzidos para assinatura

Contatos

Ricardo  Queiroz

Ricardo Queiroz

Sócio e líder do setor de tecnologia, mídia e telecomunicações, PwC Brasil

Tel: 4004 8000

Siga a PwC Brasil nas redes sociais