Acelerando a jornada rumo a zero emissões líquidas de gases de efeito estufa

Temos visto um aumento no número de empresas globais comprometidas com a transição para zero emissões líquidas de gases de efeito estufa. Agora, elas precisam traduzir compromissos em transformação real dos negócios. Isso é fundamental para o sucesso dos negócios no longo prazo, e para enfrentar a crise climática sem precedentes que o planeta enfrenta.

A PwC tem orgulho em atuar como consultora de conhecimento para a Microsoft na sua transformação para zero emissões líquidas. Usando a experiência da PwC na transformação de empresas para zero emissões líquidas, e também dos negócios de forma mais ampla, nós nos unimos para criar um guia capaz de ajudar as empresas a passar da ambição para a ação.

Produzido pela PwC sob encomenda da Microsoft, o guia The Building Blocks of Corporate Net Zero Transformation é a primeira contribuição de um estudo da empresa para a Iniciativa Transform to Zero. Ele define o cenário do que se entende por transformação para zero emissões líquidas nos negócios, e fornece uma plataforma consistente para o desenvolvimento da iniciativa.

Alcançar zero emissões exige uma transformação do negócio por inteiro, e as funções organizacionais precisam desempenhar um papel vital durante a implementação. Nenhuma área permanece intocada – estratégia, desenvolvimento de produtos, vendas, marketing, inovação, P&D, finanças corporativas, risco e compliance, compras e gestão de pessoas, todos são envolvidos.

Destinado a executivos e gerentes, o relatório destaca nove pilares da transformação de negócios que são necessários para alcançar zero emissões. Ele fornece um modelo coerente de práticas recomendadas que os stakeholders podem usar para se informar e se orientar sobre como incorporar as emissões zero na estratégia e no modelo operacional da empresa. O trabalho é holístico, abrangente e neutro do ponto de vista setorial, podendo ser utilizado por qualquer empresa.

Sobre a Transformação para Emissões Zero

A Transformação para Emissões Zero envolve grandes empresas que promovem a aceleração da transformação de negócios e indústrias rumo a um futuro de emissões zero socialmente justo.

 

Como podemos ajudar? O caminho para as emissões zero

Parâmetros de impacto e risco climático

Identificar e priorizar riscos e oportunidades climáticas, compreender o desempenho atual na comparação com os pares do setor e avaliar as implicações de valor e iniciativas de mudança necessárias para mitigar riscos. Saiba mais: 

Gestão e Medição de Impacto Total (TIMM, na sigla em inglês) – uma visão holística do que as empresas precisam para compreender riscos, identificar oportunidades e manter um impacto positivo.

Força-tarefa para Divulgações Financeiras Relacionadas às Mudanças Climáticas (TCFD, na sigla em inglês) – uma ferramenta de diagnóstico de avaliação da preparação da empresa. O modelo do TCFD é uma maneira racional de começar a pensar como a organização lida com a questão das mudanças climáticas.

 

Desenvolvimento da estratégia de emissões zero

Compreender e avaliar as questões estratégicas de sustentabilidade para o seu negócio, avaliar o business case da mudança e dos investimentos sustentáveis e desenvolver e implementar estratégias de negócios centradas em questões de desenvolvimento sustentável. Saiba mais:

Análise de cenários climáticos – uma ferramenta para compreender as implicações do clima para seus negócios. Nossos modelos climáticos exclusivos (cobrindo impactos físicos e transitórios) podem ajudar a explorar o que a mudança climática significa para a empresa.

Organizações e cadeias de suprimentos resilientes – ajudamos nossos clientes a integrar aspectos de sustentabilidade de prazo mais longo em suas estratégias, políticas e processos de compras e fornecimento.

Toolkit de finanças sustentáveis – um conjunto de ferramentas e recursos exclusivos voltados para a gestão de riscos sociais e ambientais.

Ambiental, social e governança (ESG, na sigla em inglês) – em meio a uma pandemia global, preços de petróleo negativos e paralisação das negociações climáticas, é difícil imaginar uma conjuntura mais difícil para os temas ESG.

Transparência, asseguração e divulgação financeira

A transparência nas métricas e nos relatórios internos e externos é um fator cada vez mais importante para que empresas consigam atrair e reter investimentos responsáveis e para gerenciar a reputação dos negócios. Saiba mais:

Força-tarefa para Divulgações Financeiras Relacionadas às Mudanças Climáticas (TCFD, na sigla em inglês) - uma ferramenta de diagnóstico de avaliação da preparação da empresa. O modelo da TCFD é uma maneira racional de começar a pensar como a organização lida com a questão das mudanças climáticas.

Propósito e impacto em relatórios de sustentabilidade – as empresas estão se tornando mais transparentes sobre seus propósitos corporativos. Elas estão usando esses propósitos para demonstrar o valor que geram para a sociedade e o impacto que exercem no ambiente.

Medição e gestão do desempenho da sustentabilidade – empresas que são obrigadas – ou que tomam a iniciativa de – explicar sua situação e seu desempenho em relação às emissões e à mudança climática precisam avaliar cuidadosamente seus requisitos de processos, sistemas, controles e relatórios internos.

Avaliação da maturidade da governança climática – uma análise baseada em riscos dos processos de governança corporativa e de quão preparados eles estão para a o gerenciamento dos riscos climáticos.

 

Transformação organizacional

O alinhamento do modelo operacional da sua organização à sua estratégia de zero emissões vai guiar a transformação necessária para alcançar zero emissões, o que inclui decisões de investimento de capital e P&D, desenvolvimento de pessoas e talentos e design de produtos, serviços e experiências do cliente. Saiba mais:

Pessoas e organizações: gestão de programas e mudanças – assessoramos clientes na construção de empresas orientadas por propósitos nas quais as pessoas queiram trabalhar.

Transformação do modelo operacional – a eficácia de um modelo operacional tem um impacto significativo na capacidade de uma empresa de atingir seus objetivos estratégicos, preparando a organização e seus empregados para o sucesso e atendendo às necessidades de clientes, acionistas e outros stakeholders.

Melhor processo de decisão – para instituições financeiras que buscam apoiar a transição para uma economia de baixo carbono, este é o momento de integrar modelos avançados de políticas, processos e estruturas nas decisões do dia a dia.

 

Contatos

Mauricio Colombari

Mauricio Colombari

Sócio, PwC Brasil

Tel: 4004 8000

Siga a PwC Brasil nas redes sociais