Para entender o grau de maturidade digital do agronegócio e como o setor pode se adaptar à revolução tecnológica, lançamos neste ano o primeiro recorte do nosso Índice Transformação Digital Brasil (ITDBr) dedicado exclusivamente a esse segmento.
O estudo mostra que o agronegócio brasileiro vive um momento estratégico de evolução digital, com oportunidades para aumentar sua competitividade. O setor apresenta o menor índice de maturidade digital entre todas as indústrias avaliadas, com uma média geral de 3,1 (abaixo da média de 3,7 de todos os setores) e ficou abaixo da média geral em todas as dimensões de maturidade analisadas.
No entanto, o avanço já iniciado em áreas como clientes digitais e a adoção de tecnologias como a Internet das Coisas (IoT) mostram um potencial considerável. O uso da IoT no agronegócio está bem acima da média de outros setores, evidenciando o valor dessas inovações na otimização de processos e no aumento da eficiência operacional.
Os resultados indicam que o agronegócio precisa de uma estratégia mais robusta e investimentos em digitização e inovação para acompanhar o ritmo de transformação de outros setores. Para se tornar mais competitivo, o setor precisará investir em capacitação digital e promover uma cultura organizacional que apoie a transformação tecnológica.
“A transformação digital no agronegócio é uma necessidade urgente para assegurar sua competitividade e sustentabilidade. As empresas que adotarem tecnologias essenciais como a inteligência artificial, IoT e análise de dados terão uma vantagem estratégica significativa, ao otimizar recursos e aumentar a eficiência produtiva no ecossistema. No entanto, o desafio não está apenas na implementação dessas soluções, mas também em mudar a cultura organizacional e desenvolver uma visão de longo prazo que integre a digitização de forma estratégica.”
Sócia líder de Transformação Digital & Inteligência Artificial, PwC Brasil
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