Agtech Innovation anuncia startups selecionadas no Intensive Connection 2024

Para os cinco desafios propostos, foram selecionadas 9 startups que irão percorrer uma jornada de aproximação com gigantes do agro e da tecnologia  

O PwC Agtech Innovation, principal hub de inovação dedicado ao setor de Ag&Food Tech na América Latina, anuncia as 9 startups selecionadas para participar do Intensive Connection 2024, dentre um total de 43 finalistas. 

O programa de potencialização de startups chega à sua 6ª edição com cinco corporações participantes: a Bunge, empresa global do agronegócio e alimentos; Ceva Saúde Animal, companhia francesa com foco em saúde animal; John Deere, empresa global de tecnologia que fornece software e equipamentos para os setores agrícola, de construção e florestal; Microsoft, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo e a empresa marroquina de soluções de nutrição de solos e plantas OCP.

Desde o início da sua realização, o programa tem contribuído não somente para o fortalecimento de iniciativas de colaboração no agro, mas também para prover soluções em setores correlatos, como tecnologia da informação, energia e educação. Sendo assim, o objetivo é atrair não apenas agtechs, mas também startups de outros segmentos, que busquem se aproximar do mercado agro.

Os desafios propostos, particulares de cada Innovation | Corporate do PwC Agtech Innovation, geraram um amplo leque de possibilidades para as startups do ecossistema, vindas de diferentes Estados do Brasil e também do exterior. “Esse ano, a multiplicidade de desafios propostos no Intensive Connection atraiu uma base de startups diversa, muitas delas que passam a se relacionar com o hub a partir do programa e vêm enriquecer ainda mais a nossa comunidade de inovação. Ficamos contentes em anunciar selecionadas com tamanha qualidade e diversidade de tecnologias, que certamente poderão compôr soluções completas para os desafios complexos que o agronegócio enfrenta”, diz Dirceu Ferreira Junior, COO do PwC Agtech Innovation e sócio da PwC Brasil.

Somando as entrantes de 2024, 57 startups já foram selecionadas e participaram do Intensive Connection desde 2018. O impacto do programa acontece pela geração de valor para corporações e startups, promoção e validação de novos negócios e tecnologias, além do fomento à cultura de inovação aberta.

Conheça as startups selecionadas

Bunge - Agricultura regenerativa e a mensuração de seus impactos

Com um desafio que visava encontrar soluções de mensuração dos impactos positivos da agricultura regenerativa, a Bunge – junto de seus times de sustentabilidade e da Fundação Bunge – selecionou a Biome makers para cooperação no Intensive Connection.

A Biome makers, que faz análises metagenômicas do solo a partir de um banco taxonômico com mais de 24 milhões de microrganismos mapeados, foi selecionada tendo em vista o potencial de seus diagnósticos e recomendações de correção de manejo. Por meio destas ferramentas, a startup visa estimular os produtores rurais a transformarem suas lavouras em sistemas mais resilientes e sustentáveis. Presente em 56 países, a Biome Makers provê análises para mais de 200 culturas.

A agenda de ação climática da Bunge conta com uma ampla frente voltada ao estímulo da agricultura regenerativa, incluindo um programa de grande escala baseado em uma estratégia integrada que conecta a demanda de empresas de alimentos e biocombustíveis com a oferta de produtos cultivados com práticas regenerativas. A iniciativa já abrange 250 mil hectares e será expandida para 600 mil hectares até 2026. Já a Fundação Bunge lidera o “Semêa”, programa que tem como foco ampliar ações que estimulem a preservação do solo, floresta e água, integrando agricultores familiares, povos tradicionais e grandes produtores.

Ceva Saúde Animal - Granja 4.0 a serviço da produção de aves e suínos

Na busca por startups que possam otimizar recursos e intensificar a análise de dados, visando melhorar a administração e monitoramento no dia a dia da produção de aves e suínos, a Ceva Saúde Animal selecionou as startups @Tech e 300 Inteligência para o programa.

A @Tech, hardtech que desenvolve soluções voltadas para apoiar a tomada de decisões no setor agropecuário. Com ênfase na bovinocultura de corte, avicultura e piscicultura, a startup emprega tecnologias avançadas e inteligência artificial para promover negociações justas e imparciais entre o produtor e o mercado, otimizando o uso dos recursos naturais enquanto maximiza o lucro dos seus clientes. 

