Fevereiro 22, 2024
Por Michel Franco e Vitor Lima
A conexão é um dos pilares-chave da entrega de valor dos hubs de inovação. No PwC Agtech Innovation, essa frente se fortalece no acompanhamento de cada startup, cada empresa, produtor rural e parceiro institucional da rede. Por meio das conexões, a comunidade gera oportunidades de colaboração e impulsiona o nascimento de projetos inovadores.
Para entender o que leva algumas startups a terem mais conexões com as corporações do agro, podemos analisar dois aspectos principais: a demanda do mercado e o perfil de engajamento do empreendedor com o ecossistema.
As demandas do mercado são os fatores externos que determinam as tendências, necessidades e oportunidades de cooperação que podem dar o start no relacionamento de uma empresa com uma startup. Enquanto o perfil de engajamento do empreendedor diz sobre a disposição dele, dela e de sua equipe de estar nos eventos do setor, fazer networking, participar ativamente de discussões e pitches no hub, interagir com mentores, se inscrever em desafios de inovação aberta, entre outras ações reativas e pró-ativas de relacionamento com o ecossistema.
Antes de entrar na lista das 10 startups que mais se conectaram com empresas no PwC Agtech Innovation em 2023, confira a relação dos temas que mais movimentaram a nossa comunidade ao longo do ano que passou:
Digitalização na agricultura - demanda crescente entre as empresas do setor, a digitalização da agricultura tem ganhado força no sentido de otimizar processos e aumentar a produtividade no campo. Entre as startups, aquelas que oferecem softwares de gestão e que atuam dentro da porteira atendendo às necessidades do produtor rural são as mais procuradas para solucionar esses desafios.
Gestão de dados - com o aumento da digitalização na agricultura, surge também a necessidade de gerenciar os dados oriundos do campo e transformá-los em insights para tomada de decisão, aumentando a eficiência e rentabilidade dos negócios. Nessa frente, startups de integração de dados têm ganho espaço e encontrado oportunidades de ampliar o alcance das suas soluções.
Gestão de supply chain - relacionada ao gerenciamento da cadeia de distribuição de insumos e matérias-primas, a frente de gestão de fornecedores pede, cada vez mais, por tecnologias associadas à rastreabilidade. O objetivo é atender à demanda do mercado por mais transparência.
Automação e eficiência operacional - no contexto da necessidade de facilitar o trabalho de quem atua diretamente no campo e estimular a adoção de tecnologia para tomada de decisões inteligentes, a automação tem proporcionado ações mais rápidas e precisas para empresas e operadores, gerando economia de tempo e dinheiro. As startups que atendem esse mercado atacam desde problemas relacionados à capacitação de pessoas, passando por otimização de processos e redução de desperdícios.
Sustentabilidade em prol do meio ambiente e da descarbonização - diante das mudanças climáticas, a produção sustentável se converteu em um imperativo para o agronegócio. Com soluções para reduzir a aplicação de insumos, melhorar a saúde do solo, gerar pagamento por serviços ambientais, participar do mercado de carbono, as startups do setor são peças-chave para responder às demandas das empresas pela produção verde.
Em relação às características predominantes no perfil dos empreendedores que alcançaram mais conexões, aparecem:
Abertura para relacionamentos - No mundo da inovação aberta, não existe conexão perdida. A abertura para relacionamento com qualquer que seja o player do ecossistema (empresas, produtores, mentores, investidores) é sempre uma oportunidade de aprender com a experiência do outro e receber feedbacks sobre as soluções. Nas startups cujos fundadores mais se conectaram, esse aspecto é preponderante.
Mentalidade de longo prazo - É fato que conexões com grandes empresas podem levar tempo para se concretizarem em negócios efetivos. Por isso mesmo, criar relações de longo prazo e de confiança permitem que os empreendedores aproveitem oportunidades que surgem ao longo da jornada.
