10ª Edição Agtech Meeting

Colaboração e reinvenção em tempos de complexidade

SESSS 1
data e hora

Data

2 e 3 de outubro

data e hora

Horário

9h00

8h00 (Início do Credenciamento)

data e hora

Local

Reserva Jequitibá 

Piracicaba - SP

SESSS 1
SESSS 1
SESSS 1
FOTO CS

Colaboração e reinvenção em tempos de complexidade

O Agtech Meeting 2024 traz a visão de que, na cadeia do agronegócio, os melhores resultados são obtidos quando se trabalha em rede, de forma colaborativa. Com o tema “Colaboração e reinvenção em tempos de complexidade”, o evento discute o cenário econômico, geopolítico, cultural, ambiental e tecnológico que desafia o setor e estimula a união dos stakeholders para propor soluções cada vez mais sustentáveis, competitivas e inclusivas. 

Ao longo dos dias 2 e 3 de outubro, o contexto global do setor, a gestão da mudança nos negócios, transição energética, revolução biológica e biosintética, além da rastreabilidade dos alimentos, IA e sucessão familiar tomam conta dos palcos que irão mobilizar mais de 1.500 participantes em Piracicaba (SP).

SESSS 1
SESSS 1
data e hora

Palco Complexidades

Em tempos em que ninguém é sequer capaz de resolver nada sozinho, apresentamos, neste palco, relatório inédito sobre a maturidade do ecossistema de inovação do agro e os caminhos para manter a cooperação em alta e multiplicar cases de sucesso. Startups, corporações, cooperativas, distribuidores, a Academia e os produtores rurais têm lugar de fala para compartilhar sua trajetória na construção de parcerias duradouras e apontar reflexões que fortalecem a reinvenção da cadeia.

FOTO LOCAL
data e hora

Palco Colaboração

Diferentes modalidades de investimento, de acesso a crédito e expansão nacional e internacional de negócios fomentam as discussões neste palco, em que o pano de fundo são os arranjos que privilegiam a cooperação entre os stakeholders. Do potencial das JVs à interlocução na cadeia proporcionada pela IA, passando não mais pelos produtos, mas pelos manejos regenerativos, o Palco Colaboração é lugar de pensar a inovação que gera resultados.

FOTO LOCAL
data e hora

Arena do Produtor

No PwC Agtech Innovation, o produtor rural está no centro do debate sobre democratização do acesso à tecnologia, atração e retenção de talentos no campo e práticas sustentáveis. Lado a lado com todo o ecossistema de inovação – incluindo startups, empresas, hubs, entidades – o que se busca é encontrar terreno fértil para solucionar desafios do dia a dia e problemas complexos. Na Arena do Produtor, a realidade “pé no chão” das fazendas é o ponto de partida para uma troca de experiências genuína entre os convidados dos debates e a plateia.

FOTO LOCAL
SESSS 1
SESSS 1
SESSS 1
FOTO CS

Espaço Conexão

O Espaço Conexão é um local dedicado ao networking e experiências com as startups residentes e memberships do PwC Agtech Innovation. Neste ambiente, você poderá explorar uma exposição diversificada de startups que estão moldando o futuro do agronegócio, além de se conectar com a comunidade do nosso hub.

Empreendedores locais também marcarão presença, trazendo perspectivas únicas e sabores de Piracicaba-SP. Seja para networking, inspiração ou aprendizado, o Espaço Conexão é o lugar ideal para estabelecer parcerias estratégicas e compartilhar conhecimentos em um ambiente que fomenta a inovação e o espírito empreendedor.

Palco Startups

Os empreendedores da nossa comunidade apresentarão as suas soluções em sessões de pitch durante os dois dias de evento. As demonstrações tecnológicas no Palco Startups mostrarão as últimas inovações das tecnologias que estão em busca de um agronegócio mais sustentável. As sessões acontecerão no Espaço Conexão, no térreo do Pecege, solicite o seu fone e conheça as soluções que estão transformando a maneira como cultivamos, colhemos e alimentamos o mundo.

SESSS 1

Lab de Aprendizagem

O Lab de Aprendizagem é o espaço dedicado à experimentação e ao desenvolvimento de habilidades teórico-práticas no Agtech Meeting. Com uma programação rica em workshops de experiências, este ambiente foi projetado para oferecer uma imersão em temas relevantes e inovadores, permitindo que os participantes coloquem a mão na massa e vivenciem na prática as últimas tendências e tecnologias do agronegócio.

Cada workshop é uma oportunidade de aprender com especialistas, explorar novas ferramentas e metodologias, e adquirir conhecimentos que podem ser aplicados no seu negócio ou projeto. Seja você um empreendedor, profissional da área, ou produtor, o Lab de Aprendizagem é o local ideal para expandir suas habilidades e se preparar para os desafios e oportunidades do futuro.

FOTO CS
SESSS 1
SESSS 1

Agenda

10h 

Colaboração e reinvenção em tempos de complexidade

Em um cenário global marcado por rápidas mudanças e incertezas, a capacidade de colaborar e se reinventar é fundamental para a sobrevivência e crescimento das organizações. A partir da jornada de transformação da BASF, a abertura do Agtech Meeting discute os caminhos da inovação aberta, da ambidestria organizacional com foco no cliente e do planejamento estratégico para manter corporações jovens e centenárias na vanguarda, alavancando oportunidades e estimulando a capacidade de resposta aos desafios contemporâneos. De olho na sustentabilidade dos negócios, somos lembrados que é importante não perder de vista a geração de valor compartilhado.

