A atividade de fusões e aquisições (M&A) no segmento de consumo foi fraca até setembro de 2023, atingindo os níveis mais baixos desde o início da pandemia de covid-19.
A incerteza econômica e a diminuição do poder de compra devido à inflação estão afetando diretamente a confiança e os gastos dos consumidores, e espera-se que essa situação melhore progressivamente ao longo do ano.
Apesar disso, mantemos um otimismo cauteloso de que as tendências de longo prazo e os fatores por trás delas resultarão em uma atividade mais estável de M&A no setor.
Do total de transações do setor de consumer markets, consumo e varejo lideram as transações, sendo responsáveis por mais de 50% das transações.
“Os CEOs do setor de consumo estão se equilibrando em um ambiente econômico difícil, com mudanças de longo prazo no comportamento do consumidor e o avanço contínuo da tecnologia. Acredito que as transações de M&A serão um acelerador valioso, ajudando as empresas a alcançarem seus objetivos estratégicos.”
Varejo. Nos primeiros nove meses de 2023, o setor varejista se manteve desafiador. A maior probabilidade de atividades de M&A está nos subsetores mais resilientes – como saúde e bem-estar do consumidor (incluindo clínicas que oferecem serviços de saúde e beleza), artigos de beleza, produtos e serviços para animais de estimação – ou em situações específicas motivadas por refinanciamento ou necessidade de transformação.
Outros segmentos de varejo, como os de artigos para o lar, moda e eletrônicos de consumo, estão enfrentando uma queda de demanda, pois os consumidores, prejudicados pela inflação, reduziram os gastos com itens não essenciais. Nos próximos meses, esperamos ver nesses setores níveis mais elevados de atividades de reestruturação e M&A de empresas com dificuldade financeira.
Consumidor. O setor de consumo continua atraente do ponto de vista de M&A, com transações impulsionadas por análises de portfólio e negócios estratégicos. Prevemos que as atividades de M&A aumentarão nos subsetores de ingredientes alimentícios e agronegócios. O setor de produtos para animais de estimação também deverá permanecer ativo.
Temos observado ainda um crescente interesse em serviços ao consumidor. Os investidores são atraídos pela natureza recorrente das receitas e base digital para a prestação de serviços.
Turismo e lazer. A atividade de M&A no setor de turismo e lazer durante o primeiro semestre do ano foi dominada pelo subsetor esportivo. As viagens a negócios praticamente retornaram aos níveis vistos em 2019, elevando, como consequência, as atividades de M&A nesse subsetor.
Nossa previsão é que os investidores continuarão a buscar a aquisição dos melhores negócios no setor, embora o volume geral de M&A continue moderado. Nesse contexto, vemos que a atividade liderada por corporações continua forte.
Transporte e logística. A atividade de transações no setor de transporte e logística diminuiu na primeira metade de 2023 e permanece abaixo dos níveis do período anterior à pandemia.
O fluxo de transações provavelmente continuará moderado até que as avaliações de empresas de capital fechado se realinhem entre vendedores e compradores. No entanto, esperamos poder ver mais transações de deslistagem.
Acreditamos que transações focadas no desenvolvimento de capacidades (com ênfase em serviços de logística e tecnologia), conduzidas pelos grandes operadores para acelerar a inovação por meio de aquisições, além de algumas transações de pequeno a médio porte, impulsionarão o mercado de M&A no setor de transporte e logística no segundo semestre do ano.
O ano 2023 deve ser difícil para as atividades de M&A no setor de consumo devido ao cenário econômico e aos problemas para obter financiamento.
Mesmo com o otimismo crescendo de forma cautelosa, é provável que o valor das transações permaneça abaixo dos níveis históricos e inclua estruturas mais complexas para apoiar o financiamento do negócio e a proteção contra perdas para todas as partes envolvidas.