Programa com foco em potencializar startups por meio de uma aproximação estratégica com empresas líderes no agro, os Innovation | Corporates.
Durante o programa, as startups selecionadas, vão embarcar em uma jornada de experiência com os Innovation | Corporates, objetivando desenvolver relacionamento e mergulhar nos desafios estratégicos do negócio.
Bem-vindas e bem-vindos à 6ª edição do Intensive Connection. As inscrições começam dia 10 de julho e vão até 31 de julho.
Agricultura regenerativa e a mensuração de seus impactos
A Bunge reforça seu posicionamento, na transição para uma agricultura de baixo carbono, sabendo que para atingi-la é necessário um esforço coletivo. Por isso, junto dos times de sustentabilidade e da Fundação Bunge, busca oferecer mecanismos para a definição de métricas relacionadas à adoção de práticas regenerativas. Por meio do programa, a empresa pretende encontrar parceiros no ecossistema que a suportem com ferramentas de agricultura de precisão, aferição de eficiência, gestão inteligente e mensuração de indicadores de práticas sustentáveis. O foco será na escolha de startups capacitadas na avaliação de resultados e na comprovação dos benefícios das práticas em propriedades rurais, independentemente da escala de produção. O poder de atuação junto à Bunge nessa temática pode ser exemplificado por projetos como o Programa de Agricultura Regenerativa da companhia no Brasil, que já abrange 250 mil hectares e será expandido para 600 mil hectares até 2026, e pelo “Semêa”, liderado pela Fundação Bunge - projeto de agricultura de baixo carbono com foco em práticas regenerativas para ampliar ações e conhecimentos que estimulem a preservação do solo, floresta e água, integrando agricultores familiares, povos tradicionais e grandes produtores.
Startups selecionadas
Granja 4.0 a serviço da produção aves e suínos
A escolha do tema reflete o compromisso da Ceva Saúde Animal em levar inovação direto ao cliente, para fomentar o aumento da lucratividade na produção de aves e suínos. Nesse sentido, a companhia busca startups que possam otimizar recursos e intensificar a análise de dados, visando administrar, monitorar e evoluir nos processos do dia a dia de forma inteligente e interconectada, a fim de construir as bases de um sistema de produção de precisão. Entre as tecnologias 4.0 aplicadas no contexto de granjas de precisão podem estar, por exemplo: sensores IoT para monitoramento do ambiente, sistemas de alimentação automatizados, dispositivos vestíveis e câmeras inteligentes que acompanham o comportamento animal, plataformas digitais de análise de desempenho dos animais, plataformas de gestão integradas. A busca é por um mínimo produto viável ou soluções comerciais que possam ser apresentadas aos principais produtores de suínos e aves do Brasil.
Startups selecionadas
Soluções emergentes para ampliar a adoção de tecnologia no campo
Em seu desafio no Intensive Connection, a John Deere explora como soluções emergentes podem apoiar a adoção tecnológica no agronegócio. Nesse sentido, a companhia busca inovações já aplicadas no agro ou originárias de outros setores. Essas inovações incluem gestão de frotas autônomas, drive coach, além de realidade aumentada e gamificação, que têm potencial de transformar a forma como os agricultores operam as atividades no campo.
Startups selecionadas
Soluções para maior eficiência produtiva aliada ao desenvolvimento sustentável
A Microsoft reforça seu compromisso com o agronegócio trazendo para o programa sua cliente Belagricola, que reconhece os desafios dos produtores rurais e trabalha dia após dia para superá-los. Juntas, as duas empresas desejam explorar possibilidades de tecnologias que apoiem o produtor rural na conquista de maior eficiência produtiva aliada ao desenvolvimento sustentável. Na estreia no Intensive Connection, as empresas vêm com a premissa de conhecer startups que apresentem soluções voltadas para solo, carbono, clima e gestão de dados, treinamentos e educação, visando entrega de valor ao produtor rural, garantindo sustentabilidade e longevidade para os sistemas produtivos. Demonstrando a relevância que essa busca tem diante da estratégia das empresas, pretendesse que as soluções selecionadas apoiem o projeto Rota da Produtividade, uma iniciativa Belagricola que impulsiona a melhor produtividade, rentabilidade, viabilizando o sucesso sustentável dos produtores rurais.
Startups selecionadas
IA para identificação de desafios dos produtores e geração de insights no manejo de fertilizantes
A OCP Brasil está comprometida com o aumento sustentável da produção agrícola e entende que a inteligência artificial (IA) pode oferecer benefícios para o(a) produtor(a) rural. A empresa deseja explorar possibilidades de coleta e análise de dados gerados nas fazendas, de modo que eles tragam insights para a construção de novas soluções digitais. O objetivo é contribuir para o uso de fertilizantes de modo cada vez mais racional e eficiente, o que irá resultar em altas produtividades e um maior cuidado com a preservação do meio ambiente. O foco desse trabalho colaborativo será a escolha de startups que atuam dentro da porteira e têm expertise em transformar desafios e sinais vindos do campo em diagnósticos, análises e planos de ação.
Todo o potencial de conexão do Agtech Innovation e dos Innovation | Corporates voltados para potencializar as startups
A jornada de atividades para as startups selecionadas é planejada considerando o diferencial de cada companhia, com o objetivo de habilitar os empreendedores para atuar no mercado do Innovation | Corporate, conectá-los com a áreas de negócios, executivos e/ou clientes; aculturar, permitindo que as startups tenham contato com a empresa, conhecendo sobre sua maneira de se relacionar e estabelecer parcerias; além de preparar para alavancar negócios e projetos.
A jornada é um mecanismo que facilita a interação ganha-ganha entre Innovation | Corporate e Startups selecionadas, permitindo que esses atores se conheçam e estabeleçam relações longevas.
Compreendemos que a inovação não tem fronteiras e que a expertise de startups que não atendem o agro também pode ser de grande valia para os desafios do setor. Assim, o Intensive Connection pode ser uma oportunidade para empreendedores conhecerem oportunidades de negócios por meio de empresas referência, os Innovation | Corporates.
As startups selecionadas são divulgadas por meio das mídias sociais Agtech Innovation, releases de imprensa em importantes veículos de comunicação, além de receberem destaque em eventos organizados pelo hub.
Catalisadores dos Innovation | Corporates, focados em acompanhar todas as atividades e iniciativas geradas no programa.
Durante o programa, as startups selecionadas ganham acesso à momentos imersivos no hub, com direito à posições físicas na área de open space e acesso à eventos oficiais (físicos e online) promovidos pelo Agtech Innovation.
É preciso que as startups que se inscrevam, reconheçam valor da fase "jornada", estando dispostas a estreitar relação com os Innovation | Corporates por meio das atividades proporcionadas por essas empresas, antes de qualquer contrato negocial.
É importante que a startup disponibilize, para acompanhar o programa, um ponto focal multidisciplinar, com experiência prévia liderando projetos/relação com grandes empresas, além de expertise alinhada à temática do Innovation | Corporate.
Apresentar fit com a demanda e caráter inovador, com potencial de escalabilidade, foco na usabilidade e experiência do usuário e com potencial de integração e adaptabilidade.
O time que estará em contato rotineiro com as startups selecionadas:
O time de executivos que apoiará o andamento do programa junto às startups selecionadas: