Em uma das maiores pesquisas globais com trabalhadores, os entrevistados se revelaram otimistas, mas também expressaram alguns temores. Eles dizem estar animados ou confiantes quanto ao futuro. A maioria acredita que pode enfrentar os desafios da automação, algo que ficou provado durante a pandemia, quando eles aprenderam novas habilidades digitais e se adaptaram rapidamente ao trabalho remoto. Mesmo assim, muitas pessoas acham que seu emprego está em risco e metade dos entrevistados sente que perdeu oportunidades de carreira ou de treinamento devido à discriminação.
A PwC se empenha em lançar luz sobre questões que envolvam a exclusão digital e os benefícios sociais e econômicos de uma colaboração público-privada maior no processo de upskilling e requalificação. Há muito a fazer para criar locais de trabalho mais inclusivos e com maior diversidade, que permitam a todos oferecer o que têm de melhor.
A pandemia já afetou indústrias inteiras, contribuindo para aumentar a ansiedade das pessoas quanto ao futuro.
À medida que as empresas aceleram seus planos de automação e muitos empregos continuam remotos, empregados de todos os setores precisarão adquirir novas habilidades para conseguir pensar e trabalhar de maneiras diferentes. O amanhã não é um destino fixo. Precisamos planejar para viver futuros dinâmicos, não estáticos.
Como uma das surpresas positivas da pandemia, as pessoas que tiveram chance provaram ser possível fazer uma transição rápida para o trabalho remoto, mantendo a produtividade alta.
Quando há acesso, os trabalhadores têm interesse em se requalificar conforme necessário, mas as disparidades no acesso ao treinamento permanecem. Aqueles que mais precisam de habilidades digitais ainda são os menos propensos a obtê-las. Se essa tendência continuar, corremos o risco de aumentar a exclusão digital. Os líderes precisam criar oportunidades mais inclusivas de upskilling.
“Se os padrões atuais de acesso a treinamento persistirem, o upskilling aumentará a desigualdade social, quando deveria ser exatamente o oposto.”
A pandemia expôs as desigualdades raciais e as tensões sociais em todo o mundo. Também reverteu o avanço rumo à igualdade de gênero, já que muito mais mulheres do que homens deixaram o mercado de trabalho no último ano. Ao mesmo tempo, muitos trabalhadores mais jovens não têm oportunidades de ascensão em uma organização.
Há necessidade real de abrir um diálogo genuíno e totalmente inclusivo sobre como desenvolver locais de trabalho mais diversificados e orientados por um propósito. As empresas precisam fazer perguntas difíceis e considerar as respostas que estão obtendo. E não apenas porque é a coisa certa a fazer. Também é bom para os negócios. Uma força de trabalho diversificada e esforços conscientes de inclusão promovem melhores resultados – por meio de diferentes perspectivas, pensamento criativo e colaboração aberta – que podem levar ao desenvolvimento econômico mais amplo de nossa sociedade e beneficiar a todos.
A grande maioria das pessoas deseja um emprego com um propósito. Não se trata apenas de atrair jovens talentos: essa questão é importante para pessoas de qualquer idade. Mas as realidades econômicas, é claro, também têm um impacto. Por isso é importante pensar sobre como o propósito e o sucesso econômico funcionam em conjunto.
“Focar no impacto social e maximizar o lucro não são mutuamente exclusivos. Ser uma empresa orientada por um propósito pode realmente ajudar a impulsionar seus resultados financeiros.”
Uma porcentagem extremamente baixa de pessoas que descobrem poder trabalhar remotamente deseja voltar ao escritório em tempo integral. Diante disso, a maioria das empresas está planejando manter pelo menos algum trabalho virtual ou horário flexível. Mais da metade espera que o trabalho remoto seja uma parte permanente de sua estratégia para a força de trabalho. Isso exigirá diferentes tipos de espaço físico.
Enquanto os líderes reinventam os escritórios do futuro, esperamos que o foco dessa iniciativa seja aumentar o espaço onde as pessoas possam iniciar, desenvolver e fortalecer relacionamentos. Onde possam vivenciar a cultura e a marca. E, claro, onde as equipes se reúnam para fazer brainstorm, colaborar e resolver problemas.
“O trabalho remoto será parte de como faremos negócios no futuro. Com investimentos contínuos em tecnologia, a colaboração virtual se tornará uma parte integrante da experiência do empregado.”