Os resultados da 28ª Global CEO Survey da PwC, que ouviu mais 4.700 líderes em mais de 100 países, revelam que parte dos CEOs avança rapidamente para explorar o potencial de crescimento e geração de valor das forças que definem o momento atual. Eles investem em inteligência artificial generativa, atuam para aproveitar as oportunidades e enfrentar as ameaças trazidas pelas mudanças climáticas e reinventam suas operações e modelos de negócios para gerar valor, inovação e garantir sustentabilidade. Mas muitos ainda avançam lentamente, limitados por visões de liderança e processos que levam à inércia.
Para esse grupo, há apenas duas opções: acelerar a reinvenção ou apostar que, com alguns ajustes, os atuais modelos operacionais e de negócios continuem a gerar resultados, mesmo com a IA e a transição para uma economia de baixo carbono redefinindo as dinâmicas de valor no mercado.
No conjunto das empresas do ecossistema de negócios Brasil-Alemanha,1 nossa pesquisa mostra que, embora os CEOs dessas organizações compartilhem de um otimismo significativo em relação ao crescimento econômico global e local, eles enfrentam desafios específicos, que exigem a combinação de sua tradição de excelência com uma postura mais ousada e estratégica.
Nesta publicação, comparamos os resultados da pesquisa com os CEOs do ecossistema de negócios Brasil-Alemanha com a média nacional das respostas de CEOs de diversos setores no Brasil, na Alemanha e no mundo.
1 Empresas associadas à Câmara Brasil-Alemanha, que incluem organizações de origem alemã, austríaca e suíça de língua alemã, além de empresas brasileiras com fortes relações comerciais ou interesse no mercado germânico. Essa rede também abrange multinacionais e empresas locais que buscam fortalecer laços com o ecossistema de negócios Brasil-Alemanha, promovendo inovação, sustentabilidade e oportunidades bilaterais.