A cana-de-açúcar é hoje o terceiro maior cultivo no Brasil que, apesar de ser uma planta considerada como rústica, exige o controle de diversos fatores que reduzem sua produtividade, chamados fatores redutores, como a competição com plantas daninhas (por nutrientes, luz solar e água) e ataques de pragas e doenças. O manejo das plantas daninhas depende de seu estado de desenvolvimento, sendo a principal estratégia do mercado a aplicação de herbicidas em pré-emergência das plantas infestantes, porém, quando em estágio avançado, se torna um grande desafio, exigindo aplicação localizada de defensivos pouco seletivos e feita através de uso de mão-de-obra agrícola.
Como em outros setores, a captação e capacitação de mão-de-obra vem se tornando um grande desafio para as empresas, fazendo com que os processos produtivos sejam penalizados pela falta de profissionais e alto turnover, além da crescente burocratização da legislação trabalhista brasileira, ampliando restrições e gerando limitações para as empresas.
Além disso, como as demais commodities, o custo de produção sempre é um gargalo, sendo necessária a busca por redução nos custos para otimização da margem financeira, sendo o custo da mão de obra um dos principais determinantes do custo da matéria prima.
A Usina São Manoel, que possui a inovação dentre seus valores, busca constantemente soluções inovadoras que possam agregar agilidade e autonomia ao processo produtivo, trazendo redução do custo de produção e otimizando o uso de mão-de-obra, entendendo que esse movimento será necessário frente a evolução da economia.
Durante todas as fases de desenvolvimento do canavial, o controle de plantas daninhas em fase avançado de desenvolvimento (touceiras) e de pragas é necessário para reduzir a competição com a cultura.
A Usina Açucareira São Manoel é uma produtora de açúcar, etanol e levedura seca, eleita 3 vezes consecutivas como a melhor do agronegócio brasileiro pela Isto É Dinheiro. A empresa prioriza o crescimento sustentável por meio de iniciativas socioambientais, controles rígidos de indicadores de qualidade e de investimento constante em tecnologia. Atualmente, possui capacidade de moagem de 4,1 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por ano, para produção de 260 mil toneladas de açúcar, 170 milhões de litros de etanol e 3,7 mil toneladas de levedura no período. Localizada na cidade de São Manuel, na região central do estado de São Paulo, a São Manoel gera mais de 2 mil empregos diretos e atende aos mercados nacional e Internacional.
Negócios
Acesso à expertise do time interno, preparado para compartilhar sua vasta experiência e colaborar no crescimento e desenvolvimento dos projetos.
Visibilidade
Chance de testar as soluções em um ambiente seguro e dedicado onde podem experimentar suas ideias em condições reais.
Parceria
Possibilidade de co-desenvolvimento, networking com outras usinas e parceiros e oportunidade para realizar uma POC e de serem contratadas e de desenvolverem suas soluções em parceria conosco.
Contratação
Abertos a explorar possíveis envolvimentos e investimentos, desde que estejam alinhados com nossos objetivos estratégicos e áreas de interesse.
*Nota: as datas poderão sofrer alterações sem aviso prévio, conforme a necessidade.