Os stakeholders estão fazendo perguntas sobre ESG

Os stakeholders consideram cada vez mais os relatórios ambientais, sociais e de governança (ESG) em suas avaliações de desempenho de negócios, mesmo com a contínua evolução dos padrões e orientações regulatórias. O que isso significa para o seu negócio e como você pode preparar sua empresa para o sucesso? Fazendo as seguintes perguntas:

  • Seu relatório ESG tem apelo para os stakeholders prioritários?

  • As informações que você divulga são consistentes, precisas e completas?

Mesmo que as respostas hoje sejam sim, você pode ser superado pelos concorrentes em um futuro não muito distante. À medida que os relatórios ESG evoluem, empresas que progridem mais rápido do que outras – usando, por exemplo, relatórios e análises ESG para embasar as decisões estratégicas – devem levar vantagem.

 

Quatro maneiras de fazer sua empresa avançar para relatórios ESG com grau de investidor

1. Decida sobre sua estratégia e métricas ESG

O primeiro passo é estratégico. Defina uma abordagem abrangente para ESG. Ela deve ser apoiada por um discurso claro vindo da liderança, com o compromisso da presidência e da equipe executiva, para obter a adesão de toda a organização de forma coesa e inclusiva.

2. Defina o processo e as etapas de governança para ter confiança em seus relatórios

Governança, controles, procedimentos e políticas padronizadas são cruciais se você pretende gerenciar relatórios ESG com eficiência. Um fluxo de trabalho automatizado e ferramentas de transformação de dados podem ajudar a garantir dados adequados e métricas claramente definidas. Com esse tipo de abordagem estruturada para governança e processos de elaboração de relatórios, seu relato ESG será baseado em dados objetivos e confiáveis.

3. Projete a arquitetura e a tecnologia de seus relatórios

Trate os relatórios ESG como o esforço integrado que eles são. Elabore uma arquitetura que inclua coleta, agregação, cálculo, validação, relatórios e análises de dados. Aproveite ao máximo as arquiteturas de relatórios financeiros existentes. Atribua cada elemento do relatório ESG à arquitetura.

4. Conte uma história autêntica e coerente

Ao contar a história ESG da sua empresa, é fundamental apresentar mais do que um instantâneo de onde você está no momento. É melhor contar para onde você deseja ir em seguida e como planeja chegar lá. Essa evolução ajuda a posicionar você para agir no momento, com relatórios e dados que podem apoiá-lo hoje e no futuro.

Contatos

Mauricio Colombari

Mauricio Colombari

Sócio, PwC Brasil

Tel: 4004 8000

Siga a PwC Brasil nas redes sociais