Participação em eventos da comunidade - Se fazer presente e interagir com o ecossistema de inovação é outro ponto importante para a startup que quer se conectar com outros stakeholders. Uma vez fazendo parte do Agtech Innovation, o empreendedor que frequenta o hub e participa dos eventos on e offline, tende a aproveitar melhor a visibilidade e o efeito de rede que a comunidade oferece.
Dados os parâmetros de análise que contribuem para que startups gerem mais conexões nos ambientes de inovação, trazemos a lista das 10 startups Residentes e Memberships que mais se conectaram no PwC Agtech Innovation em 2023:
No contexto das complexas estruturas dos projetos de carbono, a Residente BrCarbon se posiciona mensurando e gerando créditos no setor florestal, para que produtores tenham mais uma fonte de renda com a floresta em pé. Com projetos desta natureza em alta na agenda ESG das empresas, a climatech tem atraído o interesse e os pedidos de conexões dos visitantes que olham para a sustentabilidade do entorno e perenidade de suas organizações.
Posicionada no caminho de quem chega ao PwC Agtech Innovation pela porta principal, a sala privativa da startup, com mais de 25 posições, fomenta os pedidos de conversas e, assim, pitches de aculturamento ocorrem naturalmente. A maturidade da startup, com mais de 300 projetos realizados no Brasil, também chama a atenção em agendas presenciais e remotas.
Tendo finalizado o ano de 2023 com a entrada de novo sócio-investidor e crescimento da equipe e da carteira de clientes, a CromAI tem atraído a curiosidade da comunidade em meio à popularização da inteligência artificial. Trabalhando com a tecnologia desde o início de suas operações, a agtech está posicionada como especialista na área de visão computacional para combater uma grande dor dos produtores: as plantas daninhas. Visando a maior eficiência operacional no campo, dispõe de uma solução de reconhecimento automático e combate das invasoras.
Seu alto número de conexões também está relacionado à curiosidade gerada pela exposição da marca. A startup Residente tem uma sala privativa há pelo menos 3 anos no hub e se faz presente no horizonte de quem frequenta ou visita as instalações, acessando oportunidades de pitches e outras trocas presenciais que acontecem no dia a dia.
A D-lavro entrega informações agrometeorológicas para apoio nas tomadas de decisão na lavoura. Por meio de estações de coleta de dados e uma plataforma para planejamento agronômico, a agtech apoia a jornada de digitalização e ganho de eficiência operacional de produtores de grãos sobretudo no Centro-Oeste brasileiro.
Presente no hub com especialistas de clima, tecnologia e comercial, a D-Lavro acessa a rede de corporações do Agtech Innovation tanto de forma orgânica no hub, tanto para pitches e interações remotas com corporações, que buscam o apoio dos dados na criação de inteligência interna.
Posicionada para apoiar empresas e produtores com seus desafios de clima, a sueca Ignitia é detentora de um sistema avançado de previsão com modelagem específica para atender regiões produtoras de grãos e fibras na zona tropical. Fundada por cientistas que passaram por instituições de pesquisa como a Nasa, a agtech faz uso de dados hiper localizados, específicos de cada coordenada geográfica, para acompanhar o clima nas fazendas. Com esses dados, a empresa atende tanto o público B2C (produtores rurais), como B2B (empresas que queiram usar seus dados climáticos para desenvolver ou co-desenvolver novos produtos) e B2B2F (em oferta white label).
Com a presença no hub, o time de desenvolvimento comercial da Ignitia busca otimizar seus esforços para acessar players do agronegócio dos mais diferentes perfis. Já foram gerados frutos de parcerias com outras startups para fornecimento de dados climáticos e com corporações que buscam gerar valor para parceiros da cadeia de suprimentos.
A IMBR Agro resolve o problema da subutilização das informações geradas em alto volume e de forma descentralizada nas empresas do agronegócio. No mercado, seu alto número de conexões é resultado de um apetite cada vez maior das empresas pela digitalização do agronegócio – setor com grande espaço para avançar conforme análise do Índice de Transformação Digital da PwC.
