Estudo de Benchmarking da Eficácia de Finanças 2024

Como as áreas de finanças estão potencializando valor para os acionistas

Estudo de Benchmarking da Eficácia de Finanças 2024
  • Agosto 27, 2024

O Estudo de Benchmarking da Eficácia de Finanças 2024, da PwC, analisa como as funções financeiras estão potencializando o valor para os acionistas e se adaptando a um ambiente de negócios em rápida mudança. A pesquisa destaca desafios críticos enfrentados por executivos de finanças (CFOs), como inflação elevada, taxas de juros mais altas e incertezas geopolíticas. Também explora de que forma esses líderes mantêm a confiança diante desses desafios, transformando suas funções de meras guardiãs das finanças para motoras do crescimento empresarial com base em programas de transformação financeira.

Os programas de transformação incluem a adoção de sistemas em nuvem, automação e o uso avançado de IA e tecnologias de dados para melhorar eficiências e suportar decisões em tempo real. O estudo aponta que o objetivo central dessas funções é gerar insights que definam e orientem estratégias empresariais para aumentar os retornos para os acionistas.

Embora as funções financeiras mais avançadas utilizem ferramentas e técnicas de última geração para gerar valor, a maioria ainda enfrenta desafios para aprimorar os fundamentos. Uma prioridade máxima para 43% dos CFOs entrevistados é integrar a área financeira como parceira do negócio.

Adaptação das áreas de finanças nos últimos anos

Diante de crises como a pandemia e questões geopolíticas, os líderes financeiros aprenderam a esperar o inesperado e adaptar-se rapidamente, investindo mais em capacidades que ajudam a operar em um ambiente de mudança. Com a estabilidade dos custos de finanças desde 2020 e a ascensão da IA, há uma oportunidade para as empresas mudarem o foco da redução de custos para a melhoria da qualidade sem aumentar os custos.

O estudo também revela que a automação está liberando recursos para atividades de maior valor agregado. Por exemplo, as funções de contabilidade e faturamento do cliente apresentam grandes oportunidades para automação, liberando tempo para foco em insights de negócios e análise. Com isso, a função financeira está dedicando mais tempo a insights de negócios do que a processamento de transações.

As empresas continuam a investir em tecnologia financeira, e a pesquisa mostra que o percentual de controles financeiros automatizados tem aumentado. Isso permite que as áreas financeiras sejam mais enxutas e eficientes. Além disso, à medida que as ferramentas e recursos focados em BI (Business Intelligence) se tornam mais demandados, há um aumento significativo nos gastos com tecnologia financeira.

Para liderar mudanças e gerar mais valor para os acionistas, as áreas financeiras devem continuar a investir em tecnologia e automação, aprimorar a colaboração entre departamentos e focar em análises e insights de negócios que apoiem decisões estratégicas mais fundamentadas.

Estudo de Benchmarking da Eficácia de Finanças 2024

Baixe o relatório completo

Download (PDF of 4.39mb)

Contatos

Claudio Machado

Claudio Machado

Sócio, PwC Brasil

Tel: 4004 8000

Siga a PwC Brasil nas redes sociais