Março 6, 2023
O Coimma Pec tem funcionalidades atreladas à melhoria da gestão e dos processos de dentro da porteira (Foto: Divulgação)
Por Marina Salles
A Coimma, líder no mercado de troncos e balanças para pecuária no Brasil, anuncia o lançamento do aplicativo Coimma PEC. O app otimiza a gestão da pesagem de bovinos e permite o controle das informações geradas.
O aplicativo pode ser baixado de forma gratuita e, uma vez pareado com o indicador eletrônico de pesagem animal da Coimma (KM3 Plus v3), possibilita a sincronização com bastões de leitura de brincos Full Duplex (FDX). O objetivo é vincular a identificação do animal ao seu peso.
“O aplicativo Coimma Pec sincroniza as pesagens, entrega estatísticas básicas da sessão, vincula o peso do animal ao seu número de manejo e possibilita o compartilhamento de todos os dados, via e-mail e WhatsApp”, explica o zootecnista Gustavo Trivelin, coordenador de marketing da empresa, sediada em Dracena (SP).
O peso dos animais é um dos dados mais importantes para os pecuaristas na lida diária com o gado, pois interfere na gestão e planejamento da propriedade. Por meio das pesagens é que são realizados os cálculos de manejo nutricional e forrageiro, que vão ditar a taxa de lotação e capacidade de suporte da pastagem ou a quantidade de alimentos e suplementação fornecidas em sistemas de confinamento, além da dose correta de medicações. O peso também determina o valor da venda dos animais, seja de recria ou engorda.
A Coimma recomenda que os bovinos sejam pesados no mínimo duas vezes ao ano, aproveitando a realização de outros manejos. A estimativa, no entanto, é de que apenas 20% das fazendas pecuárias no Brasil contem com balanças apropriadas para uso, o que ainda é um desafio para o setor.
“É um compromisso da Coimma entender os principais problemas enfrentados pela pecuária e desenvolver facilidades para apoiar os produtores no manejo eficiente do gado. Por isso, criamos Coimma Pec. Diante de um mercado cada vez mais competitivo e exigente, esse diferencial pode ser a garantia de lucratividade no negócio”, diz Trivelin. O app vem, segundo ele, para coletar informações confiáveis sobre as métricas do rebanho e da propriedade de forma simples, que ajude os produtores a tomarem decisões mais assertivas e baseadas em dados.