A realidade econômica do ESG

Os investidores valorizam cada vez mais a clareza das iniciativas ESG das empresas e demandam relatórios mais holísticos, comparáveis e confiáveis que os apoiem em suas decisões de negócio. 

Uma pesquisa recente feita pela PwC com 325 investidores em todo o mundo, entretanto, mostra que apenas um terço deles, em média, considera suficientemente boa a qualidade dos relatórios que recebem atualmente. Muitos relatórios ESG carecem de informações relevantes, oportunas, completas e comparáveis, o que torna as decisões de alocação de capital difíceis para todos no ecossistema. 

O estudo também aponta que, se as empresas não fizerem o suficiente ou não relatarem de forma transparente seu progresso, os investidores estão dispostos a agir, podendo até mesmo se desfazer do investimento. Eles querem apoiar as empresas, desde que elas tomem as medidas corretas em relação ao ESG.

 

Conheça alguns destaques da pesquisa

Expectativas

Os investidores esperam que o ESG seja uma parte central da estratégia de uma empresa e que ela priorize a redução das emissões de gases do efeito estufa de escopos 1 e 2. Eles também consideram que a responsabilidade da alta administração em relação ao ESG ajuda a entender o quanto a empresa está seriamente comprometida com a questão.

A realidade

A maioria dos investidores entrevistados considera que vale a pena sacrificar a lucratividade de curto prazo para lidar com questões ESG. Esse dado deve dar algum conforto às empresas que temem receber críticas por reduções no lucro por ação (EPS, na sigla em inglês). Entretanto, quase metade dos investidores ouvidos não está disposta a aceitar qualquer redução no retorno de seus investimentos em troca de benefícios sociais ou econômicos.

Ações

Os investidores querem se envolver com as empresas em sua jornada ESG. Porém, caso elas não tomem iniciativas e não ofereçam uma comunicação transparente por meio de relatórios, eles agirão. Para isso, estão dispostos a usar o seu poder de voto e, se necessário, se desfazer do investimento.

Contatos

Mauricio Colombari

Mauricio Colombari

Sócio, PwC Brasil

Tel: 4004 8000

Siga a PwC Brasil nas redes sociais