Por Fernanda Cavalcante*
A startup francesa MyEasyFarm, especializada em agricultura de precisão, firmou parceria com a MyCarbon, subsidiária da Minerva Foods dedicada à comercialização de créditos de carbono. Juntas, elas pretendem medir e monitorar reduções e remoções de CO2e de maneira digital e escalável no Cerrado. A meta inicial é acompanhar mais de 40 mil hectares.
De um lado, a plataforma digital MyEasyCarbon, desenvolvida pela agtech francesa MyEasyFarm, atuará com os protocolos de Medição, Relatório e Verificação (MRV) e KPIs de sustentabilidade, enquanto a MyCarbon ficará responsável pela frente de créditos de carbono a partir da metodologia Verra VM0042.
De início, o projeto visa contribuir com a restauração de pastagens degradadas e conservação do bioma do Cerrado, fomentando a agricultura regenerativa.
“Estamos animados em colaborar com uma empresa tão inovadora quanto a MyCarbon, cujo compromisso com a sustentabilidade se alinha perfeitamente com nossa missão de usar a tecnologia para promover mudanças positivas na agricultura”, diz François Thierart, CEO da MyEasyFarm.
Thierart conta que a plataforma MyEasyCarbon foi criada para apoiar o Rótulo Baixo Carbono da França, tendo recebido sua primeira certificação da Bureau Veritas em 2022. De lá para cá, a solução já ajudou mais de 300 fazendas a reduzirem e rotularem as emissões de cerca de 220 mil toneladas de CO2 equivalente.
Ele destaca que este projeto é um passo significativo para expandir a atuação da MyEasyFarm nos mercados internacionais, garantindo o monitoramento preciso do sequestro de carbono.
Escalabilidade
A MyCarbon, respaldada pela Minerva Foods, garante que a iniciativa no Cerrado contribuirá não apenas para a redução das emissões de carbono, mas também para promover a adoção de práticas regenerativas no bioma, melhorando a biodiversidade, saúde do solo e apoiando as comunidades agrícolas do entorno.
O objetivo da parceria é criar uma estrutura escalável para futuros projetos de crédito de carbono, posicionando a MyEasyFarm e a MyCarbon na vanguarda da agricultura regenerativa no Brasil.
“O mercado de créditos de carbono incentiva práticas agrícolas mais sustentáveis. Garantir a segurança alimentar e a sustentabilidade global exige técnicas produtivas e de baixo impacto ambiental. Estamos satisfeitos em apoiar os produtores nessa transformação”, afirma Marta Giannichi, diretora da MyCarbon.
*Com informações de assessoria de imprensa