A maioria dos líderes do segmento de empresas de Tecnologia, Mídia e Telecomunicações (TMT) no Brasil (70%) e no mundo (68%) compartilha da mesma expectativa da média brasileira (73%) em relação ao crescimento da economia global: para eles, o ritmo vai se desacelerar.
Em relação ao próprio território, porém, os executivos dessas empresas estão bem mais otimistas: 73% apostam na aceleração do crescimento no país, uma visão mais positiva do que a média brasileira (66%) e do próprio setor no mundo (32%).
Os dados são da 26ª Global CEO Survey, a mais recente edição da nossa pesquisa anual com CEOs. O estudo ouviu mais de 4.400 executivos em 100 países e contou com uma participação recorde de líderes do Brasil.
A pesquisa revela também que 32% dos CEOs do segmento de empresas de Tecnologia, Mídia e Telecomunicações no Brasil não acreditam que suas empresas serão economicamente viáveis por mais de uma década, se for mantido o rumo atual. Uma proporção menor do que a verificada entre os CEOs de todas as indústrias no país (33%) e a média do setor no mundo (44%).
A inflação é a principal ameaça apontada pelos CEOs de empresas do setor no Brasil (35%), seguida pela instabilidade macroeconômica (22%). A ordem desses aspectos é a mesma para os líderes brasileiros de modo geral, mas eles se mostram muito mais preocupados com o segundo (38%).
Entre os fatores que mais podem afetar a lucratividade de seus negócios nos próximos dez anos, os CEOs de empresas do segmento no Brasil citaram as inovações tecnológicas em primeiro lugar (84%), seguindo a tendência da média de todas as empresas do país (67%).
Baixe o arquivo e conheça mais resultados da 26ª Global CEO Survey sobre o segmento de empresas de Tecnologia, Mídia e Telecomunicações.
Sócio e líder do setor de tecnologia, mídia e telecomunicações, PwC Brasil
Tel: 4004 8000