Sima Earth promete impulsionar estratégia de vendas, logística e mkt do mercado de insumos

Novo lançamento da Sima consiste em uma plataforma SaaS com georreferenciamento, que processa e analisa imagens de satélite e dados de campo

Setembro 20, 2023

Quem nos conta essa história é Mauricio Varela, Co-founder da Sima

Por Fernanda Cavalcante*

A startup Sima, detentora de uma plataforma de monitoramento fitossanitário em campo e gerenciamento de clientes para redes de distribuição de insumos, anunciou o lançamento de uma nova tecnologia, o Sima Earth. A tecnologia promete gerar insights sobre o mercado consumidor de uma determinada região, a partir de dados  georreferenciados coletados no campo e de imagens de satélite de maior precisão.

O Sima Earth tem como público-alvo o segmento B2B e a startup está concentrando seus esforços em alcançar revendas, empresas de insumos e tradings, que estejam interessadas em aproveitar os dados fornecidos pela tecnologia para orientar decisões estratégicas de seus times de vendas, logística e marketing. Essas decisões podem envolver o momento adequado para adquirir produtos específicos, fornecer determinados serviços e até mesmo criar campanhas.

De acordo com Mauricio Varela, Co-founder da Sima, o lançamento atual não teria sido possível sem os dados que a Sima acumulou ao longo dos últimos anos, o que considera um diferencial competitivo. “O nosso primeiro passo foi construir uma base de dados sólida em escala global, o que permitiu o processamento das imagens de satélite para gerar insights mais precisos sobre as áreas produtivas. Hoje temos informações de campo muito confiáveis e abrangentes e somamos isso a uma análise de dados de satélite que outras empresas não fazem”, diz.

Com mais de 60 colaboradores, a Sima atende, atualmente, mais de 500 clientes e monitora 7,3 milhões de hectares de terra. Com a introdução do Sima Earth, a startup planeja ampliar sua presença especialmente no mercado brasileiro, enxergando como potencial os 75 milhões de hectares plantados no país. 

Serviços disponíveis na plataforma

A nova tecnologia da Sima está disponível para as culturas de soja, milho, algodão, cana-de-açúcar e trigo via SaaS. A contratação se dá por meio de uma licença anual vinculada a uma área específica, com dimensão regular de 55 × 55 km, equivalentes a aproximadamente 300 mil hectares.

Após a seleção da região, o software utiliza imagens de satélite como as do Sentinel, Landsat e de provedores pagos, como a Planet, para delinear automaticamente os talhões de cultivo. 

Combinando processamento de imagens e dados coletados no campo, o usuário tem acesso a informações macro da região, como tamanho total da área agrícola, hectares plantados para cada cultura e a evolução ao longo dos anos. “Para identificar a cultura produzida, nossos algoritmos analisam as emissões de infravermelho específicas da planta, já que cada variedade emite frequências distintas” diz Varela. 

O Sima Earth também fornece informações mais específicas sobre a produção. Ele identifica as áreas agrícolas em conformidade com as políticas ambientais locais, registra dados de produção de biomassa e identifica ocorrências de pragas, plantas daninhas e doenças. A identificação das áreas com adequação ambiental envolve a integração de dados do satélite com informações sobre a propriedade e dados coletados no campo.

O cálculo da biomassa envolve a análise de NDVI, permitindo a avaliação da distribuição da biomassa na região em nível micro, incluindo a evolução ao longo da safra e comparações com produções vizinhas. Os dados coletados no campo são cruciais para identificar tendências relacionadas à periodicidade e recorrência de problemas fitossanitários.

Além disso, o Sima Earth fornece informações climáticas, como precipitação, temperatura e umidade da região, com previsão de 15 dias. “Dessa forma, a empresa consegue prever a evolução da cultura e até antecipar o crescimento da incidência de determinadas pragas ou doenças”, afirma Varela.

Novas funcionalidades

Varela revela que os próximos avanços na evolução da tecnologia incluem a criação de filtros personalizados para classificar parcelas de terreno com base em índices de NDVI específicos. Além disso, estão sendo desenvolvidos alertas que identificam talhões que excederam as taxas de crescimento previstas e avisos de desvios climáticos significativos em relação às médias históricas.

Outro aspecto importante é a integração com plataformas de CRM, visando fornecer análises detalhadas para cada empresa. Isso permitirá uma compreensão mais profunda das operações e poderá direcionar estratégias de forma cada vez mais precisa. 

*Com edição de Marina Salles

Contatos

Maurício Moraes

Maurício Moraes

Sócio e líder do setor de Agribusiness, PwC Brasil

Tel: 4004 8000

Dirceu Ferreira Junior

Dirceu Ferreira Junior

COO do PwC Agtech Innovation e sócio, PwC Brasil

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