A web3 é um ecossistema emergente que promete revolucionar os modelos de negócios físicos e digitais, potencializando o poder dos consumidores, enquanto fortalece o relacionamento que eles têm com as marcas e empresas.
O conceito central da web3 está relacionado à descentralização, baseada na tecnologia blockchain, que estabelece uma maneira controlada de interação entre diferentes players. Um anunciante, por exemplo, pode oferecer aos consumidores alguma forma de moeda se eles estiverem dispostos a compartilhar informações de renda.
É possível pagar ou recompensar clientes e fãs da marca por colaborar com um novo produto ou serviço, seja uma linha de roupas ou um rótulo atraente para uma garrafa de refrigerante. Também é possível comprar, vender e trocar NFTs digitais, assim como tokens que representem uma “escritura” de propriedade no mundo físico ou cartões esportivos digitais em uma galeria virtual de NFT.
Neste relatório, você encontrará o que precisa saber sobre web3, seus componentes digitais, suas perspectivas e para quais áreas sua empresa precisa direcionar os esforços para atingir todo o seu potencial no futuro próximo.
”A web3 é mais do que metaverso, criptomoedas e NFTs. Representa o próximo passo na evolução da internet que conhecemos. Usando tecnologias como blockchain, a web3 revela novos modelos de propriedade intelectual, incentivos e de criação de comunidades. Nos próximos anos, estaremos diante de novos produtos, serviços multiplataforma e relações comerciais. Os líderes devem começar a pensar em uma estratégia para a web3 ao experimentar essa nova estrutura e suas possibilidades.”
O blockchain permite um novo modelo de propriedade: os ativos digitais se parecem cada vez mais com os físicos, que podem ser levados para qualquer lugar e transferidos para outros usuários a qualquer momento.
Neste ambiente novo, as conexões unidirecionais e assinaturas lineares desaparecem. Qualquer empresa tem a oportunidade de criar um defensor da marca, mais ativamente envolvido. Um influenciador de mídia social, por exemplo, pode promover uma marca ou produto em suas plataformas individuais por causa de incentivos que vão além do dinheiro.
Incentivos e recompensas criados por meio da tokenização produzem uma comunidade nova e potencialmente mais valiosa. Esses ambientes colaborativos podem criar conteúdos que auxiliam as equipes de marketing e criadores no desenvolvimento de uma marca. Os membros podem ainda aumentar suas transações no mundo físico.
Considere os programas de fidelidade de hoje. Os clientes estão limitados a usar suas recompensas em uma plataforma existente. Eles podem gastá-las em serviços ou produtos adicionais apenas dessa marca. Já um programa de fidelidade baseado na web3 abrirá as possibilidades para o que pode ser feito com essas recompensas, facilitando aspectos de propriedade e a capacidade de venda para outros usuários. Isso é mutuamente benéfico para as partes envolvidas – a marca, o vendedor e o comprador. Além disso, convida novos usuários para o funil de marketing, gera receita e demanda adicionais para a marca por meio do faturamento de vendas secundárias.
Na web3, é possível armazenar objetos tanto em espaços físicos quanto virtuais e transferir ativos digitais, incluindo NFTs, para criar tipos de propriedade, aprimorados e reinventados. A confiança é incorporada ao sistema por meio de tecnologias como blockchain. A inserção desse novo modelo de propriedade tem o potencial de mudar a forma como consumidores e marcas interagem.
A web3 também tem o potencial de alterar as parcerias business-to-business (B2B), ampliando a presença on-line de uma empresa em relação à propriedade e transações digitais – desde a identidade digital e imóveis virtuais até a cadeia de suprimentos e redes sociais.
”Pense em maneiras de usar os conceitos web3 internamente. Uma solução blockchain poderia facilitar a vida das pessoas? Uma plataforma administrada pela comunidade aumentaria o engajamento deles? Tente descobrir outras formas de obter valor e gerar cada vez mais autonomia para os usuários. O ecossistema em torno da web está ainda mais interconectado, com tecnologias disponíveis e utilizáveis.”