Presente na comunidade há mais de 2 anos e estreando como Residente com sala privativa na expansão do PwC Agtech Innovation em 2023, a IMBR Agro se destaca por buscar conexões de forma proativa com visitantes do hub, além de se disponibilizar para interagir nos tours experienciais e trocas com os gestores de comunidade.
A 300 inteligência reduz o tempo de trabalhos repetitivos e auxilia as empresas na tomada de decisão a partir do tratamento de dados sob demanda. Com versatilidade para tratar, integrar e disponibilizar dashboards a partir de dados de quaisquer naturezas, a startup apoia empresas na sua jornada de transformação digital.
Disposta a se integrar no mercado agro com profundidade, a 300 Inteligência se destaca pela intensidade com que participa de iniciativas com o ecossistema, tanto on quanto offline. O engajamento em compreender as necessidades do setor se reflete na alta dedicação ao desenvolvimento de projetos colaborativos com outras startups e participação em agendas com empresas.
A Já Entendi Agro é uma edtech que cresceu no varejo e pivotou para o agronegócio após identificar a dimensão e relevância das dores do setor em disseminar conhecimento técnico dentro da porteira. Hoje, atendendo grandes empresas, a startup gera valor para consultores, produtores, agrônomos, entre outros públicos, sobre assuntos tão complexos quanto o sequestro de carbono na agricultura. O objetivo é promover o aculturamento dos profissionais sobre novas soluções e tecnologias em uso no dia a dia das atividades no campo.
Sempre privilegiando o desafio do mercado, os fundadores da edtech não hesitam em priorizar trocas com os gestores de comunidade do Agtech Innovation para entender as demandas das empresas que integram a comunidade e buscar matches considerando também a proposta de valor e foco de atuação da startup. O resultado é a geração de conexões bastante assertivas.
A despadronização e diversidade das fontes de informações agrometeorológicas e de maquinário no campo está entre os gargalos da gestão de dados na produção agrícola. Com amplo know how no tratamento e padronização destes tipos de informações, a proposta de valor da agtech americana Leaf produz valor para fornecedores de tecnologia no campo em geral, de outras startups às corporações.
O alto desempenho da Leaf na realização de conexões com a comunidade Agtech Innovation é explicado hoje também pela alta proatividade do time no acesso a outros atores que participam da comunidade. O perfil da equipe é apoiado na cooperação com outras agtechs e na aceleração de ciclos de feedbacks e validações de novas soluções, baseadas nas necessidades dos seus clientes no campo.
A deeptech Mastera apoia empresas do agronegócio que buscam destravar o potencial mercadológico de soluções desenvolvidas na Academia. Por meio de sua plataforma, a startup prospecta novas tecnologias a partir do conhecimento de universidades e interação com produtores rurais, atendendo uma antiga demanda do setor por aproximação entre a esfera pública e privada, como ferramenta para potencializar a inovação.
Mesmo baseada em Santa Catarina, a startup participa com frequência de eventos presenciais, dedicando o tempo da viagem à geração de novos relacionamentos com os atores do hub. No modelo remoto, a aproximação com outros empreendedores têm contribuído para o surgimento de projetos colaborativos que atendem às principais demandas do setor.
A francesa MyEasyFarm tem desempenhado um importante papel para a transformação digital e sustentabilidade no agronegócio brasileiro, com valor direcionado para corporações com relacionamento próximo de produtores e cooperativas. A startup conta com alguns tipos de soluções: de agricultura de precisão (para otimizar e digitalizar a gestão de campo), de monitoramento de lavoura (com foco em processos) e mensuração do carbono (por meio de diagnóstico do potencial de rentabilidade da fazenda).
O interesse das corporações por startups que permitem a gestão de informações dos produtores e que se conectam com o tema da sustentabilidade é uma das razões para seu resultado em conexões. Além disso, sua presença no hub e engajamento dos intraempreendedores em criar relacionamentos elevou o número oportunidades na rede em 2023.