Mediador
foto 1

Marco Castro
Sócio-Presidente da PwC Brasil

Convidado
foto 1

Marcelo Batistela
Vice Presidente Brasil de Soluções para Agricultura da BASF

SESSS 1

11h

Desafios globais e o cenário para desenvolvimento da agropecuária brasileira

Na indústria a céu aberto que é o agro, não existem problemas simples. Do cuidado com o solo e manejo da lavoura até a fase da colheita, o produtor está sujeito ao imponderável. Clima, preços internos, geopolítica e câmbio são apenas algumas das variáveis envolvidas na equação da produção. Em tempos complexidade, que vêm acompanhados ainda de guerras, pandemias, mudanças climáticas, ajuste fiscal e eleições polarizadas, a capacidade de adaptação virou questão de continuidade ou descontinuidade dos negócios. Neste painel, discutimos o cenário para desenvolvimento da agropecuária brasileira e alternativas para superar desafios globais por meio da cooperação entre os stakeholders, que juntos têm condições de serem muito bem-sucedidos.

Mediadora
foto 1

Mayra Theis
Sócia de Tax da PwC Brasil

Convidados
foto 1

Octaciano Neto
Especialista em mercado de capitais no agronegócio

foto 1

Eduardo Bastos
Diretor Executivo no Instituto de Estudo do Agronegócio (IEag) da Abag

SESSS 1
foto 1

Alcides Torres
Analista de mercado da Scot Consultoria


14h

Gestão da mudança como vetor de sustentabilidade dos negócios

Em um mundo em constante transformação, como as empresas podem se adaptar e prosperar? Este painel explora as estratégias e práticas de gestão da mudança que não apenas garantem a longevidade, mas também impulsionam o retorno positivo dos negócios. Vamos discutir como a inovação, resiliência e liderança engajada contribuem para as empresas cruzarem a ponte para o futuro. No centro de uma transformação em curso, a japonesa Niterra, fabricante de velas de motor de carros a combustão,  compartilha a jornada de posicionamento no setor agro, demonstrando como a inovação e flexibilidade são cruciais para manter a sustentabilidade agora e no futuro. Sua empresa está preparada para gerir a mudança e construir um novo amanhã?

Mediadora
foto 1

Denise Pinheiro
Sócia e líder de Transformação Digital & IA da PwC Brasil

Convidados
foto 1

Rafael Parras
Especialista em Novos Negócios da Niterra do Brasil

SESSS 1
foto 1

Gino Terentim
Professor do Pecege, autor e curioso


15h

Termômetro da Inovação Aberta no Agro: Como está a maturidade do nosso ecossistema?

Com base na metodologia global da PwC de avaliação da inovação corporativa, o PwC Agtech Innovation lança a primeira edição do Termômetro da Inovação Aberta no Agro. O estudo pioneiro mede o grau de maturidade da prática da inovação no setor do agronegócio brasileiro. Grandes empresas, cooperativas, startups, entidades de pesquisa e produtores rurais participam da iniciativa, e no palco do Agtech Meeting trazem sua visão sobre os achados do estudo. Por meio de dados quantitativos, qualitativos e de cases aplicados, o relatório aponta atalhos para o ecossistema de inovação se fortalecer cada vez mais – a partir de estratégias e objetivos claros, do fomento à cultura empreendedora, de financiamento e portfólio adequados e da implementação de práticas de governança essenciais para a longevidade das organizações.

Mediador
foto 1

Dirceu Ferreira Jr.
COO do PwC Agtech Innovation e sócio da PwC Brasil

Convidados
foto 1

Jamil Farkatt
Gestor de Inovação & Empreendedorismo da Agência USP de Inovação (AUSPIN/ Esalq)

foto 1

Lucas Machado
Gerente de Inovação da Dexco e Venture Capital da DX Ventures

SESSS 1
foto 1

Eloá Tomaz
Coordenadora de Inovação e Projetos da Cocamar

foto 1

Stela Virgilio
CEO e Co-Founder da ByMyCell


16h10

Um case de inovação aberta da bioeconomia: a Bio2Me e os produtores de soja do Cerrado

Uma vez inseridos no centro do ecossistema de inovação, os produtores rurais são capazes de transformar negócios, pessoas e a realidade do seu entorno. Fundada pelo empreendedor e produtor rural Claudio Fernandes, a startup Bio2Me é prova viva disso, como participante do Programa Soja Sustentável do Cerrado (PSSC). A iniciativa é realizada pelo PwC Agtech Innovation em parceria com o Land Innovation Fund (LIF) e tem apoio estratégico da Cargill, Embrapii, Embrapa e CPQD. Em contato com sojicultores do programa, a startup tem fortalecido a construção de um ecossistema de negócios em torno de bioativos florestais – que geram renda extra a partir da indústria alimentícia, de cosméticos e farmacêutica.

