ICL e Ideelab Biotecnologia avançam em parceria para desenvolver seis novos produtos

A sinergia entre a empresa e a startups começou a se consolidar após evento organizado no PwC Agtech Innovation

Julho 1, 2024

Por Fernanda Cavalcante

Com o objetivo de desenvolver seis novos produtos com tecnologia biológica inovadora, a ICL estabeleceu uma colaboração com a startup Ideelab Biotecnologia para execução de um projeto que tem o prazo de três anos. 

A ICL anunciou a parceria com a Ideelab um mês após a aquisição da empresa Nitro 1000. Michel Castellani, Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da ICL, comenta: “A colaboração com a Ideelab é um impulso para a nossa entrada no segmento de biológicos, com o nosso DNA de inovação. Queremos não apenas entrar no mercado e ser um player que tem um portfólio de produtos que atende à necessidade do produtor, mas que seja relevante para os nossos clientes e nos coloque entre os líderes do segmento de biológicos, dentro de um prazo razoável.” 

A Ideelab é uma startup especializada em desenvolver inovação científica para o setor agrícola, promovendo novas tecnologias customizáveis, desde a fase de ideação à produção. Sua expertise é está na combinaçãode microrganismos ou de suas moléculas, como metabólitos, peptídeos e proteínas. “Nós entregamos para os nossos clientes um produto já com todo o nosso know-how embarcado. Método de produção, controle de qualidade, desempenho em campo e assim por diante”, afirma Ronaldo Dalio, CEO da Ideelab. 

Segundo Dalio, esse contrato é icônico para a startup tanto pela dimensão quanto pela estrutura de relacionamento por trás. “Esse projeto é de inovação aberta mesmo. Em geral, nós elaboramos o escopo do projeto para os nossos clientes, mas, no caso da ICL, eles já tinham o conceito pré-estabelecido. Eu fiquei positivamente surpreso com a qualidade e com o quanto essas soluções serão inovadoras e exclusivas”, diz. 

A sinergia entre a ICL e a Ideelab começou a se consolidar durante o evento de lançamento do ICL Planet no Brasil, realizado no PwC Agtech Innovation em agosto de 2021. Na ocasião, o hub contribuiu para a seleção de startups com soluções inovadoras no desenvolvimento de fertilizantes de última geração para participação no evento. “Os scouting são buscas fechadas de tecnologia, que fazem parte do portfólio de soluções oferecido pelo hub. Nosso objetivo é promover ativamente a  resolução de desafios estratégicos de negócios das empresas, seja com chamadas públicas ou com total sigilo da estratégia de inovação”, diz Murillo Carvalho, Gestor de Comunidade no PwC Agtech Innovation

Estrutura da colaboração 

A aliança de co-desenvolvimento, que não envolve participação acionária, está estruturada da seguinte maneira: a Ideelab contribui com sua expertise e know-how técnico-científico para o desenvolvimento dos produtos, enquanto a ICL oferece suporte durante todo o processo, validando o desenvolvimento, a performance agronômica e a condução do desenvolvimento de mercado. 

Castellani destaca que a empresa possui um centro de pesquisa registrado no Ministério da Agricultura (Mapa), o que facilita essa validação e avaliação agronômica. “A validação é o primeiro passo. Em seguida, pensando em escala, buscamos parceiros, muitas vezes consultores, instituições de pesquisa ou clientes que têm um interesse especial por tecnologia e estão dispostos a testar novidades e produtos inovadores”, afirma. 

O acordo prevê que os produtos desenvolvidos pela Ideelab sejam exclusivos da ICL, que poderá comercializá-los com sua própria marca. “No futuro, a ICL decidirá sevai querer produzir com a gente, na própria fábrica ou com um terceiro, a Ideelab receberá royalties pela venda do produto”, diz Dalio. 

Segundo Castellani o sucesso dessa parceria vai ser medido pelas entregas dos produtos esperados, pela performance das tecnologias geradas e pelo impacto positivo que elas vão proporcionar para os clientes. “A qualidade dessas tecnologias é fundamental, pensando na resolução das dores e nas oportunidades de gerar um aumento de produtividade dos produtos agrícolas, seja grãos, vegetais ou frutas”. 

As origens da Ideelab Biotecnologia 

A IdeeLab Biotecnologia é uma startup brasileira que iniciou suas atividades no Laboratório de Fisiologia e Bioquímica Fitopatológica da Esalq-USP, há cinco anos, durante o doutorado de Ronaldo Dalio, um dos fundadores da startup. Ele foi orientado pelo Prof. Dr. Sérgio F. Pascholati. Ao trabalharem juntos, decidiram fundar a startup com o propósito de prover ao mercado agrícola mais inovação biotecnológica, ou seja, produtos à base de microrganismos ou de suas moléculas. 

Hoje, o principal serviço da startup é o desenvolvimento de  protótipos a partir de uma ideia, validar o protótipo em produto, fazer o scale-up e oferecer o parque fabril para a produção. “Não temos produtos próprios, pois não queremos competir com nossos clientes. Nós transferimos a tecnologia e eles cuidam do desenvolvimento de mercado, das vendas e do pós-venda. Somos um grande provedor de inovação para o setor agrícola mundial”, afirma Dalio. 

A startup está construindo uma fábrica em Londrina, no Paraná, que só operará no formato B2B, com previsão de entrega para o início de 2025. Logo no início das operações, a fábrica terá a capacidade de produzir até 1 milhão de litros por ano, e em sua etapa final, ainda não definida, poderá suportar 6 milhões de litros. 

Dalio comenta que, até dois anos atrás, eles pensavam apenas no mercado brasileiro, mas hoje eles estão internacionalizando todas as suas ações, visto que os principais clientes são as multinacionais. “Estamos trabalhando bastante com produtos à base de moléculas, dessa forma a gente ganha o mercado mundial, não só o Brasil. Quando olhamos a internacionalização de produtos biológicos, temos o problema de levar um microrganismo para outro país. Quando trabalhamos com moléculas, não temos esse problema”, diz. 

Contatos

Maurício Moraes

Maurício Moraes

Sócio e líder do setor de Agronegócio, PwC Brasil

Dirceu Ferreira Junior

Dirceu Ferreira Junior

COO do PwC Agtech Innovation e sócio, PwC Brasil

Siga-nos