Desafio - Usina São Manoel

Cenário do Desafio

A centrifugação de açúcar é um processo no qual se separam os açúcares redutores da sacarose cristalizada, pela força centrífuga produzida pelo equipamento, onde os açúcares cristalizados ficam presos a tela e os açúcares redutores, que são líquidos viscosos, passam pela tela e são destinados a outra aplicação.

Durante este processo de separação há necessidade de se introduzir água aquecida, para que os cristais sejam lavados e todo o residual de açúcares redutores seja removido. A falta de água produz açúcar de menor qualidade o excesso provoca derretimento e perdas produtivas com reprocesso.

Todo este ajuste de quantidade de água é realizado pelo operador, pelo seu feeling e capacidade de análise, mas sem nenhuma automação. Ficamos expostos ao excesso de segurança do operador, onde quase sempre se introduz água demais para garantira qualidade, sendo que as perdas não são tão visíveis imediatamente.

Visão Geral do Processo

  1. O processo de separação do açúcar se inicia com a carga automática da centrífuga.
  2. Após a carga a máquina acelera sua rotação até 1100 RPM, onde o mel (açúcares redutores) serão drenados através da tela.
  3. Após a drenagem do mel, se introduz água, automaticamente por um manifold com bicos em spray tipo leque, fazendo uma cortina de água homogênea sobre o açúcar, ainda em centrifugação.
  4. Após a introdução da água, controlada através de tempo em segundo da válvula aberta, a máquina ainda continua centrifugando o açúcar até que toda a água seja expelida pela centrifugação através da tela.
  5. Ocorre a desaceleração do equipamento para 60 RPM, é aberto o fundo e descarregado o açúcar já centrifugado, sobre um transportador vibratório.
  6. O Operador observa a coloração deste açúcar, pois deve ser branco e o mais importante, homogêneo, sem nenhuma mancha amarela. A mancha amarela nos indica que ainda existe mel residual no açúcar cristalizado e nos mostra que a provável correção é o aumento da quantidade de água a ser introduzida.
  7. Se observado esta mancha o operador aumenta o tempo de água aberta, aumentando a quantidade de água introduzida e acompanha se houve melhora ou não da mancha amarelada no açúcar descarregado no transportador.

Nosso maior problema é que o excesso de água não é visível, e o operador não toma nenhuma decisão, ação ou consciência sobre o excesso, somente na falta. Há sempre uma tendência de estar “sobrando água” que nos causará perdas com derretimento excessivo de açúcar, aumentando perdas e diminuindo nossa capacidade produtiva.

Objetivos esperados

  • Conseguir que o ajuste de água seja feito de forma automática, privilegiando o mínimo de água necessária para separação do açúcar e mel.
  • Aumento de produção diária de açúcar
  • Diminuição de perdas
  • Aumento de capacidade de processamento de caldo de cana, pelo não recirculação de açúcar derretido em excesso no processo
FORMA 1

Sobre a Empresa

A Usina Açucareira São Manoel é uma produtora de açúcar, etanol e levedura seca, eleita 3 vezes consecutivas como a melhor do agronegócio brasileiro pela Isto É Dinheiro. A empresa prioriza o crescimento sustentável por meio de iniciativas socioambientais, controles rígidos de indicadores de qualidade e de investimento constante em tecnologia. Atualmente, possui capacidade de moagem de 4,1 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por ano, para produção de 260 mil toneladas de açúcar, 170 milhões de litros de etanol e 3,7 mil toneladas de levedura no período. Localizada na cidade de São Manuel, na região central do estado de São Paulo, a São Manoel gera mais de 2 mil empregos diretos e atende aos mercados nacional e internacional.

FORMA 1
São manoel 1

Oportunidades para startups

Negócios

Acesso à expertise do time interno, preparado para compartilhar sua vasta experiência e colaborar no crescimento e desenvolvimento dos projetos.

Visibilidade

Chance de testar as soluções em um ambiente seguro e dedicado onde podem experimentar suas ideias em condições reais.

Parceria

Possibilidade de co-desenvolvimento, networking com outras usinas e parceiros e oportunidade para realizar uma POC e de serem contratadas e de desenvolverem suas soluções em parceria conosco.

Contratação

Abertos a explorar possíveis envolvimentos e investimentos, desde que estejam alinhados com nossos objetivos estratégicos e áreas de interesse.

 

 

Cronograma

CRONOGRAMA 1

*Nota: as datas poderão sofrer alterações sem aviso prévio, conforme a necessidade.

 


Contatos

Maurício Moraes

Maurício Moraes

Sócio e líder do setor de Agribusiness, PwC Brasil

Tel: 4004 8000

Dirceu Ferreira Junior

Dirceu Ferreira Junior

COO do PwC Agtech Innovation e sócio, PwC Brasil

Tel: 4004 8000

Siga-nos