Mediadora
foto 1

Nathália Lopes
Coordenadora de Comunidade Farmers do PwC Agtech Innovation

Convidados
foto 1

Claudio Fernandes
CEO da Bio2Me

SESSS 1
foto 1

Ligia Pedrini
Engenheira Agrônoma, Agricultora e Criadora de Conteúdo Digital

9h

Transição energética de ponta a ponta na cadeia

A transição energética é um dos maiores desafios e oportunidades do nosso tempo. Este painel aborda a transformação completa desta cadeia, desde a produção até o consumo, com ênfase em fontes renováveis e sustentáveis como o biometano e o SAF (Sustainable Aviation Fuel). Discutimos, ainda, o papel do Brasil neste contexto, com sua vasta biodiversidade e recursos naturais. Qual o potencial do país na transição energética? O lugar dos biocombustíveis na matriz global? E a responsabilidade dos stakeholders no desenvolvimento e adoção de tecnologias sustentáveis?

Mediador
foto 1

Adriano Correia
Head de energy, utilities & resources da PwC Brasil

Convidados
foto 1

Laura Asano
Gerente de Gestão de Inovação e Soluções de Carbono da Raízen

SESSS 1
foto 1

Renata Morelli
Gerente de Inovação e Tecnologia na Atvos


10h

Futuro dos produtos biológicos: o norte da revolução da categoria

O mercado de produtos biológicos no agronegócio tem crescido em ritmo acelerado, puxado por uma agricultura mais sustentável e resiliente às mudanças climáticas, por incentivos governamentais, pela demanda por alimentos livres de resíduos e pela alternativa que representam ao aumento da resistência das plantas aos químicos. Este painel reúne especialistas para discutir perspectivas e estratégias adotadas pelas empresas para acompanhar os avanços no segmento, que tem se destacado por sua dinamicidade e interesse cada vez maior dos produtores rurais. No foco das discussões, relembramos das duas primeiras ondas de desenvolvimento de produtos biológicos que agregaram à produção sustentável, com microrganismos solo e combinados, e destacamos o pipeline de inovações que são as apostas para o futuro. Que inovações são essas que vão nortear o avanço da categoria? Impulsionadas por quais tecnologias? E qual o lugar do Brasil nesse tabuleiro? Formule você também sua pergunta e participe da discussão.

Mediador
foto 1

Fábio Pereira
Diretor Agribusiness da PwC Brasil

Convidados
foto 1

Isabel Padula Paz
Sócia Fundadora da Biota

foto 1

Bianca Guimarães
Coordenadora de PD&I da Vitales

SESSS 1
foto 1

André Kraide Monteiro
CEO da Agrivalle


11h

A reinvenção das cooperativas e distribuidores para se tornarem catalisadores da tecnologia no campo

As cooperativas e revendas, fundamentais no agronegócio para dar acesso ao produtor a melhores condições de financiamento dos seus insumos e da produção, têm se tornado também canais de fornecimento de tecnologia. É por meio delas que produtores, sobretudo pequenos e médios, têm acesso a produtos, serviços e extensão rural. Neste painel, vamos conhecer cases de cooperativas e distribuidores que estão comprometidos com o desenvolvimento tecnológico e sustentável de seus clientes e cooperados na ponta. Diante das mudanças no setor, vale ressaltar que esses players também têm o desafio de se reinventar e manter-se atualizados com as tendências do mercado. Exemplos que inspiram são: a Belagrícola, com seu novo modelo de franquias, e a Cooxupé, que tem feito parcerias na frente de serviços, já investe em startups e conta ainda com um app de comercialização. Além da Coopercitrus, por meio do ecossistema Campo Digital.

Mediador
foto 1

Gabriel Perussolo
Sócio de Auditoria da PwC Brasil

Convidados
foto 1

Alberto Araújo
CEO da Belagrícola

foto 1

Tiago Aleixo
Superintendente de Serviços de Tecnologia Agrícola da Coopercitrus

SESSS 1
foto 1

Osvaldo Bachião Filho
Vice-presidente da Cooxupé


14h

Pontes entre gerações: redefinindo o futuro do trabalho no agronegócio

Assim como acontece em outros setores do Brasil, as empresas familiares são representativas no agro. Nelas, a habilidade de equilibrar tradição e inovação é essencial para garantir o sucesso ao longo do tempo. Nesse painel, os convidados compartilham histórias pessoais, motivações dos sucessores para seguir no negócio da família e o que move os colaboradores atualmente, analisando os desejos das diferentes gerações e as transformações das filosofias de negócios. Por meio de perspectivas diversas, gestores familiares e profissionais contam como têm ajudado a redesenhar o futuro do trabalho no agronegócio.

Mediador
foto 1

Guilherme Oliveira
Senior Associate do PwC Agtech Innovation

Convidados
foto 1

Ricardo Nishimura
Presidente Corporativo do Grupo Jacto

SESSS 1
foto 1

Alvaro Dilli
Diretor de RH e Sustentabilidade da SLC Agrícola


15h

Inovação e reinvenção: compromissos para um futuro sem fome

Um dos maiores produtores globais de alimentos ainda enfrenta a fome – um desafio paradoxal e complexo que exige esforços coordenados para ser superado. No painel que fecha com chave de ouro o Agtech Meeting, representantes de organizações sem fins lucrativos, da indústria privada de alimentos e hubs de inovação põem à mesa soluções para lidar com o desperdício, com a melhoria da distribuição da produção e da democratização do acesso aos alimentos, com apoio da tecnologia e inovação. 

Mediador
foto 1

Hércules Maimone
Sócio e Líder de Consultoria da PwC Brasil

Convidados
foto 1

Paulo Silveira
Fundador e CEO do Food Tech Hub Latam

foto 1

Liriam Ikeda 
Head de Gestão de Desperdício de Alimentos - Pacto contra a Fome

SESSS 1
foto 1

Henrique Borges
Diretor de Compras da Danone

foto 1

Edu Lyra
Fundador e CEO da Gerando Falcões

11h 

Investimento em startups: Do bootstrapping e VCs aos crowdfundings e M&As

O agronegócio é parte vital para a economia brasileira, representando 24% do PIB em 2023. No entanto, será que o ritmo dos investimentos em tecnologias tem acompanhado a necessidade do setor? Globalmente, as rodadas de captação em ag&food techs caíram  12,5% no primeiro trimestre de 2024 em comparação ao mesmo período de 2023, de acordo com dados do Agfunder. Esse cenário levanta a questão de como o Brasil está respondendo a essa tendência. Neste painel, exploramos a diversificação de modalidades de investimento no mercado, indo além do financiamento via venture capital e capital próprio (bootstrapping). Avaliamos o crescimento das rodadas de financiamento coletivo (crowdfunding), por meio de plataformas como a Arara Seed. E também o potencial dos clubes de investimento, não só mais de empresas, mas também de produtores, caso da Agroven. Além disso, mergulhamos num case de M&A, da startup Sette, formada pela fusão da Bart Digital e A de Agro. Os especialistas compartilham suas perspectivas sobre as oportunidades e desafios para as startups do agro que buscam captação.

Mediador
foto 1

Humberto Tognelli Jr.
Sócio da área de Assessoria em Transações, líder da prática de Corporate Finance da PwC Brasil

Convidados
foto 1

Bernardo Costa
Co-fundador da AgroVen

foto 1

Mariana Bonora
Co-fundadora da Sette

SESSS 1
foto 1

Henrique Galvani
CEO e co-fundador da Arara Seed


14h

Crédito com bandeira e os cartões do varejo agrícola

O agronegócio passa por uma transformação na oferta de crédito, graças à aplicação de tecnologia nas análises de risco. Com modelos cada vez mais sofisticados, agfintechs e bancos digitais têm investido em novas formas de facilitar a vida financeira do produtor e o cartão de crédito é uma das apostas que chamam a atenção do mercado. Na E-ctare, o cartão de crédito a prazo safra já é realidade, com oferta escalável a partir de cooperativas e revendas do setor. Na Agrotoken, a tokenização de ativos também facilitou o acesso a este método de pagamento, ágil e eficiente. Grandes players, como a Visa, têm apoiado as startups no processo. É o caso também do Bradesco, que criou a spin-off E-agro, e já considera adicionar à carteira de serviços esse e outros tipos de proposta.

Mediador
foto 1

Lindomar Schmoller
Sócio Líder de Financial Services da PwC Brasil

Convidados
foto 1

Nadege Saad
Head Agronegócios do E-AGRO

foto 1

Marcell Salgado
CEO da E-ctare

SESSS 1
foto 1

Thays Ariyoshi
Líder Comercial da Agrotoken


15h

Internacionalização de tecnologias, da estratégia ao acesso de novos mercados

A internacionalização é um passo que muitas startups sonham em dar após consolidar sua posição no mercado de origem. Neste painel, trazemos cases de startups que já atravessaram essa fronteira. Participam da discussão as brasileiras Solinftec, software que agrega valor à agricultura com soluções agronômicas em tempo real, e a Perfect Flight, que facilita a otimização do desempenho da pulverização. Do outro lado do oceano, se estabelecendo cada vez mais no Brasil, temos a alemã Stenon, que realiza análises de solo em tempo real, e a americana Pattern Ag, que analisa características do microbioma do solo. As startups dão insights para o público de empreendedores fazer um benchmarking. Entenda como elas perceberam que era o timing para expansão, como fizeram a escolha dos mercados e se prepararam para enfrentar os desafios culturais e burocráticos além mar. A troca de experiência é uma oportunidade única de aprendizado para quem busca levar sua startup ao próximo nível.

Mediador
foto 1

Michel Franco
Coordenador de Startups do PwC Agtech Innovation

Convidados
foto 1

Pedro Lian Barbieri
Gerente da Pattern Ag no Brasil

foto 1

Gabriela Murgel
Gerente Comercial da Stenon

SESSS 1
foto 1

Leonardo Carvalho
Líder Global de Estratégia da Solinftec

foto 1

Paulo Villela
Diretor de Operações da Perfect Flight


16h

Sistemas regenerativos: a engrenagem para a produção sustentável

Num contexto em que não há bala de prata que resolva todos os desafios da agricultura, a visão holística sobre a produção ganha espaço. Os sistemas regenerativos são um dos caminhos apontados pelo mercado e que têm se tornado mais populares entre os agricultores. No lugar de produtos, manejos mais complexos entram em cena e o apoio do ecossistema de inovação, no fomento a boas práticas agrícolas e desenvolvimento de soluções tecnológicas, se faz essencial. Grandes empresas, como a Bunge e Mosaic, compartilham as ações que têm realizado por meio de seus programas de agricultura regenerativa, que visam ampliar o acesso dos produtores à transição sustentável. Na outra ponta, a cadeia produtiva problematiza a necessidade de contar com estímulo financeiro para dar os próximos passos no sentido produzir mais e melhor.  Como podemos garantir que as práticas regenerativas se tornem a norma e não a exceção na agricultura moderna?

