Maio 4, 2023
Tainan Lamas: “O ScoutTech vem para as grandes empresas identificarem oportunidades de desenvolvimento de novos negócios, inovação e P&D” (Foto: Mastera)
Por Marina Salles
Incorporar na rotina o monitoramento de mercado é uma atividade que exige dedicação e profissionalismo. Pensando em atender esta demanda quando o assunto é levantar as melhores oportunidades nos bancos de pesquisa nacionais e do exterior, a Mastera está lançando o ScoutTech.
O novo serviço funciona como um radar ativo para a busca de oportunidades de desenvolvimento de novos negócios, inovação e P&D a partir de estudos acadêmicos com aplicação prática e apelo comercial. “Com o ScoutTech damos agilidade à prospecção contínua de novos projetos, para que as grandes empresas possam mapear as novas tecnologias que estão surgindo e amadurecendo no seu mercado”, diz Tainan Lamas, co-fundador da Mastera.
Hoje, a Mastera investiga soluções, prioritariamente, nas áreas de: agricultura digital preditiva, adaptação aos efeitos climáticos, ampliação do uso de bioinsumos, novas ferramentas biotecnológicas para a agricultura e nanotecnologia, tanto para sanidade como segurança alimentar e nutricional. Dentro desses temas, a Mastera se aprofunda na necessidade do cliente para entregar, semestralmente, um mapeamento personalizado.
A curadoria das oportunidades é feita por especialistas e a entrega do relatório pode ser composta por mais do que uma pesquisa, relacionando estudos que resolvam determinado desafio. “Uma nanotecnologia para aumentar a fixação de carbono no solo, por exemplo. Eu posso compor um pool com 3 tecnologias para chegar a esse objetivo”, explica Lamas.
Com quatro opções de pacote, o cliente personaliza sua entrega. No nível mais completo, a Mastera produz um relatório sobre as oportunidades de mercado; análises técnica, financeira e de escalabilidade da tecnologia; análise estratégica de pontos sensíveis do processo de desenvolvimento; análise de tendências de impacto e, ainda, um roadmap de desenvolvimento da tecnologia.
A solução sob medida visa atender a uma demanda latente no mercado, segundo Tainan, não só de manter as empresas informadas sobre desenvolvimentos em áreas estratégicas para o negócio, mas também de compreender e explorar potenciais áreas de crescimento e inovação.
O serviço também prepara as empresas para usufruir de outro produto da Mastera, o TechBuilder. Nesta etapa, é que se dá o efetivo desenvolvimento da tecnologia para posterior validação e modelagem que levem a um lançamento no mercado.