Por outro lado, a 300 Inteligência, especialista em Business Intelligence (BI) e integração de dados, transforma informações brutas em insights através de painéis, relatórios e análises. Focada na suinocultura, a startup oferece a Artemis Pig Smart Data, que disponibiliza painéis de gestão personalizados para diferentes níveis da operação, permitindo aos produtores uma visão detalhada do desempenho da granja e facilitando decisões estratégicas baseadas em dados precisos.

Em mais uma edição do programa, a Ceva tem o objetivo de se aproximar de startups que possam estreitar o relacionamento com os clientes da marca, a fim de ampliar o acesso à soluções tecnológicas nas granjas. 

John Deere - Soluções emergentes para ampliar a adoção de tecnologia no campo

A John Deere selecionou as startups XSpaces e Oniria para participarem do Intensive Connection. A escolha foi baseada no objetivo da empresa em explorar soluções emergentes que possam apoiar a adoção tecnológica no agronegócio, utilizando soluções já aplicadas no setor ou originárias de outros mercados, com potencial de transformar a forma como os agricultores atuam no campo.

A XSpaces é uma startup especializada na construção de espaços virtuais no metaverso, e oferece ao mercado corporativo uma nova forma de interagir com clientes e desenvolver negócios em ambientes imersivos.

Já a Oniria é uma empresa que fornece soluções inovadoras que aprimoram treinamentos, engajam pessoas e reduzem custos. A startup conta com ferramentas de simulação virtual e gamificação, tornando os processos de aprendizado mais interativos.

A escolha das startups reflete o compromisso da John Deere na busca de soluções que contribuam com a aceleração da adoção de tecnologia no campo, promovendo a transformação digital.

Microsoft - Soluções para maior eficiência produtiva aliada ao desenvolvimento sustentável 

A Microsoft reafirma seu compromisso com o agronegócio ao incluir sua cliente Belagrícola no programa, visando explorar tecnologias que ajudem o produtor rural a alcançar maior eficiência produtiva e desenvolvimento sustentável. As startups escolhidas para participar do programa foram Mogai e B4A.

De um lado, a Mogai, focada em produtos de alta tecnologia para diversos setores, principalmente indústria pesada e logística em quaisquer modais. A startup desenvolve produtos baseados em visão computacional para diversas aplicações na indústria, como logística 4.0, inventário e controle da produção.

Do outro, a B4A, startup especializada em análises metagenômicas do solo, técnica utilizada para detectar o DNA das comunidades microbianas e identificar quais espécies as compõem. A partir desta avaliação, a startup consegue prescrever melhorias no manejo e tratamentos regenerativos.

As startups selecionadas se conectam ao projeto Rota da Produtividade, programa criado pela Belagrícola com o objetivo de trazer seus clientes para perto, por meio da participação ativa da empresa na evolução do processo produtivo.

OCP Brasil - IA para identificação de desafios dos produtores e geração de insights no manejo de fertilizantes

Dedicada ao crescimento sustentável da produção agrícola, a OCP Brasil procurou startups que pudessem atender os produtores de maneira mais assertiva e eficaz, convertendo os sinais do campo e suas dificuldades em dados relevantes para a tomada de decisões na indústria. Para este desafio, foram selecionadas as startups Eiwa e Veros.

A agtech argentina Eiwa foi selecionada devido ao seu potencial em disponibilizar infraestrutura em nuvem para integrar dados provenientes de diversas fontes e formatos. Esse processo de integração utiliza algoritmos de IA, e os resultados auxiliam os produtores a maximizar o potencial econômico de suas áreas.

Já a Veros foi selecionada por sua plataforma de rastreabilidade que usa blockchain e inteligência artificial. Esta tecnologia assegura transparência, segurança e eficiência nos processos produtivos. A startup utiliza IA para detectar falhas agrícolas e otimizar o manejo de fertilizantes. Com análise em tempo real, a plataforma oferece recomendações precisas para aumentar a produtividade e reduzir o impacto ambiental.

A OCP Brasil busca, com as startups selecionadas, transformar desafios e sinais vindos do campo em diagnósticos, análises e planos de ação, visando o uso eficiente e racional de fertilizantes no campo. 

Contatos

Maurício Moraes

Maurício Moraes

Sócio e líder do setor de Agribusiness, PwC Brasil

Tel: 4004 8000

Dirceu Ferreira Junior

Dirceu Ferreira Junior

COO do PwC Agtech Innovation e sócio, PwC Brasil

Tel: 4004 8000

Siga-nos