Mediadora
foto 1

Giovana Moreira
Coordenadora de Gestão de Comunidade do PwC Agtech Innovation

Convidados
foto 1

Eduardo de Souza Monteiro
Country Manager Brasil da Mosaic Fertilizantes

foto 1

Samuel Campos
Diretor de Inovação da Vega Monitoramento

SESSS 1
foto 1

Mariana Ignácio
Gerente de Sustentabilidade da Bunge

foto 1

Ana Paula Curiacos Urtado
Produtora Rural da Fazenda Três Meninas

9h

O potencial das joint-ventures para o co-desenvolvimento de soluções

No ecossistema de inovação aberta, vários arranjos são possíveis para aproximar os players e gerar oportunidades de negócios. As tradicionais joint-ventures, pelo seu potencial de criar companhias com significativa influência no mercado, são um dos modelos testados e aprovados pelo agro e que continuam a se disseminar com o tempo. Entre os exemplos, podemos citar a formação da Orígeo, JV da Bunge e UPL que apoia o produtor desde o planejamento da safra até a logística pós colheita; e da Strada, fruto da parceria entre Amaggi, ADM, Cargill, LDC e Datablog, logtech criada para otimizar o transporte de grãos das fundadoras. Por meio da colaboração, o objetivo das joint-ventures é encontrar sinergias, aumentar a eficiência e o retorno dos investimentos dos projetos. Além disso, de torná-los mais robustos e ágeis.

Mediador
foto 1

Vitor Nascimento
Senior Associate Novos Negócios do PwC Agtech Innovation

Convidados
foto 1

Rodrigo Koelle
CEO da Strada

foto 1

Isadora Faria
Gerente Sênior de Inovação e Transformação da PwC Brasil

SESSS 1
foto 1

Bruno Silvério
Gerente de Marketing da Orígeo


10h

IA em sinergia com o ser humano e a produção no campo

A IA já chegou no agro e as aplicações são múltiplas visando dar agilidade ao dia a dia do produtor. Dos sensores das máquinas, aos robôs de campo, passando pelos drones e coleiras de monitoramento animal, além, é claro, dos chatbots, a IA está presente em diferentes interfaces para processar e conectar informações. Neste painel, soluções da Cromai e Xarvio Digital Farming Solutions são apresentadas em conjunto com tecnologias da gigante Microsoft, buscando gerar valor na cadeia do agro para atender necessidades diversas, como da OCP Brasil, companhia marroquina de soluções de nutrição de solos e plantas. Vamos explorar como a sinergia entre tecnologia avançada e conhecimento humano pode aumentar a precisão das operações, a eficiência e a produtividade no campo, ajudando a promover práticas agrícolas mais sustentáveis. Neste painel, trazemos soluções em uso e oportunidades para o futuro.

Mediadora
foto 1

Naoe Yoshimoto
Sócia e Diretora de Dados da PwC Brasil

Convidados
foto 1

Guilherme Castro
CEO da Cromai

foto 1

Bruno Pereira Lage
Gerente Senior de TI da OCP Brasil

SESSS 1
foto 1

Guilherme Dressano
Líder de Desenvolvimento da Xarvio Digital Solutions LATAM da BASF


11h

Inovação sob medida: habilitando as bases para geração de resultados duradouros

Muitas empresas chegam à conclusão de que inovar é mais complexo do que parece, depois de começarem a trilhar a jornada de inovação. Quem deve ser envolvido? Como saber se a companhia está no caminho certo? Como medir os resultados e aprendizados? São muitas as perguntas internas que surgem sobre os times estarem realmente habilitados para inovar. Neste painel, convidamos a Coamo, Zoetis e Ourofino Agrociência e John Deere para compartilhar suas experiências com a inovação aberta, em rede, colaborativa. Em diferentes estágios de maturidade, cada uma delas traz sua visão sobre os desafios de edificar as bases para inovar e construir resultados duradouros. Vamos conhecer a realidade dessas empresas e o que há em comum no seu processo de desenvolvimento. Poder falar das pedras no caminho e dos cases de sucesso é uma maneira de colher aprendizados e fomentar a colaboração no ecossistema.

Mediador
foto 1

Maurício Moraes
CEO do PwC Agtech Innovation e Sócio líder de Agribusiness da PwC Brasil

Convidados
foto 1

Carla Freitas
Líder de Pesquisa e Desenvolvimento Brasil da Zoetis Brasil

foto 1

Marcelo Abdo
Presidente da Ourofino Agrociência

SESSS 1
foto 1

Silvana Santos
Supervisora de Inovação da Coamo

11h 

Inclusão de pequenos e médios… Fácil de falar. Difícil de fazer?

No cenário de avanço tecnológico no agronegócio, em que diferentes atores desenvolvem soluções para atender as dores do campo, o PwC Agtech Innovation argumenta que o produtor rural precisa estar no centro das discussões. É por isso que neste painel reunimos o Hub CNA Digital e a Cooperativa Integrada para discutir a realidade da transformação digital no campo com pequenos e médios produtores. Como essas entidades têm cumprido seu papel social e econômico de democratizar as inovações tecnológicas? Quais são os desafios e oportunidades para acelerar este movimento?

