Cases de startups e corporações demonstram resultados da inovação aberta no agro

Projetos criados no hub PwC Agtech Innovation atingem a maturidade e aportam tecnologia em diversos segmentos do setor, da suinocultura à agricultura familiar e indústria de biológicos

 

No PwC Agtech Innovation, a prática da dinâmica profissional da inovação aberta proporciona encontros entre os diferentes players do ecossistema com potencial de realização de negócios (Crédito: PwC)

*Por Ana Luiza Mattoso e Vitoria Wuo

Ao longo de 2024, o PwC Agtech Innovation – hub de inovação e consultoria especializada no agronegócio – orquestrou uma série de oportunidades no ecossistema. Tendo como um de seus pilares a conexão entre grandes empresas e startups, o hub atua como catalisador da dinâmica profissional da inovação aberta. 

Na prática, isso se traduz na criação de pontes entre os stakeholders que, muitas vezes, resultam em novos negócios. Exemplos recentes de cases de sucesso que nasceram no PwC Agtech Innovation são as parcerias entre: Nutron, marca da Cargill Nutrição Animal, e Artemis; ICL e Ideelab; além de Husqvarna e Inceres.

Todos os três cases produziram transformações tanto no negócio das empresas como das startups. A ampliação do portfólio de serviços para a agricultura familiar da Husqvarna com a aquisição da Inceres; a formatação de uma nova linha de produtos exclusivos ICL com base na tecnologia da Ideelab e o reposicionamento da Artemis diante de uma demanda específica dos clientes da Nutron, marca da Cargill Nutrição Animal, demonstram os resultados da inovação aberta, em rede e colaborativa para construção de novos negócios e da visão de longo prazo de diferentes organizações. 

Acompanhe como se deram as primeiras interações entre os players e a geração de valor compartilhado, a partir de conexões orquestradas pelo PwC Agtech Innovation:

Nutron, marca da Cargill Nutrição Animal, e Artemis

O programa For Farmers — iniciativa do PwC Agtech Innovation, que visa implementar testes de tecnologia de forma estruturada dentro das fazendas — foi o ponto de encontro da startup Artemis com a Nutron ainda no final de 2023. Produtores de suínos clientes da marca, da Cargill Nutrição Animal, levaram para o hub o desafio da falta de integração de dados zootécnicos e financeiros nas granjas, o que resultou no desenvolvimento de uma nova solução para o mercado e, inclusive, na mudança de posicionamento da startup.

A partir do match no For Farmers, a Artemis (então 300 Inteligência) mudou seu foco de atuação, passando a se dedicar somente à suinocultura. Seu produto, Artemis Pig Smart Data, é hoje o carro-chefe de geração de receita e atende granjas de tamanhos variados com dashboards personalizados para cada tipo de operação e de usuário. 

Por meio do sistema, o empresário da suinocultura consegue fazer a gestão estratégica e otimizada de suas granjas com base em dados financeiros e zootécnicos integrados, além de análises detalhadas de custos, acompanhamento de indicadores estratégicos em tempo real e automação de processos para coleta de dados automática. Também é possível, por meio da plataforma, prever cenários com base em inteligência de dados e receber suporte e treinamentos personalizados.

“O programa do Agtech Innovation com produtores rurais foi um divisor de águas para a nossa startup, porque nos fez enxergar os problemas reais da suinocultura. Foi a partir do For Farmers que nós mudamos toda a nossa trajetória e hoje estamos 100% focados em entregar valor para a cadeia de suínos”, afirmou Eduardo Frota, fundador e CEO da startup que integra a comunidade PwC Agtech Innovation.

ICL e Ideelab 

A sinergia entre a ICL e a Ideelab também começou a se consolidar com apoio do hub, durante evento de lançamento do ICL Planet no Brasil, realizado no PwC Agtech Innovation em agosto de 2021. Na ocasião, a ICL demandou do hub a seleção de startups com soluções inovadoras de desenvolvimento de fertilizantes de última geração, que apresentaram seus pitches.

Três anos depois daquele encontro, em que conheceu a Ideelab, a ICL firmou um acordo de colaboração com a startup para desenvolver seis novos produtos biotecnológicos voltados para o setor agrícola. Em julho de 2024, Michel Castellani, Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da ICL, disse que a colaboração com a Ideelab seria um impulso para a entrada da corporação no segmento de biológicos. “Queremos não apenas entrar no mercado e ser um player que tem um portfólio de produtos que atende à necessidade do produtor, mas que seja relevante dentro de um prazo razoável”. Na época, a ICL havia acabado de anunciar a aquisição da empresa Nitro 1000.

A aliança de co-desenvolvimento com a Ideelab, por sua vez, não envolveu participação acionária. Por meio do acordo, a startup passou a contribuir com sua expertise técnico-científica no desenvolvimento de novos produtos da grande empresa, enquanto à corporação tem cabido o suporte e validação da performance agronômica das soluções. 

Foi acordado, ainda, que os produtos desenvolvidos no contexto da parceria entre ICL e Ideelab serão exclusivos da grande empresa, que poderá comercializá-los sob sua própria marca, pagando royalties à startup. 

O sucesso desta colaboração será avaliado com base nas entregas dos produtos, na performance das tecnologias, impacto positivo para os clientes e, principalmente, na capacidade de resolver problemas e aumentar a produtividade de grãos, vegetais e frutas. “Esse projeto é 100% de inovação aberta”, afirmou Ronaldo Dalio, CEO da Ideelab, quando da assinatura do acordo.

Husqvarna e Inceres

Fundado em 1689 na Suécia, o Grupo Husqvarna fornece produtos profissionais (como motosserras, roçadeiras e cortadores robóticos) para uso em florestas, parques e jardins. Enquanto a InCeres é uma empresa especializada em análise de solo que facilita a tomada de decisões dos agricultores. Sua plataforma digital de agricultura de precisão entrou como pilar para estabelecer a oferta da unidade de negócios de Agricultura Familiar dentro da Divisão Husqvarna Floresta e Jardim.

A relação teve início em 2022, durante uma apresentação orquestrada pelo PwC Agtech Innovation e, nesse primeiro encontro, ficou claro o alinhamento estratégico entre as duas empresas. Leonardo Menegatti, CEO da InCeres, já detinha expertise em análise e automação de dados para agricultura e a Husqvarna desejava integrar esse tipo de dados à tomada de decisão inteligente da sua linha de produtos mecânicos. 

Como resultado dessa aproximação, a Husqvarna assinou em 2024 um acordo para adquirir a InCeres, o que vai ampliar sua oferta de soluções para a agricultura familiar. “Nossa solução de Gerenciamento Total da Propriedade pode combinar inteligência digital, por um lado, e nossas soluções mecânicas, por outro. Essa oferta será realmente disruptiva”, disse, em nota, Mauro Favero, Presidente da Business Unit de Light Agriculture na Husqvarna.

Termômetro da inovação aberta no agro

Baixe o report completo

Contatos

Maurício Moraes

Maurício Moraes

Sócio e líder do setor de Agronegócio, PwC Brasil

Dirceu Ferreira Junior

Dirceu Ferreira Junior

COO do PwC Agtech Innovation e sócio, PwC Brasil

Siga-nos