O metaverso se tornou um dos assuntos mais procurados nas pesquisas do Google em 2022. Muito além da euforia em relação ao conceito, organizações de todos os portes no mundo – e até governos – estão investindo para criar experiências imersivas.
Para as empresas, as implicações desse mundo imersivo e descentralizado são enormes. Consumidores e organizações poderão criar identidades digitais, com novas regras de governança e experiências digitais mais imersivas, que capturem atenção e, em última análise, receitas.
Nesse relatório, analisamos de que forma o metaverso pode mudar o modo como as empresas e os consumidores interagem com produtos e serviços, como as novas tecnologias estão convergindo para começar a possibilitar partes do metaverso, o fenômeno dos NFTs e o estágio atual do metaverso. Indicamos ainda o que a empresas devem fazer para não ficarem para trás.
Mais de US$ 400 bilhões é o valor que deve ser gerado pelo mercado do metaverso nos próximos três anos
Os conceitos do metaverso já funcionam na prática e são relevantes para os negócios, embora ainda falte, em grande parte, a prometida interoperabilidade. As empresas podem se beneficiar dessa nova realidade se conseguirem executar seis ações: três voltadas para oportunidades e casos de uso disponíveis e três para ajudar a construir os recursos que apoiarão o sucesso do metaverso no futuro.