Mediador
foto 1

Elias Ospina
Gestor de comunidade do PwC Agtech Innovation

Convidados
foto 1

Danielle Leonel
Head de Inovação do Hub CNA

SESSS 1
foto 1

Marcelo Volpe Peluso
Gerente de Relacionamento da Cooperativa Integrada


14h

Internet como aliada da tecnologia e motor da permanência no campo

A conectividade nas áreas rurais do Brasil ainda é um desafio em boa parte do território. Segundo estudo da Esalq-USP com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), apenas 23% da zona rural conta com conectividade no país. Isso mostra a necessidade de expandir o acesso, sobretudo para além da sede das fazendas, a fim de suportar tecnologias que dependem de cobertura e velocidade de rede para funcionar no seu máximo potencial. Mas não é só isso. A internet que faz a roda da tecnologia girar é a mesma que mantém as pessoas no campo, provê cultura, entretenimento, acesso a atendimento médico remoto, educação e informação sobre o que acontece fora da porteira. Neste painel, discutimos como ampliar essa cobertura, abordando tecnologias como internet via rádio, torres de comunicação e satélites. Um dos exemplos é o projeto SemeAr, do CPQD, que busca levar internet de qualidade ao interior do país, promovendo a digitalização do campo.

Mediadora
foto 1

Fernanda Cavalcante
Senior Associate do PwC Agtech Innovation

Convidados
foto 1

Gustavo Correa Lima
Gerente Executivo em Soluções de Conectividade do CPQD

foto 1

Luis Guilherme Defilippi
COO da Terraverde

SESSS 1
foto 1

Dhiego Frances
Especialista de Negócios de IOT da Algar Telecom


15h

Equação da mão de obra no campo: atrair = capacitar + reter?

A evolução tecnológica do agronegócio impõe a necessidade de conhecimentos cada vez mais especializados. Contudo, o ritmo de avanço da tecnologia tem superado, e muito, o tempo de adaptação da força de trabalho. Se por um lado o desenvolvimento do digital potencializa a produtividade e fortalece a sustentabilidade dos negócios agrícolas, por outro, a mão de obra que domina essas habilidades está cada vez mais escassa. A fim de capacitar e apoiar a retenção de talentos no campo, empresas de educação e startups têm investido em alternativas que estimulam e facilitam o aprendizado. Na Arena, duas startups e um produtor rural compartilham suas experiências e saídas encontradas no dia a dia do campo para atrair novos talentos.

Mediadora
foto 1

Dalana de Matos
Innovation Strategist do PwC Agtech Innovation

Convidados
foto 1

Klaas Schoenmaker
CEO do Grupo Terra Viva

foto 1

Pedro Bernardes
Diretor de Operações da Agroadvance

SESSS 1
foto 1

Gladys Mariotto
CEO da Já Entendi Agro

10h

Da genética à rastreabilidade, o potencial da pecuária de falar a língua do consumidor

A pecuária sai na frente e, dando transparência ao processo produtivo, já tornou real a possibilidade de o consumidor saber a origem do bife do churrasco de domingo. Por meio de um trabalho conjunto entre associações, produtores, frigoríficos, startups e governo, está sendo desenvolvido no Brasil um sistema de rastreabilidade animal, batizado Agritrace. O objetivo é agregar valor à produção de carne por meio de certificações de raça, o que gera benefício para toda a cadeia. No caso dos produtores, significa mais dinheiro no bolso. Dos frigoríficos, a certeza da qualidade da carne. Para o consumidor, procedência garantida. Com toda essa rastreabilidade, cria-se o ambiente ideal para o produtor continuar investindo em genética, bem-estar animal e na saúde do seu rebanho. No centro da discussão do painel, um case de sucesso da cadeia produtiva gerando valor compartilhado, para melhor atender às demandas da sociedade.

Mediadora
foto 1

Aline Amorim
Especialista de Inovação Corporativa do PwC Agtech Innovation

Convidados
foto 1

André Maltz
CEO da AgTrace

foto 1

Ricardo Abreu
Gerente de Fomento de Programas de Melhoramento Genético da ABCZ

SESSS 1
foto 1

Giankleber S. Diniz
VP Brasil da Ceva Saúde Animal


11h

Comunicando a realidade do agro: o novo olhar de dentro para fora da porteira

O agronegócio, muitas vezes apontado como vilão, ainda luta para ser compreendido pela sociedade. Enquanto 71% dos produtores reconhecem que precisam contar melhor suas histórias, a desconexão entre campo e cidade persiste. Como podemos reverter esse quadro e mostrar que o Brasil é um país do agro, autossuficiente e sustentável? Os novos canais de comunicação podem ser aliados das empresas e produtores? Quais mensagens queremos passar por meio das mídias sociais? Que cara tem o agro do futuro?

Mediadora
foto 1

Ana Carolina Coppede
Associate de Marketing do PwC Agtech Innovation

Convidados
foto 1

Ricardo Nicodemos
Presidente da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro

SESSS 1
foto 1

Simone Dameto
Produtora e sócia-fundadora da Agência do Campo à Cidade


14h

Cases de sucesso do For Farmers e os resultados colhidos no ecossistema de inovação

Quando falamos de inovação no campo, não tem como não falar de resultados. No PwC Agtech Innovation, temos o propósito de incluir o produtor rural na nova dinâmica da inovação, dando voz e conectando-o com novas tecnologias. Mas, afinal, como o produtor pode alavancar seus resultados contratando soluções de startups? Quais são os desafios desse relacionamento? Incluir o produtor nesse novo contexto realmente tem feito a diferença para o setor? Para responder estas e outras perguntas, contamos com a presença de empreendedores participantes do nosso programa para produtores rurais, o For Farmers.

