Os resultados da 28ª Global CEO Survey, que ouviu mais 4.700 líderes em mais de 100 países, mostram que parte dos CEOs avança rapidamente para explorar o potencial de crescimento e geração de valor das forças que definem o momento atual. Eles investem em inteligência artificial generativa, atuam para aproveitar as oportunidades e enfrentar as ameaças trazidas pelas mudanças climáticas e reinventam suas operações e modelos de negócios para gerar valor, inovação e garantir sustentabilidade. Mas muitos ainda avançam lentamente, limitados por visões de liderança e processos que levam à inércia.
Para esse grupo, há apenas duas opções: acelerar a reinvenção ou apostar que, com alguns ajustes, os atuais modelos operacionais e de negócios continuem a gerar resultados, mesmo com a IA e a transição para uma economia de baixo carbono redefinindo as dinâmicas de valor no mercado.
No setor de varejo e consumo, nossa pesquisa mostra que o sucesso exigirá ousadia para adotar novas estratégias de crescimento, integrar soluções tecnológicas e equilibrar inovação e sustentabilidade. O momento exige liderança visionária e ações decisivas para garantir a competitividade do setor no longo prazo.