Estradas florestais hoje, são sinônimo de eficiência. Levando em conta a ascensão do preço de madeira e a necessidade de madeira atuais, não se pode desperdiçar área produtiva nas fazendas. Assim, as estradas florestais fortalecem seu papel, não apenas dando acesso aos talhões, mas além disso, podem significar um aumento em produção, saindo de um cenário esperado ou histórico, para um cenário otimizado de aproveitamento de área.
Na Dexco, temos dois cenários, um em que já temos as estradas consolidadas, de maneira histórica e em alguns casos de maneira empírica, e outro em que estamos implantando os talhões do zero, assim, necessitando estabelecer o caminho de escoamento da madeira. Como podemos ter o melhor aproveitamento das áreas?
Portanto, o desafio é estabelecer um modelo para densidade ótima e aceitável para as estradas na Dexco, que funcione para estradas consolidadas e novas. Quais os critérios devemos levar em consideração para este modelo? Como estabelecer a melhor alocação das estradas nas áreas de implantação, visando a otimização do espaço e as melhores práticas de conservação do solo? Qual potencial de ganho em área produtiva com o retalhonamento e as adequações nas fazendas já manejadas atualmente?
Hoje a alocação de estradas é realizada no microplanejamento, de maneira operacional, com visitas a campo, pela supervisão responsável, momento em que são observados, melhor forma de escoamento da madeira, distância de baldeio, declividade. Utilizados: mapa topográfico, tipo de solo, estradas já existentes.
Solução que entregue modelo automatizado para alocação de estradas, conforme premissas estabelecidas. Entrega do potencial de ganho em área produtiva com a sugestão de retalhonamento das fazendas.
A Dexco é a maior empresa produtora de painéis de madeira industrializada do Brasil, líder de mercado na produção de louças e metais sanitários no hemisfério Sul e uma das líderes do segmento de revestimentos cerâmicos no país.
Possui aproximadamente 130 mil hectares onde maneja plantios florestais de eucalipto e pinus, e mantém áreas de conservação com formações vegetais nativas. Esse total é integrado por fazendas próprias e arrendadas localizadas em diferentes regiões do Estado de São Paulo, região do Triângulo Mineiro em Minas Gerais e no Rio Grande do Sul.
Além destas áreas, a Dexco mantém cerca de 26 mil hectares de parcerias de fomento florestal com pequenos produtores localizados no estado do Rio Grande do Sul.
Visibilidade
Oportunidade de atuação com uma empresa líder do setor e com grande foco em inovação, em um desafio comum à muitas indústrias de base florestal e agro
Parceria
Oportunidade de codesenvolvimento de solução com um time engajado com projetos de inovação
Negócios
Oportunidade de atuação com uma empresa que tem a transformação digital como estratégia e grandes investimentos realizados e projetados com foco em 4.0
Contratação
Oportunidade de atuação como parceira de uma grande empresa com sistema de fast tracking para a contratação de startup
*Nota: as datas poderão sofrer alterações sem aviso prévio, conforme a necessidade.