Mediador
foto 1

Lucca Spessotto
Gestor de comunidade do PwC Agtech Innovation

Convidados
foto 1

Eduardo Frota
Fundador e CEO da 300 Inteligência de negócios

SESSS 1
foto 1

Gilberto Girardi
Fundador e Diretor Executivo da Velos Ag

Sessões de Pitches com as startups:

11h 

foto 1

Área de atuação: Agricultura de Precisão

Fornece recomendações, alertas e relatórios para apoiar os produtores a realizarem um manejo mais eficiente. Estas recomendações são baseadas na coleta em tempo real de dados agroclimáticos das estações instaladas nas propriedades dos produtores.

11h30 

foto 1

Área de atuação: Rastreabilidade

Desenvolve a multiplataforma Demetra para agroindústrias e cooperativas integrarem e gerirem sua cadeia de valor conectando produtores com técnicos.

SESSS 1

SESSS 1

14h

foto 1

Área de atuação: Agricultura de Precisão

O processo de desenvolvimento de produtos baseia-se na coleta de imagens de drone e satélite e a associação aos dados espectrais com um determinado tipo de problema e no conhecimento de especialistas para avaliar a relevância de um problema e seu impacto econômico.

14h30

foto 1

Área de atuação: Agricultura de Precisão

Empresa de dados e análises agrícolas que oferece a primeira ferramenta de gerenciamento de irrigação habilitada pela IoT do mundo, estação meteorológica e monitor de colheita em um só, a Marca Arável.

SESSS 1

SESSS 1

15h

foto 1

Área de atuação: Gestão

Promove a transformação digital do agro, fomentando e democratizando o uso de dados no dia a dia dos diferentes agentes do agro. A partir de técnicas refinadas para a manipulação da Big Data, é capaz de extrair valor de informações climáticas baseadas em suas relações com a agricultura.

15h30

foto 1

Área de atuação: Dados

Ajuda empresas a se reinventarem através de dados, oferecendo soluções em inteligência artificial e modelagem preditiva para otimização de processos.

SESSS 1

SESSS 1

16h

foto 1

Área de atuação: Agricultura de Precisão

Oferece serviços de gestão de informações, monitoramento, fiscalizações e auditoria das principais culturas via sensoriamento remoto.

16h30

foto 1

Área de atuação: Biológicos

Desenvolve, produz e comercializa soluções organominerais, que contribuem para o desenvolvimento de uma agricultura mais saudável, produtiva e sustentável.

Sessões de Pitches com as startups:

9h 

foto 1

Área de atuação: Biotech

Empresa que trabalha com tecnologias inovadoras na produção de biomassa de macroalgas marinhas Kappaphycus alvarezii, aplicadas para produção de bioestimulante, biofertilizantes e bioinsumos.

9h30 

foto 1

Área de atuação: Biotech

Empresa do setor de bioinformática e tecnologia especializada em genômica e análise de dados, com metodologia de trabalho focada em construir soluções personalizadas e adaptadas à necessidade de cada projeto/negócio.

SESSS 1

SESSS 1

10h 

foto 1

Área de atuação: Agricultura de Precisão

Promove a sustentabilidade ambiental, através de técnicas avançadas de polinização assistida. Pioneiros na polinização do café e da soja no Brasil, trazendo ganhos de produtividade e qualidade para as lavouras.

10h30 

foto 1

Área de atuação: Fintech

Primeira empresa do mundo capaz de criar tokens fungíveis a partir de commodities agrícolas, com o objetivo de digitalizar e democratizar o agronegócio.

SESSS 1

SESSS 1

11h 

foto 1

Área de atuação: Biotech

Biotech de BigData genômico que oferece serviços de genômica em geral e possui uma plataforma específica para análise de microbiota de solo.

11h30 

foto 1

Área de atuação: Gestão

Solução tecnológica concebida para dar suporte ao desenvolvimento da produção e a qualificação de produtores através de uma plataforma digital que orienta a assistência técnica e a extensão rural.

SESSS 1

SESSS 1

14h 

foto 1

Área de atuação: Agricultura de Precisão

Detecta as pragas e patógenos mais prejudiciais em seu campo. Usa dados para prever as maiores ameaças à sua operação, assim ajudando a fazer a seleção ideal de sementes, o trato cultural e os planos de fertilidade.

14h30 

foto 1

Área de atuação: Gestão

Realiza a busca, pré-análise e gestão de documentos e certidões. Otimiza a esteira de documentação de diversas empresas em diferentes segmentos, e reduz o custo e o prazo com demandas de documentos em todo o Brasil.

