Diversidade geracional nas empresas: mitos, realidades e caminhos para o futuro

Diversidade geracional nas empresas: mitos, realidades e caminhos para o futuro
  • Novembro 25, 2024

Compreenda os estereótipos sobre as gerações no ambiente corporativo e descubra como transformar a diversidade em um valor estratégico

95%

dos participantes reconhecem os benefícios da convivência entre gerações

65%

das empresas ainda não têm programas de diversidade geracional

80%

dos participantes acreditam que inclusão e diversidade são responsabilidades das empresas

86%

das empresas não têm planos de carreira para profissionais acima de 40 anos

O envelhecimento da população e a convivência entre diferentes gerações no ambiente corporativo exigem um novo olhar sobre a diversidade geracional. A Pesquisa de Diversidade Geracional 2024, realizada pela PwC Brasil em parceria com a Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP), traz insights valiosos sobre as percepções e desafios entre Baby Boomers, Geração X, Millennials e Geração Z.

O estudo revela como os estereótipos e preconceitos entre gerações impactam o ambiente de trabalho e apresenta caminhos práticos para que as empresas se beneficiem dessa convivência, incentivando respeito e colaboração entre todas as idades.

A pesquisa envolveu profissionais de 117 empresas e foi realizada em duas etapas. Na fase quantitativa, 93 empresas responderam a um questionário específico. Na qualitativa, foram conduzidas entrevistas de 60 minutos com gestores de RH e negócios de 24 empresas, além de cinco grupos focais com colaboradores para entender as práticas de gestão e a convivência entre gerações.


Etarismo no trabalho? Quase 30% relatam ter sofrido...


Não sei responder
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Sim, já sofri
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Não, nunca sofri
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...Baby boomers e geração X tem taxas mais altas


Baby boomers
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Geração X
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Geração Z
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Geração Y
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Fonte: Pesquisa Geracional PwC Brasil / FGV EAESP.

Benefícios da diversidade intergeracional

A presença de múltiplas gerações nas empresas traz uma riqueza de perspectivas e experiências. O estudo mostra que 95% dos participantes concordam que a convivência entre diferentes faixas etárias traz benefícios para a empresa, como melhorar o ambiente de trabalho e incentivar o respeito mútuo.

Diversidade geracional: o que está sendo feito na prática?

Embora a diversidade seja valorizada, o estudo revela que 65% das empresas ainda não implementaram programas ou iniciativas para promover a inclusão geracional. A falta de planejamento estratégico que considere o envelhecimento da força de trabalho também é uma realidade que desafia o mercado. Abordar essa questão é fundamental para que as empresas estejam preparadas para um futuro de maior representatividade e inclusão.


Sua empresa tem iniciativas ou programas voltados à diversidade geracional?


Não sei responder
%
Sim
%
Não
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Sua empresa leva em conta o envelhecimento da população em seu planejamento da força de trabalho?


Não sei responder
%
Sim
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Não
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Quatro gerações na empresa: fatos e estereótipos

Atualmente, quatro gerações convivem nas organizações: Baby Boomers, Geração X, Millennials e Geração Z. Cada uma tem características próprias, mas os estereótipos limitam o potencial colaborativo. O estudo revela que, embora exista a percepção de que os mais velhos têm mais dificuldades com tecnologia e os mais jovens são imediatistas, muitos desses estereótipos são infundados. O desempenho dos profissionais mais velhos com a tecnologia, por exemplo, atende às expectativas. Compreender essas gerações de forma realista ajuda a eliminar preconceitos e a construir equipes mais fortes.

A realidade vai além dos estereótipos

A pesquisa mostra um panorama mais complexo e diverso do que as simplificações cotidianas sugerem.

Diversidade geracional como sustentabilidade dos negócios e das relações

A convivência entre gerações pode se tornar um pilar de sustentabilidade para as empresas. O estudo mostra que valorizar a diversidade geracional aumenta o engajamento, a inovação e contribui para uma cultura organizacional mais forte e inclusiva. Diante de um mercado de trabalho em constante mudança e de uma população que envelhece rapidamente, promover a inclusão intergeracional não é apenas uma necessidade atual, mas uma estratégia para assegurar a longevidade e a relevância dos negócios.

Os dados da pesquisa apontam, no entanto, que uma diversidade geracional que seja verdadeiramente valorizada e respeitada ainda está distante.

Mitos e realidades da diversidade geracional nas empresas – Pesquisa de Diversidade Geracional 2024

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Leandro Camilo

Leandro Camilo

Sócio e líder de Inclusão e Diversidade, PwC Brasil

Camila Cinquetti

Camila Cinquetti

Sócia e líder de People & Organization, PwC Brasil

Renato Souza

Renato Souza

Diretor de Inclusão, Diversidade e Sustentabilidade Corporativa, PwC Brasil

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