Março 27, 2025
Fred Marques, fundador e CTO da Grão Direto (Foto: Grão Direto)
Por Fernanda Cavalcante
A Grão Direto, maior plataforma digital de comercialização de grãos da América Latina, alcançou um marco significativo ao realizar a primeira negociação totalmente conduzida por inteligência artificial. Utilizando o AIrton, tecnologia desenvolvida pela startup, todas as etapas da venda foram automatizadas – da cotação ao fechamento do contrato – resultando na comercialização de aproximadamente 4 mil sacas de soja em Ariquemes (RO).
Criado para dinamizar o mercado de grãos, o AIrton reúne funcionalidades que otimizam negociações de soja, milho e sorgo. A tecnologia analisa padrões de mercado, calcula preços diários, interpreta documentos para preenchimento automatizado e estrutura dados de forma eficiente.
Desde o ano passado, a Grão Direto vem aprimorando a solução para que funcione como um consultor digital integrado ao WhatsApp, fornecendo suporte em toda a jornada comercial. “O AIrton é treinado para compreender as necessidades do produtor e auxiliá-lo em cada etapa da transação. O agricultor pode, por exemplo, solicitar novas datas de pagamento ou pedir atualizações de cotação a cada meia hora, e a tecnologia fornecerá essas informações regularmente”, explica Fred Marques, fundador e CTO da Grão Direto.
Marques destaca que o AIrton foi desenvolvido com base nos melhores atendimentos já realizados pelos consultores da Grão Direto, sendo seu grande diferencial a personalização das interações. “Ele analisa o comportamento dos vendedores e o histórico da conversa, conectando essas informações às tendências de mercado e ao preço-alvo definido pelo produtor. Assim, o consultor digital pode entrar em contato no momento certo para a venda”, comenta.
O sistema foi projetado para lidar com grandes volumes de informações e entregar respostas assertivas em segundos. Para garantir essa sofisticação, a Grão Direto utiliza modelos avançados de inteligência artificial, como Llama, DeepSeek e GPT-4, além de análise de dados em tempo real via Databricks.
Os primeiros usuários já compartilharam feedbacks sobre a experiência com a tecnologia. Além da rapidez no atendimento, o uso do WhatsApp como canal de negociação foi bem recebido, já que é o principal aplicativo de comunicação utilizado pelos produtores rurais.
“Um dos retornos dos produtores é sobre a agilidade na comunicação. Enquanto um comprador pode estar ocupado para atender uma ligação, o AIrton responde imediatamente. Além disso, mesmo aqueles que não fecham negócio em um primeiro contato acabam voltando a interagir com o sistema, o que demonstra recorrência e confiança na ferramenta.”, diz Marques.
Inicialmente, o AIrton foi disponibilizado para produtores voluntários que testaram a solução. Agora, a Grão Direto está expandindo gradualmente o número de usuários deste canal, e pretende oferecer a tecnologia para todos os vendedores clientes da startup até o final do ano.
Atualmente, o foco do consultor digital está no atendimento aos produtores rurais, mas a expectativa da Grão Direto é expandir suas funcionalidades para outros públicos da cadeia de grãos, como compradores e empresas intermediárias. “Queremos que o AIrton vá além de um consultor digital e se torne um verdadeiro facilitador do mercado, auxiliando desde a negociação até a logística e a parte financeira da comercialização”, afirma Marques.
A startup também planeja incorporar novas funcionalidades à sua inteligência artificial. “Estamos apenas no começo dessa jornada. O AIrton continuará evoluindo com base nos aprendizados do dia a dia, tornando as negociações cada vez mais rápidas, seguras e inteligentes”, explica Marques.
Leia Mais: