Imersos no metaverso: o que as empresas precisam fazer agora

Janeiro de 2023

O metaverso se tornou um dos assuntos mais procurados nas pesquisas do Google em 2022. Muito além da euforia em relação ao conceito, organizações de todos os portes no mundo – e até governos – estão investindo para criar experiências imersivas.

Para as empresas, as implicações desse mundo imersivo e descentralizado são enormes. Consumidores e organizações poderão criar identidades digitais, com novas regras de governança e experiências digitais mais imersivas, que capturem atenção e, em última análise, receitas.

Nesse relatório, analisamos de que forma o metaverso pode mudar o modo como as empresas e os consumidores interagem com produtos e serviços, como as novas tecnologias estão convergindo para começar a possibilitar partes do metaverso, o fenômeno dos NFTs e o estágio atual do metaverso. Indicamos ainda o que a empresas devem fazer para não ficarem para trás.

 

Mais de US$ 400 bilhões é o valor que deve ser gerado pelo mercado do metaverso nos próximos três anos

Seis maneiras de começar a se preparar para o metaverso

Os conceitos do metaverso já funcionam na prática e são relevantes para os negócios, embora ainda falte, em grande parte, a prometida interoperabilidade. As empresas podem se beneficiar dessa nova realidade se conseguirem executar seis ações: três voltadas para oportunidades e casos de uso disponíveis e três para ajudar a construir os recursos que apoiarão o sucesso do metaverso no futuro.

Ações de curto prazo

  • Acelere. Atribua pelo menos um recurso ou fonte de conhecimento (como um grupo) para entender conceitos, como criptomoedas e descentralização, e a relevância deles para sua empresa, e para acompanhar a evolução do metaverso.
  • Desenvolva uma estratégia. Identifique gaps a serem fechados e oportunidades de longo prazo a serem exploradas. Em seguida, trabalhe nos alicerces.
  • Teste o terreno. Selecione algumas oportunidades disponíveis dentro das tendências do metaverso. Os casos de uso de menor risco incluem a venda de versões digitais de bens físicos, a oferta de tours virtuais de produtos ou instalações e o lançamento de NFTs para aumentar o reconhecimento da marca e as conexões com os clientes. 

Alicerces de longo prazo

  • Foco na confiança. As empresas devem, por exemplo, considerar a segurança no nível dos serviços, para que, independentemente do local do ativo, a segurança seja mantida. Para promover a confiança entre consumidores, acionistas, reguladores e outros stakeholders, comunique antecipadamente o que esperar de suas iniciativas de metaverso e como você mitigará os riscos potenciais. 
  • Repense os skills essenciais. A vantagem competitiva em um ambiente digital compartilhado e descentralizado pode ser diferente do que você tem hoje. Você pode precisar realizar upskilling na força de trabalho e recrutamento especializado para eliminar os gaps em relação às novas abordagens e relacionamentos com os clientes. 
  • Conecte os ambientes físico e digital. Se você adicionou ou planeja adicionar serviços e/ou ativos digitais ao seu portfólio, busque uma experiência de marca consistente nos aspectos físicos e digitais.

Contatos

David Morrell

David Morrell

Sócio, PwC Brasil

Tel: 4004 8000

Denise  Pinheiro

Denise Pinheiro

Sócia líder de Transformação Digital & Inteligência Artificial, PwC Brasil

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