28ª CEO Survey

Destaques da Indústria de Energia e Serviços de Utilidade Pública no Brasil

Os resultados da 28ª Global CEO Survey da PwC, que ouviu mais 4.700 líderes em mais de 100 países, revelam que muitos CEOs estão avançando rapidamente para transformar as forças que redefinem o cenário de negócios atual em alavancas de crescimento e criação de valor.  

Eles investem em inteligência artificial generativa, atuam para aproveitar as oportunidades e enfrentar as ameaças trazidas pelas mudanças climáticas e reinventam suas operações e modelos de negócios para gerar valor, inovação e garantir sustentabilidade. Além disso, os CEOs que adotam estratégias com impacto climático positivo estão obtendo um melhor retorno sobre seus investimentos. No entanto, muitos ainda avançam lentamente, influenciados por abordagens de liderança e processos que dificultam a agilidade. 

Para esse grupo, há apenas duas opções: acelerar a reinvenção ou apostar que as mudanças trazidas pela IA e pela economia de baixo carbono não afetarão a lucratividades e o crescimento dos seus negócios. 

No setor de Energia e Serviços de Utilidade Pública no Brasil (EU&R), nossa pesquisa mostra que, apesar do otimismo em relação à economia, a redução na confiança sobre o crescimento da receita nos próximos anos e sobre a viabilidade dos modelos de negócios no longo prazo reflete a urgência de adaptações rápidas para lidar com um ambiente de negócios em constante transformação. 

Nesta publicação, comparamos os resultados dos CEOs de Energia e Serviços de Utilidade Pública no Brasil (EU&R) no Brasil com a média nacional das respostas dos CEOs dos mais variados setores (Brasil) e também com a média das respostas dos CEOs dos mais variados setores nos países pesquisados (Global). 


77% dos CEOs do setor no Brasil esperam aceleração da economia local nos próximos 12 meses, pouco acima da média nacional de todos os setores (73%).   -> 51% dos CEOs do setor acreditam que suas empresas não serão viáveis economicamente por mais de dez anos sem mudanças significativas – acima da média geral.    -> As mudanças climáticas são apontadas como a principal ameaça para o setor, em nível significativamente maior do que a média geral dos CEOs nacionais – dez pontos percentuais acima.   -> Quase um terço dos CEOs do setor afirma que investimentos climáticos aumentaram seus custos, enquanto quase metade relata aumento de receita.

28ª CEO Survey - Destaques da Indústria de Energia e Serviços de Utilidade Pública no Brasil

Download

Download (PDF of 6.42mb)
Siga a PwC Brasil nas redes sociais