14h 

Mulheres na Agricultura Regenerativa

A Pesquisa Mulheres Que Inovam o Agro de 2023, apontou que 57,8% das respondentes querem contribuir mais, na temática Sustentabilidade e Agricultura Regenerativa nos próximos anos. Muitas mulheres já estão liderando essa agenda, sobretudo dentro da porteira, conduzindo mudanças culturais e digitais. Chamamos para a Roda, Paula Curiacos, agricultora da Fazenda de Três Meninas, que é pioneira e referência em sustentabilidade e qualidade no café; Lorena Mangabeira, líder e idealizadora do Projeto Flores do Café e do Bem estar, com objetivo de trabalhar a favor do aumento das mulheres nas áreas da cafeicultura e Dalana de Matos, idealizadora da Pesquisa Mulheres Que Inovam o Agro do PwC Agtech Innovation para uma troca de aprendizados no tema.

Mediadora
foto 1

Dalana de Matos Vianna
Innovation Strategist do PwC Agtech Innovation

Convidadas
foto 1

Ana Paula Curiacos Urtado
Fazenda Três Meninas

SESSS 1
foto 1

Lorena Mangabeira
Coordenadora do Eixo Emocional do Projeto Flores do Café e do Bem-Estar UFV-CRP


15h

Queimadas em Foco: Startups em ação

No cenário atual, com o número de focos de incêndio mais do que dobrando em relação ao ano passado, esta dinâmica oferece uma visão prática sobre questões ambientais. Serão apresentadas quatro experiências distintas, cada uma explorando um pilar fundamental através de startups especializadas. Os temas abordados serão:

  • Incêndios: umgrauemeio

  • Clima: D-Lavro

  • Solo: ByMyCell

  • Biodiversidade: Seleção Natural

Cada startup compartilhará insights e soluções específicas para seu pilar, promovendo uma visão mais abrangente e integrada dos desafios e oportunidades na área de sustentabilidade.


16h 

Desafios e Soluções do Marketing Digital para Startups Agro em Crescimento

Startups agro em fase de crescimento enfrentam desafios únicos ao tentar se destacar no ambiente digital. Nesta apresentação, Rodrigo, representante da AgroAdvance, compartilhará a trajetória da empresa, que em apenas 5 anos passou por diversas dificuldades no desenvolvimento de suas estratégias de marketing digital. A apresentação abordará os erros comuns cometidos por startups, como a priorização inadequada de canais e a dificuldade de definir e atingir o público-alvo.

 

Além disso, Rodrigo discutirá como o uso de dados foi crucial para ajustar campanhas e otimizar resultados, oferecendo dicas práticas sobre como startups podem utilizar métricas simples para tomar decisões mais inteligentes e impulsionar seu crescimento.

Convidado
foto 1

Rodrigo Guerra
Head of Marketing & Growth e Sócio da Agroadvance

10h

Transformação Digital no RH: Redefinindo o Papel Estratégico do RH nos Negócios

Exploraremos como a transformação digital está redefinindo o RH, destacando as principais tendências tecnológicas e desafios. Vamos conversar sobre a importância dos dados na gestão de RH e como eles tornam a área de Recursos Humanos um parceiro indispensável para o negócio, atuando estrategicamente nas decisões e contribuindo para o sucesso das organizações.

Convidado
foto 1

Hélio Dantas
COO da 3ClicksRH


11h

Queimadas em Foco: Startups em ação

No cenário atual, com o número de focos de incêndio mais do que dobrando em relação ao ano passado, esta dinâmica oferece uma visão prática sobre questões ambientais. Serão apresentadas quatro experiências distintas, cada uma explorando um pilar fundamental através de startups especializadas. Os temas abordados serão:

  • Incêndios: umgrauemeio
  • Clima: D-Lavro
  • Solo: ByMyCell
  • Biodiversidade: Seleção Natural

Cada startup compartilhará insights e soluções específicas para seu pilar, promovendo uma visão mais abrangente e integrada dos desafios e oportunidades na área de sustentabilidade.


14h

Nano no agro: Sínteses e resultados práticos

Invista em você! Participe do movimento #NanoNoAgro, a Dra. Alexsandra Valério e o Me. Rodolfo Vieira vão compartilhar de forma prática como a nanotecnologia pode transformar o agro. Teremos demonstrações reais de como essa tecnologia é aplicada em formulações e uma conversa técnica sobre dois casos de sucesso desenvolvidos aqui no Brasil.

Convidados
foto 1

Alexsandra Valério
da Revella

SESSS 1
foto 1

Rodolfo Vieira
da Revella

SESSS 1
SESSS 1

E muito mais...

SESSS 1
FOTO CS

Praça de Alimentação e Happy Hour

Praça de alimentação completa, localizada no Garden Mall, com restaurantes, café e food trucks.

Ao final do primeiro dia de evento, aproveite o Happy Hour com música ao vivo.

FOTO CS

Descontos especiais

Tarifas especiais para hotéis parceiros do evento: Hotel Beira Rio, Class Hotel, Occitano Apart Hotel, Ibis Styles, Antonio's Palace Hotel, Ibis Hotel.

No momento da solicitação da reserva, peça pela tarifa para o evento da PwC: Agtech Meeting 2024.

SESSS 1

SESSS 1

Realização

PwC_fl_160mmh_c.jpg 1

Apoio Estratégico

PwC_fl_160mmh_c.jpg 1
SESSS 1

Contatos

Maurício Moraes

Maurício Moraes

Sócio e líder do setor de Agribusiness, PwC Brasil

Tel: 4004 8000

Dirceu Ferreira Junior

Dirceu Ferreira Junior

COO do PwC Agtech Innovation e sócio, PwC Brasil

Tel: 4004 8000

Siga-nos